Ensino

A.C.Camargo e Princess Margaret lançam 2º master course pela UICC

Linha Fina

Master course abordará a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos e ampliar o acesso da população ao tratamento oncológico
 

Referência internacional em oncologia o A.C.Camargo Cancer Center participará do segundo o master course: comprehensive cancer centres – a cornerstone for improving cancer control systems, promovido pela Union for International Cancer Control (UICC). A iniciativa, capitaneada pelo Princess Margaret Cancer Centre tem o objetivo de capacitar profissionais e instituições de saúde no mundo inteiro por meio de um robusto curso que apresentará a eficiência do modelo cancer center.

Seguindo o mesmo modelo apresentado na primeira edição, em 2021, o A.C.Camargo é a única instituição de saúde da América Latina a participar do projeto junto com as instituições King Hussein Cancer Center, em Amã na Jordânia, Tata Memorial Center, em Mumbai na Índia e o Princess Margaret Cancer Center, em Toronto no Canadá. 

O master course é exclusivo para membros da UICC (instituições de saúde ou profissionais). O curso, online, contará com aulas gravadas e seções ao vivo para que os participantes possam interagir com os cancer centers e tirar dúvidas. Ele ocorrerá de 11 de setembro até 01 de dezembro de 2023.

Master Course UICC de 2021

Durante a primeira edição do curso, ocorrida em 2021, as aulas abordaram a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos, ampliar o acesso da população para prevenção, formação médica qualificada, custo-efetividade, pesquisa e cuidados oncológicos. A segunda edição segue o mesmo modelo.

José Humberto Fregnani
"
os participantes terão oportunidade de interagir com especialistas internacionais para discutir vários temas em oncologia
Dr. José Humberto Fregnani, superint. de ensino e pesquisa do A.C.Camargo

A primeira edição reuniu 107 participantes, a maioria deles, cerca de 40%, eram da região do Oriente Médio e Norte da África, seguida pela África e Ásia-Pacífico, de acordo com o relatório de sustentabilidade do Princess Margaret Cancer Center. Os países com maior número de participantes foram Egito (19), Índia (8), Jordânia (8), Nigéria (7) e Quênia (6).

Ampliar o conhecimento sobre este modelo de assistência especializada é fundamental para a ampliação do acesso da população à tratamentos oncológicos de alta qualidade. “Além do modelo integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa, característicos de um cancer center, os participantes terão oportunidade de interagir com especialistas internacionais para discutir vários temas em oncologia”, completa o superintendente de ensino e pesquisa do A.C.Camargo, José Humberto Fregnani. 

Pós-graduação do A.C.Camargo forma milésimo aluno

Linha Fina

Tese de número 1.000 foi defendida em 18 de agosto para obtenção do título de doutorado pela aluna Flávia Werner da Rocha Jesuíno 

Foi em 1953, que o A.C.Camargo Cancer Center lançou seu primeiro programa de residência médica em oncologia, um dos mais antigos e tradicionais do Brasil. Essa mesma data marca também a fundação da instituição, originalmente batizada como Hospital do Câncer. Estes dois fatos, somados ao volume de novos oncologistas formados, confirmam a tradição e excelência do A.C.Camargo na área de ensino em saúde com seus programas de residência e pós-graduação.

Mais de quatro décadas depois, em 1997, foi criado o programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que dois anos mais tarde formou sua primeira mestra, a aluna Karina Ribeiro defendendo a dissertação “influência de sintomas comorbidades e estadiamento patológico no diagnóstico, tratamento e prognóstico dos pacientes com carcinomas espinocelular de língua oral” sob a orientação de Luiz Paulo Kowalski, atual líder do Centro de Referência de Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo.

Em agosto de 2023 o programa forma seu milésimo aluno. Atualmente o A.C.Camargo é o principal centro privado de produção científica em oncologia e formação médica oncológica do País. Este compromisso com a sociedade é parte do pacto incansável pela vida e em ampliar o acesso a prevenção, diagnóstico, ensino e pesquisa do câncer para toda a população. 

