Comitê de Ética em Pesquisa - CEP | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

 

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

1 minuto(s) de leitura

1 minuto(s) de leitura

O principal papel do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP é analisar as pesquisas que envolvem seres humanos de forma a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos participantes destas pesquisas. É responsável pela organização dos regimentos internos, diretrizes e calendário de reuniões. Nenhuma pesquisa pode ser iniciada sem aprovação ética prévia.

O CEP do A.C.Camargo foi criado em 1997, atendendo a uma resolução do Ministério da Saúde (Res. 196/96 revogada pela Res. 466/2012), que determinou a criação de um CEP em todas as instituições de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Tem registro aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS), do Conselho Nacional de Saúde.

O CEP é composto por membros de grande qualificação técnica e acadêmica, profissionais da saúde e representantes dos participantes de pesquisa, designados por órgãos competentes relacionados ao Conselho Nacional de Saúde.

Projeto de Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa

Participantes de pesquisas

Esta cartilha traz informações importantes sobre a proteção das pessoas que estão participando de uma pesquisa (Participantes de Pesquisa), ou seja, estão sendo pesquisadas. Caso você tenha sido convidado para participar de uma pesquisa, mas ainda não fez uma escolha, este material também pode ajudar a decidir se aceitará ou não o convite.

Documentação e orientação para projetos de pesquisa

Desenho de dois livros

Elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Link

Desenho de um médico e um paciente abraçados

Orientações para projeto
de pesquisa

Link

Desenho de uma família

Informações para submissões
de pesquisas

Link

Desenho de uma pessoa com um notebook e uma lâmpada

Informações
administrativas

Link

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam