Escola Especializada Schwester Heine aumenta número de atendimentos durante a pandemia
Escola Especializada Schwester Heine aumenta número de atendimentos durante a pandemia
Aulas feitas no formato on-line permitiram aumentar os atendimentos inclusive para as crianças que não conseguiam comparecer no horário agendado
Aulas feitas no formato on-line permitiram aumentar os atendimentos inclusive para as crianças que não conseguiam comparecer no horário agendado
Com a pandemia, a vida mudou. Mas a educação não pode parar, assim como os atendimentos escolares das crianças com câncer. Para se adaptar à nova realidade, a equipe da Escola Especializada Schwester Heine, do A.C.Camargo Cancer Center, carinhosamente conhecida como escolinha da pediatria, passou a fazer os atendimentos de forma on-line para os pacientes internados e ambulatoriais.
“Desde o início da pandemia, estamos fazendo nosso atendimento escolar remotamente e, com isso, conseguimos aumentar o número de atendimentos”, comenta Juliane Lima, pedagoga da área de Ensino do A.C.Camargo e responsável pela escola.
Juliane explica que muitas crianças não residem em São Paulo e ficam hospedadas com a família em hotéis ou casas de apoio. Para continuarem os estudos também fora do período de internação, são agendados atendimentos escolares. “Mas, muitas vezes, a criança perdia a aula por não conseguir comparecer ao local de atendimento ou por estar mais debilitada devido ao tratamento. Com o atendimento remoto, conseguimos reverter essa situação”.
Em 2019, foram feitos 3.257 atendimentos escolares a pacientes pediátricos da Instituição. Até agosto de 2020, esse número já foi ultrapassado, chegando a 3.521. “Algumas crianças tiveram boa aceitação da aula on-line, enquanto outras, não. Mas, como foi possível expandir o atendimento, vamos manter o formato on-line junto com o presencial no período pós-pandemia”, conta Juliane.
Sobre a Escola Especializada Schwester Heine
A Schwester Heine foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do país e tornou-se referência nacional em classes hospitalares. Professores da rede pública municipal e estadual da educação básica dão as aulas com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.
O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes, além de ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e abrange da educação infantil ao ensino médio.
Para saber mais sobre a escola, clique aqui.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.