A milésima tese foi defendida nessa sexta-feira (18), para obtenção do título de doutorado pela aluna Flávia Werner da Rocha Jesuíno, com a orientação do Dr. Levon Badiglian Filho. O projeto intitulado “Comparação da evolução de lesões HPV-induzidas de alto grau de colo uterino entre pacientes HIV-positivo e HIV-negativo, atendidas no ano de 2008 e 2009, por período de 10 anos”.

Dr. Rubens Chojniak
"
Precisamos celebrar toda a contribuição deste programa para a sociedade e parabenizar estudantes, docentes e alunos egressos deste programa
Dr. Rubens Chojniak - head de diagnóstico por imagem e coordenador do programa de pós-graduação

Este estudo comparou a evolução das lesões HPV-induzidas em 2 grupos: mulheres HIV-positivas e HIV-negativas. O resultado mostrou que as HIV-positivas têm maior probabilidade de serem infectadas com HPV, possuir lesões pré-cancerosas mais difíceis de tratar e têm taxas mais altas de recorrência ao tratamento.

“Este é um momento de celebração. Formar mil alunos em um programa de pós-graduação é um marco muito importante para o A.C.Camargo. Precisamos celebrar toda a contribuição deste programa para a sociedade e parabenizar estudantes, docentes e alunos egressos deste programa”, completa o head de diagnóstico por imagem e coordenador do programa de pós-graduação do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Rubens Chojniak e o 14ª doutor formado pelo programa de pós-graduação.

Dia do Oncologista: entenda a atuação deste profissional no modelo cancer center do A.C.Camargo

Linha Fina

Trabalhar na Instituição exige não apenas o domínio de todos os aspectos técnicos da oncologia, mas também que o médico pratique humanização e empatia com os pacientes, além de estar integrado ao que acontece em ensino e pesquisa, o que garante o melhor tratamento

O Dia do Oncologista, que é celebrado em 9 de julho, exalta este profissional responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento do câncer. 

Além de adquirir e manter um conhecimento técnico extenso das melhores práticas de combate ao câncer, o oncologista precisa desenvolver habilidades comportamentais para garantir um cuidado humanizado para pacientes e seus familiares.

“Somos o primeiro cancer center do Brasil, nos moldes dos melhores do mundo. Temos um corpo clínico fechado, departamentalizado e praticamos um atendimento multidisciplinar e humanizado, que garante os melhores resultados", afirma o Prof. Dr. Ademar Lopes, cirurgião oncologista e vice-presidente institucional do A.C.Camargo.

“Um dos pontos altos deste modelo é a discussão dos casos clínicos, principalmente os mais complexos, nos tumor boards, que conta com profissionais de diferentes especialidades, como cirurgia, oncologia clínica, radioterapia, patologia, imagem, biologia molecular... A equipe coloca o paciente no centro do cuidado para tomar a melhor conduta” analisa Dr. Ademar. 


Oncologista + pesquisa: benefício para os pacientes  

O A.C.Camargo conta com o Centro Internacional de Pesquisas (CIPE), um prédio inteiro dedicado à pesquisa do câncer.  

Há uma grande integração dos cientistas da área básica e da anatomia patológica com os pesquisadores das áreas clínica e cirúrgica, o que permite a produção de importantes trabalhos científicos, que fazem os tratamentos avançarem. 

Parte dos pesquisadores da Instituição também é do corpo clínico, e isso se reflete em benefícios nos tratamentos dos pacientes.

“Os grandes avanços na patologia e na biologia molecular do câncer nos últimos tempos permitiram o tratamento personalizado da maioria dos tumores, aumentado muito as taxas de cura e sobrevida, além de diminuir os efeitos colaterais em ralação a muitos tratamento do passado”, conta Dr. Ademar.

Um bom exemplo dessa integração foi o trabalho de doutorado do Dr. Ademar Lopes, que foi utilizado pelo AJCC (Comitê Conjunto Americano de Estadiamento de Câncer) para mudar o estadiamento do câncer de pênis em sua fase inicial, e, com isto, mudar o tipo de tratamento, trazendo grandes benefícios a estes pacientes. 

Antes deste estudo, quase todos os pacientes com tumores no estádio clínico 1 eram submetidos à linfadenectomia inguinal – retirada dos gânglios linfáticos da virilha –, cirurgia que trazia uma série de complicações para o paciente, principalmente o linfedema (inchaço) do membro inferior. 

