Registro Hospitalar de Câncer - Observatório do Câncer Pular para o conteúdo principal

Registro Hospitalar de Câncer

 

Registro Hospitalar de Câncer

1 minuto(s) de leitura

1 minuto(s) de leitura

O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) é um grupo de trabalho especializado na coleta, no armazenamento e na análise dos casos tratados de câncer em uma unidade hospitalar. As variáveis que compõem a ficha avaliam informações sociodemográficas, clínicas relativas ao tumor, ao tratamento e status vital (seguimento) dos pacientes. 

A Portaria MS 3.535/1998 tornou obrigatórias a existência e a continuidade das atividades dos registros hospitalares brasileiros em hospitais de câncer (Ministério da Saúde, 1998). No Estado de São Paulo, cabe à Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) a coordenação dos RHCs (Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, Resolução SS-15, 2000).

O RHC do A.C.Camargo Cancer Center está em atividade desde o ano 2000 e, além de armazenar os dados clínicos de diagnóstico e tratamento, analisa e descreve o perfil clínico e a sobrevida dos pacientes, apoia projetos de pesquisas epidemiológicas e colabora com registros de câncer de base populacional. 

Equipe

Coordenador: Dr. Diego Rodrigues Mendonça e Silva
Epidemiologista: Dra. Maria Paula Curado

Contato

Diego Rodrigues – [email protected]
Ramal: 2942

O Observatório do Câncer

O Observatório do Câncer é uma publicação, com periodicidade anual, proposta para organizar, analisar e divulgar o perfil epidemiológico e resultados de sobrevida dos pacientes oncológicos diagnosticados e/ou tratados no A.C.Camargo Cancer Center, ao longo do tempo. Tendo como principal fonte de informação a base de dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), em contínua atividade na Instituição desde 2000.

No primeiro volume, publicado em 2023, descrevemos o perfil de cerca de 98 mil casos de câncer de pacientes tratados no A.C.Camargo Cancer Center, entre 2000 e 2020, com todos os tipos de cânceres, incluindo cânceres de pele não-melanoma e a sobrevida global entre 2000 e 2017 dos principais tipos de cânceres tratados na Instituição.

O volume II do Observatório do Câncer do A.C.Camargo Cancer Center (ACCCC) traz o perfil epidemiológico do Centro de Referência de Neoplasias Hematológicas e descreve a sobrevida global estimada das leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, incluindo também as neoplasias mieloproliferativas crônicas e as síndromes mielodisplásicas.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.