Institucional

Política para visitantes e acompanhantes

Linha Fina

É necessário seguir medidas de prevenção e segurança para a
proteção de nossos pacientes

Para oferecer ambientes mais seguros dentro das nossas unidades, passamos a pedir o comprovante da situação vacinal dos acompanhantes, cuidadores e visitantes, para permitirmos a permanência dentro das nossas dependências. Serão aceitos os comprovantes impressos ou via aplicativos oficiais.

Unidades de internação 

Para pacientes menores de 18 e maiores de 60 anos 

É permitida a presença de um acompanhante, com possibilidade de troca do acompanhante a cada 12 horas.  

Para pacientes com idade entre 18 e 60 anos 

A permissão para a presença de um acompanhante vai depender da avaliação de nossa equipe de enfermagem, que levará em conta o grau de dependência do paciente.

Para pacientes onco-hematológicos e aqueles que se submeteram a um transplante de medula óssea 

Nestes casos, as visitas continuam suspensas. É permitida a presença de um acompanhante, porém a troca do acompanhante acontece apenas três vezes por semana, às terças, às quintas e aos sábados.

Horários de visitas e quantidade de visitantes (diariamente)

Das 9h às 22h

Regras:

  • Se o paciente tem um acompanhante, apenas uma pessoa pode fazer a visita por horário (exceto pacientes onco-hematológicos e aqueles que se submeteram a um transplante de medula óssea).
  • Se o paciente não conta com um acompanhante, duas pessoas podem visitar por vez (exceto pacientes onco-hematológicos e aqueles que se submeteram a um transplante de medula óssea).


UTIs adulto (Antônio Prudente e Tamandaré)

De segunda-feira a sexta-feira 
Acompanhante:
das 10h às 22h, com possibilidade de troca às 18h. 
Boletim médico: das 12h às 13h. Permitido a presença de um acompanhante e um visitante.   
 
Finais de semana, feriados e emendas de feriados 
Acompanhante: das 10h às 22h, com possibilidade de troca às 18h. 
Boletim médico: das 14h às 15h. Permitido a presença de um acompanhante e um visitante.  
 

IMPORTANTE:  o familiar deverá se manter exclusivamente próximo ao leito do paciente que veio visitar.  


UTIs pediátricas

Acompanhantes  
Permitido um acompanhante por 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive feriados e emendas. A troca poderá ser feita pela manhã, entre 7h e 9h, e à tarde, entre 17h e 19h. 

Horários de visitas 
De segunda a sexta-feira: das 12h às 13h e das 20h às 21h. 
Finais de semana e feriados: das 14h às 15h e das 20h às 21h. 

É permitida a permanência de três pessoas por período (acompanhante e dois visitantes). Visitas religiosas e de crianças menores de 12 anos, desde que não apresentem sintomas gripais ou de infecções, são permitidas apenas em horário combinado entre a família e o setor de enfermagem. 

IMPORTANTE:  o familiar deverá se manter exclusivamente próximo ao leito do paciente que veio visitar.  
 

 


Orientações para acompanhantes dos pacientes onco-hematológicos

A pandemia de covid-19 nos mantém alertas para que todos os pacientes e seus acompanhantes tenham segurança no processo de internação. 

Acompanhando o avanço no número de pessoas vacinadas na cidade de São Paulo e visando proporcionar mais conforto para nossos pacientes, sabendo o quanto a presença de um acompanhante contribui para o suporte afetivo, além de proporcionar outros benefícios, revisamos a nossa política de acompanhantes, e, a partir do dia 06/10/2022 (quinta-feira), está permitida a troca de acompanhante 1x/dia. 

Ressaltamos que os pacientes onco-hematológicos, quando contraem covid-19, possuem um pior prognóstico e um aumento na mortalidade se comparado com outros tipos de câncer. Desta forma, reforçamos as seguintes orientações: 

  • Recomendamos a apresentação do comprovante das três ou quatro doses da vacina contra a covid-19;
  • Caso não tenha recebido a terceira dose da vacina contra a covid-19, o acompanhante deverá realizar a coleta de RT-PCR a cada troca;
  • Durante a internação, não é permitido transitar pelas áreas comuns do hospital; 
  • Todas as refeições deverão ser realizadas dentro do quarto;
  • Durante a permanência no quarto, a utilização da máscara é obrigatória.

Caso apresente um dos sintomas abaixo, não venha para o hospital

  • Febre;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Dificuldade em desempenhar atividades habituais; 
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dor de garganta;
  • Perda de olfato ou paladar.

Suas ações podem definir o desfecho de saúde do seu familiar. Siga as recomendações e, se tiver alguma dúvida, as equipes de infectologia e hematologia da nossa Instituição estão à disposição para esclarecê-la.

 

Todos os nossos pacientes também receberão estas diretrizes por e-mail ou SMS no momento do agendamento de consultas, exames e internação.
 