“Este trabalho permitiu a divisão do estádio 1 em 1A e 1B, sendo que, no estádio 1A, a cirurgia deixou de ser necessária, pois o trabalho mostrou que esses pacientes não têm gânglios comprometidos”, explica o especialista. 

Oncologista integrado desde a residência  

O A.C.Camargo, hoje cancer center, foi o primeiro hospital brasileiro concebido para assistência, ensino e pesquisa em câncer. 

No cotidiano, o residente convive com as tantas pesquisas em andamento, seja como integrante da equipe do estudo, revisando prontuários ou em outras atividades.

“O A.C.Camargo também foi a primeira residência médica em oncologia do país. Os profissionais que formamos estão espalhados por quase todos estados brasileiros, além de termos formado vários residentes estrangeiros que retornaram às suas origens, principalmente na América Latina. Prudentinos são todos aqueles que, como eu, fizeram residência, no A.C.Camargo, mantido pela Fundação Antônio Prudente, e isto nos enche de orgulho”, encerra o Dr. Ademar.

Doutor Ademar Lopes, careca, cabelo e pele branca, sorri de jaleco

Parceria entre A.C.Camargo Cancer Center e Cogna amplia portfólio do ensino médico em oncologia

Linha Fina

Inscrições para os cursos de Nutrição Oncológica, na modalidade Presencial e enfermagem oncológica na modalidade EAD já estão abertas

O A.C.Camargo Cancer Center, referência internacional em, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa na área de oncologia, e a Cogna, maior grupo de educação do Brasil com qualidade de ensino na formação de profissionais, se unem para lançar capacitação em oncologia. A parceria tem o objetivo de ampliar a oportunidade de formação para os profissionais da saúde para tratamento multidisciplinar da doença, levando o conhecimento para todas as regiões país.

Além disso, essa aliança reforça o compromisso do cancer center em compartilhar conhecimento e formar profissionais de saúde altamente capacitados e comprometidos com a saúde oncológica da população. 

Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC em inglês), o envelhecimento e o crescimento da população são fatores que devem proporcionar um aumento superior a 90% em novos casos de câncer na América Latina até 2035. Para ajudar a suprir essa demanda, a Cogna por meio de parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, anuncia a ampliação do portfólio de cursos voltados para medicina e demais áreas da saúde, combinando 70 anos de excelência na assistência, ensino e pesquisa em oncologia, a parceria traz, a partir de maio, a oferta de pós-graduação lato sensu nas modalidades EAD, híbrido e presencial, utilizando qualificação técnica, conhecimento e médicos-docentes do AC Camargo e a experiência de plataforma, tecnologia e serviços na área de Educação da Cogna.

Dr. Victor Piana
"
Hoje há uma demanda por profissionais capacitados em oncologia. A parceria potencializará o papel do A.C.Camargo na área de educação, estendendo essa oportunidade para todo o Brasil
Dr. Victor Piana - CEO do A.C.Camargo

“A companhia segue investindo na frente de ensino médico, e a capilaridade do ensino à distância nos permitir alcançar todas as localidades do Brasil, levando conhecimento, tecnologia e educação para todos os profissionais de medicina e saúde.”, comenta Roberto Valério – CEO da Cogna Educação. Dr. Victor Piana, CEO do A.C.Camargo enfatiza a importância da parceria: “Hoje há uma demanda por profissionais capacitados em oncologia. A parceria potencializará o papel do A.C.Camargo na área de educação, estendendo essa oportunidade para todo o Brasil”.

Portfólio de cursos

Inicialmente, compõem o quadro de opções Lato Sensu, os cursos de Nutrição Oncológica, na modalidade Presencial com duração de 12 meses, e Enfermagem Oncológica na modalidade EAD com duração de 10, 6 ou 4 meses. As inscrições já estão abertas e o início das aulas está previsto para agosto

Os programas contam, respectivamente, com coordenação da Dra. Thais Manfrinato Miola que é Nutricionista e Doutora em Ciências na Área de Oncologia pela FAP, e Coordenadora do Programa de Residência em Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. O curso de Enfermagem Oncológica é coordenado por José Luiz Gasparini e pela Maria das Graças Matsubara, ambos enfermeiros supervisores no AC Camargo Cancer Center.

