Linfoma de Hodgkin
O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Entretanto, enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte tanto do sistema circulatório, como do sistema imune. Em alguns casos, o único sintoma é o aparecimento de nódulos inchados e indolores no pescoço, no tórax, no abdome e na virilha.
Saiba tudo sobre fatores de risco e confira as opções de diagnóstico e de tratamento para leucemias, linfomas e mieloma múltiplo
Entre os tumores hematológicos estão as leucemias, os linfomas e o mieloma múltiplo.
Caso você tenha observado os sinais e sintomas dos tumores hematológicos e recebido o diagnóstico de algum deles, ou mesmo queira apenas entender mais sobre fatores de risco e tratamentos, confira a seguir…
Tire todas as suas dúvidas sobre o processo e saiba o passo a passo para este ato que salva vidas
Doação de medula óssea, uma das atitudes mais generosas e altruístas que um ser humano pode ter.
Este procedimento servirá para o transplante de medula óssea, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente por uma saudável para restabelecer a produção normal das células…
O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Entretanto, enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte tanto do sistema circulatório, como do sistema imune. O sistema coleta e…
Assista ao vídeo com a participação na BandNews TV da Dra. Marta Lemos, hematologista do A.C.Camargo Cancer Center
O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado, mundialmente, no terceiro sábado de setembro – neste 2021, cai no dia 18.
É uma forma de reafirmar a importância da doação de medula óssea, sobretudo para pacientes com leucemia, que
é o décimo tipo de câncer mais comum entre os homens, com 5.…
Quais tipos de tumores exigem mais cuidados? Como evitar a contaminação? Quem pode tomar a vacina? Regras para utilizar o repelente? Como saber se tenho dengue? Descubra tudo a seguir
A dengue em pacientes com câncer é uma questão que pede a atenção de todos, ainda mais para tumores hematológicos (leucemias, linfomas e mieloma múltiplo) e no fígado.
Há um perigo sobretudo se a dengue atingir sua forma mais grave, a hemorrágica.
É que a dengue hemorrágica diminui as…
Entenda mais sobre este tipo de tratamento e sobre as CAR-T Cells com o Doutor David Maloney, norte-americano da Universidade de Washington e do Fred Hutchinson Cancer Research Center
As CAR-T Cells – em português, células CAR-T – são uma modalidade de imunoterapia que promete revolucionar o tratamento do câncer, sobretudo tumores hematológicos.
Trata-se de terapias personalizadas que agem em alvos específicos, usando células do paciente e não medicamentos sintéticos. …
Em tempos de Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas (15/9), tire suas dúvidas sobre estes tumores hematológicos
Os linfomas estão entre os tipos mais comuns de câncer entre as mulheres brasileiras, considerando que o linfoma não Hodgkin ocupa a décima posição, com 5.540 novos casos em 2020, de acordo com a projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Esses tipos de tumor são …
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2008, na Universidade Federal do Espírito Santo
Especialização em Outros Níveis, concluída em 2013, na Associação Médica Brasileira
Especialização em Hematologia e Hemoterapia, concluída em 2012, na Associação Brasileira de Hematologia e…
Fazer o diagnóstico precoce de um câncer hematológico é fundamental para o sucesso do tratamento
Leucemia, linfoma e mieloma são tumores hematológicos que merecem total atenção.
Sim, a pandemia de Covid-19 permanece em curso, mas o câncer não espera. Por isso, o A.C.Camargo Cancer Center conta com um Atendimento Oncológico Protegido, para que seus pacientes possam vir à Instituição para fazer…
Líder do Centro de Referência em Neoplasias Hematológicas
Concluiu em 2007 o ensino superior em Medicina, na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e, em 2012, a Especialização em Transplante de Medula Óssea no Hospital das Clínicas.