Foco do paciente

Conheça 4 vacinas relevantes para sua saúde oncológica

As vacinas protegem de doenças como pneumonia, gripe, hepatite A e meningite, impedindo infecções que podem causar atrasos em procedimentos (cirurgias, radioterapia, quimioterapia, etc.).

Manter o esquema vacinal completo é importante para prevenir tumores e preservar a saúde de pacientes com câncer.

Por isso, pensando no seu conforto e na sua segurança, contamos com um Centro de Imunização na Unidade Antônio Prudente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não é necessário fazer agendamento.

Cuide-se mantendo as suas vacinas em dia.

A relação entre a quimioterapia e a fertilidade

O Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do nosso Centro de Referência em Tumores Urológicos, fez um vídeo sobre a relação entre a quimioterapia e a fertilidade.

É comum que pacientes oncológicos tenham preocupação com a sua capacidade reprodutiva. No entanto, a infertilidade não acomete todas as pessoas em tratamento e a situação é reversível na maioria das vezes.

Aqui, no A.C.Camargo, avaliamos caso a caso para oferecer uma assistência personalizada desde o diagnóstico até a reabilitação, reconhecendo as necessidades de cada vida.

Dê o play para conferir mais informações:

Amor à Vida: importância do sono no tratamento oncológico

Linha Fina

Participe do encontro virtual para compartilhar e trocar experiências durante o tratamento contra o câncer 

O Grupo de Apoio Amor à Vida, do A.C.Camargo Cancer Center, organiza um bate-papo virtual para falar sobre a importância do sono no tratamento oncológico.

Pacientes, ex-pacientes e acompanhantes trocam ideias sobre o tema para melhorar o bem-estar e você é nosso convidado!

Marque na agenda e convide os amigos! 

Data: 13/06/2022 
Horário: 16h 
Palestrante: Dr. Marcon Censoni Lima, head do Departamento de Medicina Hospitalar e Internistas do A.C.Camargo
Mediador:  Adriana Aguirra, supervisora de enfermagem da Unidade de Internação do A.C.Camargo
Tema: A importância do sono no tratamento oncológico
Link: clique aqui


Você conhece o Amor à Vida?

O Grupo Amor à Vida realiza encontros com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental para pacientes oncológicos, seus familiares e cuidadores, por meio de programação com temas diversos, que podem ter relação com alguma etapa do tratamento, como cotidiano, saúde, vida social, entre outros temas.

Nesses encontros, aqueles que se sentem à vontade podem compartilhar e trocar experiências semelhantes, vividas durante o período de tratamento.
 

Gravidez e câncer: é possível ser mãe após o tratamento oncológico?

Muitas pacientes diagnosticadas com câncer podem ter receios sobre o efeito da medicação em sua fertilidade. Com os avanços tecnológicos e científicos da medicina, porém, o desejo de ser mãe biológica não precisa ser deixado de lado, necessariamente, por conta da doença, pois o diagnóstico de câncer pode não limitar a questão da maternidade futura. 

No tratamento contra o câncer de mama, por exemplo, cerca de 40% a 50% dos casos podem evoluir para a infertilidade, variando conforme o tipo de tratamento empregado e a idade da paciente. Mulheres muito jovens têm chance maior de retorno natural da fertilidade, mas também devem realizar preservação dos óvulos.

“Quando as pacientes chegam ao consultório, o assunto da gravidez quase sempre vem à tona. Por isso, antes de iniciar o tratamento oncológico, converso sobre medidas de preservação de fertilidade, como captação de óvulos que ficam congelados para que possam ser utilizados quando a paciente puder engravidar com segurança”, explica a médica oncologista Solange Moraes Sanches, vice-líder do Centro de Referência em Tumores da Mama.

A especialista alerta que essa recomendação deve ser feita para pacientes que possuem tipos de câncer curáveis, com baixo risco de reincidência. Cada caso deve ser avaliado individualmente, pensando no bem-estar da paciente. Mas, caso a mulher tenha desejo de ser mãe, é válido pensar em formas alternativas de fertilização.