A.C.Camargo Cancer Center participa da Best of ASCO 2023

Linha Fina

Especialistas do A.C.Camargo são escalados para moderar e discutir sobre as novidades apresentadas no ASCO Annual Meeting 2023, durante a Best of ASCO
 

A participação em congressos nacionais e internacionais é uma boa ferramenta para desenvolver o corpo clínico atualizado além de compartilhar e atualizar conhecimento com outras instituições oncológicas mundo a fora. Este é o caso da participação do A.C.Camargo Cancer Center na Best of ASCO 2023, edição Brasil, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho.

Fundada em 1964, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO) é uma organização com protagonismo mundial para médicos e profissionais de oncologia. Todos os anos, desde 2013, a Best of ASCO é organizado pela Latin American Cooperative Oncology Group e o Instituto Ética onde uma banca de especialistas seleciona os abstracts mais relevantes e com impacto na prática clínica apresentados no ASCO Annual Meeting 2023, que ocorre em Chicago, EUA, para discussão durante o evento.
Este propósito vai de encontro a missão do A.C.Camargo Cancer Center em manter seu corpo clínico na vanguarda do conhecimento científico sobre o câncer e atuando de maneira hiperespecializada em prol da saúde oncológica da população.

Conteúdos discutidos na Best of ASCO 2023

No primeiro dia de encontro, o vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Thiago Bueno de Oliveira, será o responsável pela moderação de uma discussão entre especialistas no módulo dedicado a tumores de cabeça e pescoço.

Abrindo a plenária do encontro, no dia 17, o líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos, Dr. Glauco Baiocchi Neto, apresentará, ao lado de oncologistas de outras instituições, os recentes trabalhos recentemente discutidos no evento anual da entidade americana na especialidade de ginecologia.

Encerrando o encontro, também em 17 de junho, a Head da Oncologia Clínica do Centro de Referência de Tumores Colorretais da instituição, Dra. Rachel Riechelmann, será uma das palestrantes a também debatedora no módulo dedicado aos trabalhas apresentados na área gastrointestinal. 


 

A.C.Camargo é a única instituição brasileira a apresentar aula na ASCO 2023

Linha Fina

Dra. Rachel Riechelmann apresentará aula durante ASCO Annual Meeting 2023. Médicos convidados para dar aulas estão entre os principais profissionais de suas especialidades no mundo
 

Ter um corpo clínico hiperespecializado e referência internacional em sua área de atuação é um dos diferenciais que faz do A.C.Camarco Cancer Center uma dos principais centros de excelência em tratamento oncológico no Brasil e no mundo. Entre estes profissionais está a head da Oncologia Clínica do Centro de Referência de Tumores Colorretais, Dra. Rachel Riechelmann, única médica brasileira convidada, que ministrará uma aula durante o ASCO Annual Meeting 2023, que ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho, em Chicago, nos EUA.

Em sua aula, a Dra. Riechelmann discutirá “as escolhas no tratamento e sequenciamento para pacientes com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos avançados bem diferenciados”. Ela ocorrerá durante o painel “What the NET? Advances and Challenges in Neuroendocrine Cancers”, em 4 de junho.

O objetivo desta sessão é auxiliar os participantes do congresso a obter uma melhor compreensão sobre os antecedentes, classificação e opções para tomada de decisão terapêutica, incluindo a escolha das modalidades de radiologia, para pacientes com neoplasias neuroendócrinas gastroenteropancreáticas avançadas.

ASCO Annual Meeting 2023

Fundada em 1964, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO), é uma organização com protagonismo mundial para médicos e profissionais de oncologia. Desde 1965, o ASCO Annual Meeting é realizado e, ao longo dos anos, tornou-se o mais importante encontro sobre oncologia do mundo onde são apresentadas as discussões, pesquisas e aulas mais relevantes e com impacto direto na prática clínica oncológica em todo o mundo.

A Dra. Rachel Riechelmann também está a frente do capítulo sobre Tratamentos de Tumores Neuroendocrinos do livro da associação, o ASCO - Educational Book 2023.
 

