A evolução da mamografia: conforto e precisão nos resultados Pular para o conteúdo principal

A evolução da mamografia: conforto e precisão nos resultados

 
Publicado em:

A evolução da mamografia: conforto e precisão nos resultados

Para comemorar o Dia Nacional da Mamografia (5/2), trazemos um especialista sobre o exame para explicar um pouco mais sobre o tema nesta edição da coluna "Fala, doutor" 

Publicado em:

Para comemorar o Dia Nacional da Mamografia (5/2), trazemos um especialista sobre o exame para explicar um pouco mais sobre o tema nesta edição da coluna "Fala, doutor" 

Por Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt, médico radiologista do  Centro de Referência de Tumores da Mama

 

"Doutor, não é possível que ainda não tenham inventado um exame melhor do que esse”. Esta é uma das frases que o médico que trabalha com imagem da mama mais ouve quando os pacientes se referem à mamografia. A resposta é sempre a mesma: “Olha, já inventaram bastante coisa. Mas até agora, nada conseguiu substituir a mamografia”.  

Apesar do desconforto causado pela compressão das mamas durante o exame, a mamografia é bem tolerada pela grande maioria das pacientes quando realizada em um centro de referência, com técnicas bem treinadas e acostumadas com o exame.  Além disso, é um método de imagem sabidamente eficaz para detecção precoce do câncer de mama, um dos principais responsáveis por reduzir a mortalidade pela doença.

Ainda que, muitas vezes, necessite ser complementado com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética, a mamografia ainda é o principal exame para avaliação das mamas, pois existem alterações que só são vistas por este método.

Os equipamentos de mamografia têm evoluído bastante nos últimos anos, incluindo ferramentas para proporcionar maior conforto da paciente durante o exame, como compressores curvos, com superfície mais macia, apoio para cabeça e braços. A técnica do exame também evoluiu bastante com o advento da mamografia digital, seguida da tomossíntese, que permitiram uma melhora na precisão dos resultados e redução do número de imagens adicionais realizadas durante o exame.

Outra inovação mais recente é a mamografia com contraste, que já está sendo incorporada e em breve estará disponível na nossa rotina para incrementar ainda mais os resultados da mamografia.

Mamografia e outros exames de imagem radiologia no A.C.Camargo

O A.C.Camargo Cancer Center conta com todos estes equipamentos de última geração, incluindo uma mesa específica para biópsia guiada por tomossíntese, disponível em poucos serviços em nosso meio e que permite a realização de procedimentos de forma mais rápida, precisa e com maior segurança para os pacientes. 

O Departamento de Imagem conta ainda com profissionais qualificados e especializados não só na assistência ao paciente, mas também no ensino e na pesquisa do câncer, aprimorando constantemente a nossa prática com os recursos mais modernos disponíveis.

Uma equipe multidisciplinar de especialistas em câncer de mama atuando na estrutura do nosso cancer center consegue proporcionar melhores índices de sobrevida para as pacientes em todos os estádios da doença. É o que revela um estudo feito por nossos pesquisadores com as pacientes do A.C.Camargo, mostrando que o modelo cancer center tem um impacto positivo no tratamento, levando em conta as características clínicas individuais e o perfil biológico do tumor.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço ( leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...