Dra. Louise De Brot é selecionada para o Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina
Dra. Louise De Brot é selecionada para o Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina
Profissional do A.C.Camargo terá atribuições como elaborar propostas para seminários científicos com foco nos principais problemas de saúde dos brasileiros


Profissional do A.C.Camargo terá atribuições como elaborar propostas para seminários científicos com foco nos principais problemas de saúde dos brasileiros
O Programa Jovens Lideranças Médicas (JLM), da Academia Nacional de Medicina (ANM), nasceu com o objetivo de fomentar um ambiente favorável à criação e à implantação de ideias transformadoras para a medicina brasileira.
Inspirado no Young Physician Leaders, da Rede Global de Academias de Medicina (IAMP), ele foca na questão do desenvolvimento de qualidades de liderança entre os profissionais da saúde.
Foram selecionados 18 médicos para compor o programa, uma lista que conta com a Dra. Louise De Brot Andrade, do Departamento de Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center.
“Os membros do programa JLM são médicos com no máximo 40 anos de idade, com reconhecido destaque em sua área de atuação, tendo produzido conhecimento, inovação e/ou ações de impacto social”, explica a Dra. Louise De Brot.
“Através de um edital, a candidatura é efetuada por inscrição com carta de motivação, cartas de referências e link do currículo Lattes atualizado. Os candidatos são selecionados por um comitê indicado por membros titulares da ANM e pela diretoria do programa JLM”, conta a médica.
Programa Jovens Lideranças Médicas: atribuições
O programa dura cinco anos.
Segundo a Dra. Louise De Brot, em conjunto com acadêmicos titulares, o jovem médico membro do programa JLM terá o papel de participar das discussões e das atividades acadêmicas, bem como gerar, implantar e viabilizar ações inovadoras no âmbito da ANM.
As atribuições:
• Gerar e discutir novas ideias que contribuam na interação da ANM com a população brasileira
• Elaborar propostas para seminários científicos em todas as áreas da medicina, tendo como foco os principais problemas de saúde dos brasileiros
• Divulgar a ANM em suas sedes/estados
• Interagir com membros titulares da ANM, tendo um destes como tutor durante o programa
• Buscar, com o apoio da ANM, suporte financeiro e operacional para viabilizar e executar as propostas do programa
Contribuições para a formação e o A.C.Camargo
“Este programa contribuirá para o meu desenvolvimento, minhas habilidades de liderança. De modo geral, a liderança não é algo que se constrói antes da transferência de responsabilidades inerentes a um líder, e esse programa permitirá a minha capacitação mais adequada frente aos desafios que poderei enfrentar nos próximos anos no A.C.Camargo”, afirma a Dra. Louise.
Ademais, a participação da médica permitirá uma interação entre o A.C.Camargo e a Academia Nacional de Medicina, com possibilidades de desenvolvimento de projetos em conjunto.
“Por se tratar de uma entidade de formadores de opinião a nível nacional, servirá para projetos não apenas do ponto de vista científico, mas, também, para a organização de cursos que possam trazer um impacto na formação de futuros líderes do A.C.Camargo”, encerra a Dra. Louise De Brot.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.