A.C.Camargo Cancer Center e Nature Reviews Cancer fecham acordo inédito no Brasil para divulgação científica

Linha Fina

Considerada uma das principais publicações científicas do mundo, Nature  Reviews Cancer identifica e convida especialistas do A.C.Camargo para participarem do seu “Journal Club”
 

Os pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center foram convidados para participar do “Journal Club” - grupo de especialistas que avaliam criticamente artigos da literatura acadêmica, científica, médica, entre outras - de uma das mais importantes publicações científicas em oncologia no mundo, a Nature Reviews Cancer. 

Escalada pela Nature para coordenar o grupo de especialistas da instituição que irão escolher os artigos científicos de alta relevância para a oncologia e com potencial para impactar as linhas de pesquisa, a pesquisadora científica do Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo, Dra. Giovana Torrezan, “inaugurou” a parceria com o primeiro artigo publicado no início de maio onde aborda a influência do texto analisado na prática clínica e pesquisas oncológicas.
  
O primeiro texto visita o artigo do Dr. Srinivasan e colegas, publicado em 2021 pela Nature Genetics onde aborda como a análise do genoma dos tumores e sua relação com variantes genéticas herdadas podem explicar a predisposição ao câncer. Nesse trabalho, os autores avaliaram dados pareados de sequenciamento de DNA de tumores e de linhagem germinativa de 17.152 indivíduos com câncer em 55 tipos diferentes de câncer.

Mais sobre o artigo da Nature Reviews Cancer

Os resultados mostraram que o mecanismo da tumorigênese - origem do tumor - relacionados às variantes germinativas são variáveis e dependem da penetrância do gene afetado e do tipo do tumor desenvolvido. Em conjunto, as observações do trabalho de Srinivasan, e demais autores, e de estudos semelhantes têm demonstrado a complexa relação entre variantes germinativas patogênicas e a tumorigênese, enfatizando a crescente necessidade de integrarmos o conhecimento da genômica germinativa com o perfil somático do tumor para propiciar uma oncologia de precisão. 
  
Traduzir, difundir e explicar conteúdo científico sobre câncer é um dos propósitos do A.C.Camargo Cancer Center com intuito de compartilhar conhecimento e ampliar o acesso a informações de qualidade para capacitar profissionais da saúde, contribuir para o desenvolvimento da saúde oncológica no Brasil e cuidar cada vez melhor dos pacientes.
 

A.C.Camargo amplia esforços para cooperação internacional em Congresso Americano de Urologia

Linha Fina

Congresso recebeu a 8ª edição do Latin American Renal Cancer Group (LARCG), entidade fundada por Stênio Zequi e outros médicos da América Latina e Europa.
 

A cooperação internacional para o desenvolvimento da saúde oncológica para médicos e pacientes é uma das melhores ferramentas para a expansão de conhecimento e é uma das características o que torna o A.C.Camargo Cancer Center referência em oncologia no Brasil e no mundo.

Entre os dias 28 de abril e 1 de maio, o A.C.Camargo, representado pelo líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Stênio ZequiDr. Lucas Fornazieri, urologista do mesmo Centro de Referência, participaram do American Urological Association Annual Meeting, em Chicago, EUA, onde ocorreu também, pelo oitavo ano, o encontro da Latin American Renal Cancer Group (LARCG), entidade fundada por Zequi e outros médicos da América Latina e Europa.

Fundado em 2013, o LARCG é um grupo colaborativo sem fins lucrativos organizado para promover o conhecimento científico em todos os segmentos da oncologia renal e estabelecer cooperação internacional entre instituições de saúde. Desde a sua criação, a entidade apresenta dados da América Latina à comunidade científica e oferece informações seguras para a sociedade,  grupos de advocacy e colegas médicos. 

Atualmente, o LARCG, é formado por 44 centros oncológicos distribuídos em sete países da América Latina e na Espanha. Desde sua fundação, o grupo já publicou 23 artigos internacionais e realizou diversas apresentações em congressos ao redor do mundo.

