O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) é um grupo de trabalho especializado na coleta, no armazenamento e na análise dos casos tratados de câncer em uma unidade hospitalar. As variáveis que compõem a ficha avaliam informações sociodemográficas, clínicas relativas ao tumor, ao tratamento e status vital (seguimento) dos pacientes.
A Portaria MS 3.535/1998 tornou obrigatórias a existência e a continuidade das atividades dos registros hospitalares brasileiros em hospitais de câncer (Ministério da Saúde, 1998). No Estado de São Paulo, cabe à Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) a coordenação dos RHCs (Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, Resolução SS-15, 2000).
O RHC do A.C.Camargo Cancer Center está em atividade desde o ano 2000 e, além de armazenar os dados clínicos de diagnóstico e tratamento, analisa e descreve o perfil clínico e a sobrevida dos pacientes, apoia projetos de pesquisas epidemiológicas e colabora com registros de câncer de base populacional.
Equipe
Coordenadora técnico-científica: Maria Paula Curado, MD, Ph.D.
Supervisão técnica: Diego Rodrigues M. e Silva, MSc
Contato
Diego Rodrigues – [email protected]
Ramal: 2942
O Observatório do Câncer
A atividade contínua do RHC na instituição torna possível a publicação da primeira edição do Observatório do Câncer.
Este é um material valioso que descreve o perfil dos pacientes que receberam assistência no A.C.Camargo entre 2000 e 2020 e os resultados de sobrevida para os principais tipos de cânceres tratados na instituição.
Conheça o perfil dos pacientes e os avanços em resultados de sobrevida nos últimos 18 anos (2000 a 2017).