É importante seguir as normas de segurança para que os pacientes possam dar continuidade ao tratamento. Para isso, estabelecemos o Atendimento Oncológico Protegido – um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento de forma segura em tempos de pandemia.

O cuidado seguro para todos está em nossas mãos!

Linha Fina

O hábito de higienizar as mãos ajuda a evitar a transmissão de doenças

No dia 5 de maio, comemoramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos: uma das formas mais simples, baratas e eficazes para salvar vidas. A prática é tão importante que, além de ter uma data própria, é uma das bandeiras levantadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). 

No A.C.Camargo, nossa preocupação com a segurança do paciente é chancelada por instituições de acreditação, que certificam a qualidade do serviço que prestamos. Todos os nossos profissionais são foco constante de campanhas e treinamentos sobre a higienização das mãos, reforçando a importância deste ato, do uso do álcool gel e das técnicas corretas. Para observar a prática no cotidiano, temos auditorias da higiene de mãos em todas as áreas assistenciais.

Quando fazer a higienização de mãos

No nosso dia a dia, fora do ambiente hospitalar, as mãos também são transmissoras de vírus, bactérias e fungos. Por isso, é muito importante adotar o hábito de higienizá-las corretamente, principalmente:

• Antes do preparo de alimentos;
• Antes das refeições;
• Depois de usar o banheiro;
• Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
• Depois de utilizar transporte público;
• Após espirrar ou tossir.

Higienizar as mãos nos momentos adequados ajuda a evitar a transmissão de doenças respiratórias (gripes e resfriados) e infecções do trato gastrointestinal (que causam vômitos e diarreia), por exemplo. Por isso, as mãos que preparam uma refeição com carinho para a família precisam ser higienizadas para não serem fontes de transmissão de doenças.

Mãos limpas salvam vidas e ajudam a evitar a disseminação de doenças. Adote este hábito no seu dia a dia, protegendo a você e a toda a sua família.

A imunização é um ato de cuidado

Aqui, no A.C.Camargo, entendemos que o cuidado precisa ser compartilhado. Por isso, temos um Centro de Imunização para atender pacientes, familiares, acompanhantes e o público em geral.

Estar com as vacinas em dia é um ato de cuidado consigo e com as pessoas ao redor. Além disso, previne doenças infecciosas e suas complicações, que podem afetar a sua saúde e a evolução do tratamento de pacientes oncológicos.

E, agora, você pode contar com toda a segurança, comodidade e agilidade de um Cancer Center para se imunizar.

O espaço está localizado na unidade Antônio Prudente, no andar térreo, junto à Central Quimioterapia, e funciona de segunda a sexta-feira (8h às 17h) e aos sábados (7h às 13h).

 

Dra. Rachel Riechelmann é homenageada com o prêmio Oncologista Destaque da América Latina

Pela segunda vez consecutiva, a nossa head de Oncologia Clínica, Dra. Rachel Riechelmann, recebeu o Prêmio de Oncologista Destaque da América Latina.

Com 130 artigos publicados, a médica é a única brasileira a participar do Simpósio Latinoamericano de Gastroenterologia Oncológica (SLAGO), que reúne os mais importantes pesquisadores desse tipo de câncer do mundo com o objetivo de promover melhoria contínua e treinamento para os diferentes profissionais da área. 

Temos orgulho de contar com um corpo clínico hiperespecializado e reconhecido internacionalmente, alinhado ao nosso foco de produzir, atualizar, validar e compartilhar conhecimento de ponta.

Aqui no nosso cancer center, praticamos a medicina ética e baseada em evidências, com profundidade e amplitude no cuidado, em prol da saúde e do melhor desfecho clínico para o paciente.

Há 70 anos, o cancer center do Brasil

Falar do A.C.Camargo Cancer Center é lembrar que, ao longo de 70 anos, construímos um legado importante para a sociedade: quando ninguém quis lidar com o câncer, levantamos essa bandeira, trazendo luz ao tema, disseminando e levando informações para todos de forma fácil e revolucionária. ​

Quando a doença ainda não tinha cura, estávamos cuidando de paciente a paciente, buscando conforto e inovação para curar cada um. ​

De onde viemos e para onde vamos fazem parte de uma narrativa que olha nossa essência do cuidar como vocação há 7 décadas.

Durante esses anos, educamos milhares de especialistas, que, hoje, estão em todo o país. Formamos uma valiosa liderança técnico-científica para a Oncologia brasileira.

Vivenciamos e contribuímos com cada avanço na área, traduzindo a fronteira do conhecimento para o Brasil.​

Um Cancer Center, além de ter a assistência, o ensino e a pesquisa alinhados, também entende o entorno; traz para dentro, estuda e devolve à população, favorecendo a produção e disseminação ativa dos conhecimentos.​

Existimos pelo e para o paciente, que é o centro dos nossos esforços coordenados e integrados.