No último sábado, 29 de abril, ocorreu a sessão anual da entidade, o Annual LARCG Meeting at AUA Congress, que reuniu especialistas do mundo inteiro para acompanhar a apresentação sobre os avanços na uro-oncologia. O grupo possui um dos maiores bancos de dados de carcinoma renal do mundo com informações de mais de 7 mil pacientes renais dos 44 centros oncológicos da América Latina, Barcelona e Madrid, na Espanha.

O encontro também contou com a participação da Kidney Cancer Association (KCA) - fundação americana sem fins lucrativos que reúne alguns dos maiores nomes do mundo em oncologia renal - que, durante uma apresentação discutiu uma parceria entre a entidade e a LARCG nas esferas científica e de defesa dos pacientes.

Outra participação dentro do evento foi a de um representante do International Kidney Cancer Coalition (IKCC) com uma reunião para discutir os preparativos para o evento global da coalizão que ocorrerá em junho em Buenos Aires. Além das entidades convidadas, o congresso do LARCG contou com palestrantes internacionais, como o presidenta da Confederaciòn Americana de Urologia (CAU), Dr. Alexandre Ramirez.

Apoio na cooperação internacional 

O encontro contou com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica e Inovação Terapêutica (INCiTO-INOTE) do A.C.Camargo Cancer Center, que é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), iniciado em 2008 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTIC), em parceria, no Estado de São Paulo, com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).
 

Campanha Dia de Doar 2022

Aqui no A.C.Camargo, estamos realizando a terceira edição da campanha Dia de Doar, que será 100% destinada para bolsas dos Programas de Residência Médica e de Fellowship. 

A sua contribuição ajuda a formar residentes especializados por meio do nosso Cancer Center. Assim como o Osias, eles irão contribuir para levar esse conhecimento a todos os cantos do país.

Nossa área de ensino oferece capacitação e transforma vidas. Cuidamos, ensinamos e pesquisamos para diminuir o impacto do câncer na nossa sociedade.

Sua doação de hoje forma os profissionais de amanhã.


 

CAPES avalia com nota seis nosso programa de mestrado e doutorado

Linha Fina

Avaliação reafirma nossa pós-graduação como uma das melhores do país e com qualidade internacional

Nosso programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) recebeu o conceito seis (excelência constatada em nível internacional) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entidade vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Importância da avaliação

Segundo a CAPES, esse sistema de avaliação é um instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os cursos de mestrado e doutorado nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento, como bolsas de estudo, auxílios e apoios.

Notas superiores a cinco somente são atribuídas a programas com elevado padrão de qualidade e que tenham cursos de doutorado. Já as notas seis e sete indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. 

Benefícios para os pós-graduandos

A avaliação feita pela CAPES garante que o aluno de mestrado ou doutorado terá acesso a um curso com qualidade garantida e será orientado por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos por seus pares. 

O poder público e as fundações podem selecionar os grupos para conceder recursos de fomento considerando quais terão maior efeito multiplicador, tanto para fazer ciência quanto para formar pesquisadores. Ou seja, com o conceito seis, nossa pós-graduação traz a possibilidade de receber mais bolsas de estudos e outros recursos de fomento, como auxílio financeiro para eventos e publicações, de acordo com a política do programa. 

Nosso programa de mestrado e doutorado

Nosso programa foi recomendado pela CAPES em 30 de dezembro de 1996. Iniciou suas atividades em agosto de 1997 e foi o primeiro programa a ser criado em um hospital, na área de oncologia, e mantido por uma instituição privada não associada a uma universidade.

O corpo docente é composto por cientistas atuantes, reconhecidos na área da oncologia, e um corpo multidisciplinar que atua de forma integrada na proposta de transformar a atividade assistencial em conhecimento científico. Também trabalham em questionamentos que possam buscar resposta na pesquisa básica e experimental a fim de proporcionar retorno de qualificação no cuidado oncológico. 

Desde o início das atividades em 1997, formamos até setembro de 2022, 583 mestres e 370 doutores. Atualmente, contamos com cinco linhas de pesquisa:

•    Biologia celular, molecular e genética
•    Diagnóstico em oncologia
•    Epidemiologia e prevenção
•    Terapias oncológicas
•    Suporte e reabilitação

Clique aqui para saber mais.

 

FONTE: CAPES