“Para as pacientes de câncer de mama que estão na fase de pós-tratamento com hormonioterapia (que reduz o risco de retorno do tumor), foi apresentado um novo estudo com notícias animadoras. Segundo os pesquisadores, para algumas dessas mulheres é seguro interromper a hormonioterapia após dois anos, engravidar e depois voltar ao tratamento. Esse estudo foi apresentado no ano passado, no San Antonio Breast Cancer Symposium, que aconteceu no Texas (EUA)”, explica Dra. Solange.

Gravidez durante o tratamento oncológico

Algumas mulheres podem ser diagnosticadas com câncer durante a gravidez. Nesses casos, durante o primeiro trimestre de gestação, elas não podem receber quimioterapia, sob risco de afetar a viabilidade do bebê. 

“Em casos específicos, a paciente pode receber quimioterapia com medicamentos que não prejudicam a gravidez partir do segundo trimestre. São situações raras e de alta complexidade, que necessitam de uma avaliação rigorosa por parte da equipe médica”, diz.

O A.C.Camargo conta com o Centro de Referência em Tumores da Mama, dedicado ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação das pacientes diagnosticadas com câncer de mama. É um atendimento global e personalizado, desde o diagnóstico preciso, passando pelo planejamento individualizado do tratamento, recursos para reabilitação física e emocional de cada paciente até a retomada da rotina pessoal e profissional.

Câncer de mama no Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 73.610 novos casos de tumores na mama em 2023 no Brasil, muitos deles atingindo mulheres em sua idade fértil, ou seja, quando ainda ovulam, têm período menstrual e podem engravidar.
 

Câncer de Pulmão: Entenda as diferenças entre cura e remissão

Linha Fina

Estimativas do INCA apontam que, em 2023, mais de 14 mil mulheres terão câncer de pulmão no Brasil.

No início da tarde de terça-feira (9), o Brasil foi surpreendido com a notícia sobre a morte de Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do país. A artista foi diagnosticada com um câncer de pulmão em maio de 2021 e, a partir de então iniciou uma série de tratamentos até que, em abril de 2022, seu filho, Beto Bueno, escreveu em uma rede social que ela estaria curada.
 
A definição de cura, após um tratamento oncológico, significa que não há vestígios do câncer após a realização de todo o processo terapêutico e que o tumor nunca mais voltará. Este é um assunto delicado e pode ser confundido com remissão.

Remissão é a não detecção de um câncer nos exames laboratoriais e de imagem após o término de um tratamento, o que não significa necessariamente que todas as células cancerosas foram destruídas. A remissão pode ser parcial ou completa.
 
O paciente que permanece em remissão completa por cinco anos ou mais, normalmente, pode ser considerado curado porque o risco de recidiva passa a ser muito baixo. No entanto, algumas células cancerosas podem permanecer no corpo por muitos anos mesmo com o fim do tratamento e fazer com que o câncer retorne.

Quando isso ocorre, é comum que seja nos primeiros cinco anos após o tratamento. Porém, há chances de que o câncer volte mesmo mais tarde. Este é o motivo que leva os médicos a não conseguirem dizer com certeza se o paciente está curado.Não há como prever.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, para 2023, estão previstos o registro de 32.5 mil novos casos de câncer de pulmão. Na população feminina, que registrará cerca de 14 mil novos casos este ano, este câncer já é o quarto mais incidente, enquanto na população masculina é o terceiro.

Câncer de pulmão: sinais e sintomas

Em estágio inicial, é muito difícil notar sinais ou sintomas da doença, por isso é importante ficar atento:


• Tosse que não passa ou piora com o tempo.
• Mudança nas características de tosse que já existia.
• Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo ou tosse.
• Dor no braço ou no ombro.
• Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem.
• Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão.
• Crises repetidas de bronquite ou pneumonia.
• Inchaço no rosto ou pescoço.
• Perda de apetite ou de peso inexplicável.
• Fraqueza ou cansaço.

Quando o câncer de pulmão se dissemina para outras partes do corpo, ele pode causar:


• Dor nos ossos.
• Fraqueza.
• Dor de cabeça, tontura ou convulsões.
• Inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço ou dos ombros.
• Falta de apetite.
• Emagrecimento.

Podcast Rádio Cancer Center #73 - Direitos do paciente com câncer

Linha Fina

Entenda os benefícios previstos em lei, que podem atenuar impactos financeiros e sociais em quem trata um tumor

Direitos do paciente com câncer: a causa do A.C.Camargo não se resume ao combate aos tumores, afinal a equipe também preza pelo acolhimento ao ser humano em todas as fases de seu tratamento.