Somos especializados em saúde oncológica. Somos especializados em vida.

Para proteger nossos pacientes, recomendamos o uso de máscaras

Cuidar da saúde do paciente oncológico é nossa prioridade. Por isso, seguimos com a recomendação do uso de máscara para pacientes, acompanhantes e visitantes em nossas instalações.

Durante a quimioterapia ou radioterapia, assim como no pós-operatório, o organismo pode ficar mais vulnerável a diferentes infecções devido à baixa imunidade. Essa é uma das atenções de que pacientes oncológicos necessitam.

Adotamos uma série de cuidados para oferecer atendimento seguro para quem está em tratamento conosco. Dessa forma, nossos colaboradores continuarão com o uso da proteção.
 

Doação de sangue: a importância de ter bolsas irradiadas e filtradas

Linha Fina

Entenda o que são estes dois processos e por que são importantes para o paciente oncológico

O A.C.Camargo Cancer Center conta com um banco de sangue próprio para atendimento dos pacientes oncológicos da Instituição.

Nossa área de Hemoterapia e Terapia Celular garante os mais altos padrões de qualidade e excelência, seguindo de forma rigorosa as normas vigentes para a realização da coleta de sangue, sobretudo em tempos de Covid-19.

Para tornar as transfusões mais seguras para nossos pacientes oncológicos, 100% das bolsas são filtradas e irradiadas. São processos diferenciados com objetivo de reduzir os leucócitos, que são células de defesa presentes no sangue do doador.

Esses procedimentos são necessários para evitar que essas células de defesa “ataquem” o receptor e cause reações transfusionais, pois o paciente oncológico tem o sistema imunológico comprometido devido aos tratamentos.

Fazer a filtragem e a irradiação em todas as bolsas é um diferencial do A.C.Camargo, enquanto a prática de mercado é fazer esses dois processos apenas quando há solicitação do médico.

Faça sua doação de sangue no A.C.Camargo

Agendamento online para doação
Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por este formulário ou pelo telefone (11) 2189-5000, opção 5.

Essa é mais uma das medidas de segurança que tomamos para garantir os bons níveis do estoque do nosso Banco de Sangue, que, com a evolução da pandemia da Covid-19 e as orientações para que a população permaneça em casa, passaram a diminuir.

Importante: se o doador tomou a vacina da gripe, a doação pode ser feita após 48 horas.

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábado, das 8h às 15h
O Banco de Sangue não abre aos domingos e feriados.

Endereço
Rua Castro Alves, 131 – Aclimação, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2189-5000 – opção 5
Para doar, lembre-se de levar um documento oficial com foto.

Observatório do Câncer evidencia aumento da sobrevida em cinco anos para pacientes do A.C.Camargo

Linha Fina

Além do aumento global da sobrevida, o estudo apresenta tendência para aumento de casos e quais os tumores mais comuns.

O Observatório do Câncer, publicado em abril, apresentou indicadores sobre o cenário da oncologia na instituição. O principal resultado identificado foi o aumento da sobrevida global em cinco anos para os cânceres mais frequentes no período de 2000 a 2017, tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Apesar da mudança em ambos, notou-se um aumento maior da sobrevida no sexo feminino para a maioria dos cânceres estudados.

Esse resultado é um reflexo das inovações em diagnóstico e avanços terapêuticos em oncologia, que têm possibilitado aos pacientes uma gama maior de recursos disponíveis para o sucesso terapêutico. 

Os ensaios clínicos com células CAR-T, por exemplo, é uma modalidade de imunoterapia aprovada pela Anvisa em março de 2022. Na época, apenas três instituições de saúde foram selecionadas para participar do estudo clínico para a aplicação em casos de mieloma múltiplo e o A.C.Camargo foi uma delas.

Tendência de crescimento de casos

Entre o período de 2000-2020, a tendência de crescimento anual foi de 11%. Em 2020, houve uma exceção e, devido à pandemia de Covid-19, o número de casos diagnosticados diminuiu. Dos casos registrados, 53% eram do sexo feminino e 2% crianças e adolescentes. 

Entre os homens, 60% dos casos tratados foram em idosos e 32% em adultos. Já entre as mulheres, 42% foram em idosas e 40% em adultas. 

Neoplastias mais comuns

Nos últimos 20 anos, o câncer de colón e reto aumentou entre as mulheres e os homens. No sexo feminino, os canceres mais recorrentes foram respectivamente: mama, pele não-melanoma, tireoide, colo do útero e colorretal.

Já no sexo masculino, foram: pele não-melanoma, próstata, melanoma, colorretal e pulmão.

