Doação de medula óssea: este infográfico mostra como funciona

Publicado em: 16/06/2021 - 15:06:37
Tratamento
Institucional
Serviços ao Paciente
Neoplasias Hematológicas
Leucemia Adulta
Leucemias Infantis
Linfoma de Hodgkin
Linfoma de não-Hodgkin
Mieloma Múltiplo
Linha Fina

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo e saiba o passo a passo para este ato que salva vidas

Doação de medula óssea, uma das atitudes mais generosas e altruístas que um ser humano pode ter.

Este procedimento servirá para o transplante de medula óssea, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente por uma saudável para restabelecer a produção normal das células sanguíneas.

É indicado para diversas doenças, como leucemia (leucemia adulto ou leucemia infantil), linfomas (linfoma de Hodgkin ou linfoma não Hodgkin), mieloma múltiplo, aplasia de medula e imunodeficiências.

O aumento do número de doadores voluntários brasileiros é imprescindível para aumentar as chances de encontrar uma medula compatível.

Além disso, a espera pelo doador costuma durar meses e isso pode ser um fator determinante para o sucesso do procedimento.

Confira o passo a passo e, se possível, participe: esta atitude poderá salvar vidas. 

 

Doação de medula óssea: este infográfico mostra o passo a passo em texto
Seja um doador de medula óssea!

Para fazer parte do time de doadores, é preciso fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Criado em 1993 e coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o REDOME reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. É o terceiro maior banco de doadores do mundo, com mais de cinco milhões de pessoas cadastradas.

Para ser um doador, é necessário:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.


Cadastro

Para se cadastrar como um doador, basta procurar o hemocentro mais perto de você.

Para doadores já cadastrados, é importante manter os dados sempre atualizados, pois a equipe do REDOME entrará em contato se encontrar um paciente que seja compatível.

Clique aqui e saiba como se tornar um doador.

Clique aqui e veja como atualizar seus dados.


TMO no A.C.Camargo Cancer Center

O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do A.C.Camargo Cancer Center integra um seleto grupo de instituições brasileiras que operam em todas as modalidades do transplante: alogênico (aparentado e não aparentado) e autólogo (ou autogênico).
 
Composto por uma equipe interdisciplinar que contempla médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, assistentes sociais e psicólogos, o serviço de TMO atua com uma estrutura única que une equipamentos de última geração à expertise de toda a equipe.
 
Clique aqui para saber mais. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Os cuidados com transplantados de medula óssea
Uma conversa com a infectologista Marjorie Vieira Batista, que abordou o tema no Global Academic Programs (GAP), no Texas De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, o Brasil realizou 2684 transplantes de medula óssea em 2018, um recorde. O procedimento é uma opção de...
Os efeitos da radioterapia na pele
Importante método terapêutico que utiliza radiação para destruir células tumorais, a radioterapia pode provocar alguns sintomas, como cansaço e fadiga. No entanto, os efeitos colaterais mais perceptíveis dessa modalidade terapêutica – hoje minimizados com os novos avanços tecnológicos – manifestam-se na pele. Como recebe altas...
Dia Mundial do Câncer
Nós cuidamos de pessoas. Cuidamos de pacientes com câncer, seus familiares e de todos que os acompanham nesse processo. Somos mais de 5.000 pessoas engajadas e com um único propósito: combater o câncer, paciente a paciente. Somos todos A.C.Camargo Cancer Center e vamos fazer a...
Cisto no ovário pode estar relacionado a um câncer?
Cisto no ovário, uma preocupação que pode surgir entre algumas mulheres. Os ovários são órgãos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e pelo armazenamento dos óvulos. São duas glândulas localizadas na cavidade pélvica da mulher, com formato parecido ao de uma amêndoa. A partir...
Atuação da Enfermagem na Oncologia - Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...