Fala, doutor! | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Fala, doutor!

Nesta edição da coluna “Fala, doutor!”, saiba o que significam estes conceitos que confundem muitas pessoas
Por Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Quando o tratamento termina, muitos pacientes escutam de seus médicos oncologistas que se inicia o seguimento ou quais medicamentos adicionais serão necessários para manter o tumor em remissão. Ou, felizmente, que o câncer…
Confira a primeira coluna Fala, Doutor, que traz as dúvidas mais frequentes entre os pacientes no consultório, por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C. Camargo Cancer Center
Recidiva tumoral O retorno do câncer após um tratamento bem sucedido é chamado pelos médicos de recidiva ou recorrência tumoral.  Isso pode acontecer semanas, meses ou mesmo anos depois do momento em que o câncer primário ou original foi tratado, independentemente de esse tratamento ter sido…
Nesta edição da coluna Fala, Doutor!, o oncologista clínico Dr. Daniel Garcia explica como as mutações e o histórico familiar estão relacionados ao câncer de próstata
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, deu origem ao movimento Novembro Azul, com objetivo de falar sobre a doença, que afeta homens geralmente na meia-idade ou mais. Ao longo da vida, aproximadamente um em cada nove homens terão a doença.  A próstata é…
No Dia Mundial das Doenças Raras (28/2), confira a coluna "Fala, Doutor", assinada pelo Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo
O mesotelioma pleural é um raro tipo de câncer associado ao asbesto, também conhecido como amianto, que já foi considerado um mineral mágico, mas passou a ser visto como perigoso. O que é asbesto? Asbesto, também chamado de amianto, é o nome de um grupo de minérios fibrosos compostos por…
Confira esta edição da coluna Fala, Doutor" com o Dr. Felipe Coimbra e Dr. Tiago Felismino
O câncer gástrico ocupa o quinto lugar em incidência global e é a quarta principal causa de morte relacionada ao câncer. Trata-se de uma doença distinta em diferentes regiões geográficas e isso é demonstrado pela variabilidade nos fatores de risco e prognóstico.   Anteriormente, a…
Para comemorar o Dia Nacional da Mamografia (5/2), trazemos um especialista sobre o exame para explicar um pouco mais sobre o tema nesta edição da coluna "Fala, doutor" 
Por Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt, médico radiologista do  Centro de Referência de Tumores da Mama   "Doutor, não é possível que ainda não tenham inventado um exame melhor do que esse”. Esta é uma das frases que o médico que trabalha com imagem da mama mais ouve quando os pacientes…
Neste artigo da coluna “Fala, Doutor!”, o Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico, explica como o câncer pode influenciar o diabetes e vice-versa
Por Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue), que pode levar ao longo do tempo a danos em órgãos como o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. O mais comum é o diabetes tipo 2,…
Confira uma seleção de conteúdos de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para esse tipo de tumor
O câncer de pulmão é uma doença com grande incidência. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 30 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de pulmão no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.  Devido ao aumento dos casos de câncer de pulmão, foi…
Nesta edição da coluna "Fala, doutor", a Dra. Andrea Gadelha conta um pouco mais sobre o câncer de colo de útero e a acessibilidade ao seu rastreamento
Este ano, a campanha "Setembro em Flor" de conscientização do câncer ginecológico vem trazendo a temática de “Diversidade, inclusão e a busca por equidade de assistência a pacientes com câncer ginecológico” através de diferentes tipos de conteúdo e discussões.   Por isso, hoje quero trazer…
As publicações foram divididas pelas temáticas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, os pilares que definem a jornada do paciente no A.C.Camargo Cancer Center
Tumores digestivos são aqueles que atingem estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares.No A.C.Camargo Cancer Center, eles são tratados por uma equipe multidisciplinar no Centro de…