Contamos com grupos multidisciplinares de especialistas em oncologia, dedicados a oferecer o melhor cuidado aos pacientes na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Entre esses núcleos, o Centro de Referência de Tumores Cutâneos representou mais de 30% (31.776) dos casos.
 

A.C.Camargo divulga estudo inédito no Brasil

Linha Fina

O Observatório do Câncer é um registro da instituição e espera servir de exemplo para análise de informações e organização de dados em prol da saúde pública. Estudo reúne informações oncológicas dos últimos 20 anos do nosso cancer center.

 

Em abril, no Dia Nacional da Luta contra o Câncer (8/4), apresentamos ao público uma grande realização: a publicação do Observatório do Câncer. O registro é inédito e reúne dados sobre casos de câncer tratados na instituição entre os anos 2000 e 2020. Dentre os principais destaques, estão as evidências do aumento da sobrevida nos últimos 20 anos.

O objetivo da publicação é descrever os novos casos de câncer tratados anualmente no nosso cancer center, além de descrever o padrão sociodemográfico, epidemiológico e clínico dos pacientes; também descreve os tratamentos e o estadiamento das neoplasias, além de estimar a sobrevida global dos pacientes tratados aqui no A.C.Camargo.

Os dados foram colhidos no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2020 e, nesse período, foram registrados 98.711 casos de câncer de pacientes sem tratamento oncológico prévio. A metodologia utilizada pode ser replicada por outros hospitais e a instituição espera poder servir de exemplo para a análise de informações e organização de dados em prol da saúde pública.

A.C.Camargo Cancer Center lança Observatório do Câncer

Linha Fina

Registro é inédito no Brasil e espera servir de exemplo para análise de informações e organização de dados em prol da saúde pública. Estudo reúne informações oncológicas dos últimos 20 anos na instituição

Em 2023, o A.C.Camargo Cancer Center aproveitou o dia nacional da luta contra o câncer, celebrado em 8 de abril, para apresentar ao publico uma grande realização, a publicação do Observatório do Câncer. O registro é inédito e reúne dados sobre casos de câncer tratados na instituição entre os anos 2000 e 2020. Dentre os principais destaques, estão as evidências do aumento da sobrevida nos últimos 20 anos.

Sobre o Observatório do Câncer

O objetivo geral do registro foi descrever os novos casos de câncer tratados anualmente no hospital. Os objetivos específicos do Observatório do Câncer foram descrever o padrão sociodemográfico, epidemiológico e clínico dos pacientes; descrever os tratamentos e o estadiamento das neoplasias e estimar a sobrevida global dos pacientes tratados no A.C. Camargo.

Os dados foram colhidos no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2020 e nesse período foram registrados 98.711 casos de câncer de pacientes sem tratamento oncológico prévio. A metodologia utilizada pode ser replicada por outros hospitais e a instituição espera poder servir de exemplo para a análise de informações e organização da dados em prol da saúde pública.

Principais resultados

Aumento da sobrevida

O principal resultado identificado no observatório foi o aumento da sobrevida global em 5 anos para os cânceres mais frequentes no período de 2000 a 2017, tanto no sexo feminino quanto masculino. Apesar da mudança em ambos, notou-se um aumento maior da sobrevida no sexo feminino para a maioria dos cânceres estudados.

A instituição identifica esse resultado como um reflexo das inovações em diagnóstico e avanços terapêuticos em oncologia, que têm possibilitado aos pacientes uma gama maior de recursos disponíveis para o sucesso terapêutico. 

Um exemplo, são os ensaios clínicos Car-T — uma modalidade de imunoterapia aprovada pela ANVISA em março de 2022. Na época, apenas três instituições de saúde foram selecionadas para participar do estudo clínico para a aplicação em casos de mieloma múltiplo e o A.C. Camargo foi uma delas.

Tendência de crescimento de casos

Entre o período de 2000-2020, a tendência de crescimento anual foi de 11%. Em 2020 houve uma exceção e, devido a pandemia, o número de casos diagnosticados diminuiu. Dos casos registrados, 53% eram do sexo feminino e 2% crianças e adolescentes. 

Entre os homens, 60% dos casos tratados foram em idosos e 32% em adultos. Já entre as mulheres, 42% foram em idosas e 40% em adultas. 

Neoplastias mais comuns

Nos últimos 20 anos, o câncer de colón e reto aumentou entre as mulheres e os homens. No sexo feminino, os canceres mais recorrentes foram respectivamente: mama; pele não-melanoma; tireoide; colo do útero e colón e reto.
Já no sexo masculino, foram: pele não-melanoma; próstata; melanoma de pele; colón e reto e pulmão.

No A.C. Camargo Cancer Center existem grupos multidisciplinares de especialistas em oncologia, dedicados a oferecer o melhor cuidado aos pacientes na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Entre esses núcleos, o Centro de Referência de Tumores Cutâneos representou mais de 30% (31.776) dos casos.