Para apoiar e auxiliar o paciente oncológico, elaboramos até uma cartilha, revisada, que reúne "Os Direitos do Paciente com Câncer".

O paciente oncológico tem vários direitos especiais, mas, muitas vezes, não sabe.


Direitos do paciente com câncer: saiba tudo 

Batemos um papo com a Viviane Rodrigues Alves, Supervisora de Serviço Social do A.C.Camargo, e com o Allan Cesar Barbosa da Silva, advogado do A.C.Camargo.

Entre os assuntos:

  • As diferenças entre: auxílio-doença, benefício de prestação continuada, assistência permanente, aposentadoria por invalidez e previdência privada
  • Isenção do Imposto de Renda
  • Andamento judicial prioritário
  • Quitação do financiamento de um imóvel
  • Cirurgia plástica de reconstrução mamária 
  • Medicamentos de alto custo
  • Transporte coletivo urbano gratuito 
  • Como funciona o seguro de vida para pacientes oncológicos
  • A importância desses benefícios para o paciente em um momento como o tratamento

Confira:

 

Se preferir, ouça este podcast em nossos agregadores de streaming: Spotify, SoundCloud, Google Podcasts e Deezer.

 

A segurança do paciente é um compromisso de todos

Linha Fina

No Dia Nacional da Segurança do Paciente, confira um manual com orientações para os cuidados necessários durante a internação ou passagem pela instituição 

Em 1º de abril é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A data é marcada pela importância desse tema, que deve ser lembrado todos os dias por pacientes, familiares e profissionais da saúde.  

A segurança do paciente é nossa prioridade no A.C.Camargo Cancer Center. Mas, esse deve ser um compromisso de todos. Você sabe como pode contribuir e desempenhar a sua parte? 

Para orientar nossos pacientes e familiares, desenvolvemos um material especial de orientação sobre os cuidados necessários para garantir um atendimento seguro durante a internação ou passagem pela nossa instituição.  

O manual apresenta as seis metas internacionais de segurança do paciente estabelecida pela Organização Mundial da Saúde e também ajudará a entender melhor o tema, como você deve se proteger, o que perguntar para a equipe assistencial, entre outros tópicos.  

Amor à Vida: direitos do paciente com câncer

Linha Fina

Participe do encontro virtual para compartilhar e trocar experiências durante o tratamento contra o câncer 

O Grupo de Apoio Amor à Vida, do A.C.Camargo Cancer Center, organiza um bate-papo virtual para falar sobre os direitos do paciente oncológico.

Pacientes, ex-pacientes e acompanhantes trocam ideias sobre o tema para melhorar o bem-estar e você é nosso convidado!

Marque na agenda e convide os amigos! 

Data: 29/03/2022 
Horário: 16h 
Palestrante: Flávio de Oliveira Bagnatori, gerente jurídico do A.C.Camargo
Mediador:  Isabel Miranda Bonfim, gerente de operações do A.C.Camargo
Tema: Direitos do paciente com câncer
Link: clique aqui


Você conhece o Amor à Vida?

O Grupo Amor à Vida realiza encontros com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental para pacientes oncológicos, seus familiares e cuidadores, por meio de programação com temas diversos, que podem ter relação com alguma etapa do tratamento, como cotidiano, saúde, vida social, entre outros temas.

Nesses encontros, aqueles que se sentem à vontade podem compartilhar e trocar experiências semelhantes, vividas durante o período de tratamento.
 

Ser doador também é ser especializado em vida

Sabia que a doação de sangue é um gesto simples, rápido e realizado com toda a segurança?

Vem com a gente acompanhar o passo a passo de como é feito todo o procedimento.

Para doar, basta realizar o seu agendamento pelo telefone (11) 2189-5000 ou site.

Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira (8h às 17h) e aos sábados (8h às 15h) na Rua Castro Alves, nº 131, Aclimação, São Paulo/SP.

Confira o vídeo e faça a sua doação. Ser Especializado em Vida está no sangue.

Agora, nosso site tem versão em áudio

Agora, todo o conteúdo publicado em nosso site possui uma versão em áudio para que mais pessoas possam se informar sobre cuidados com a saúde, a prevenção e o diagnóstico do câncer. 

 Nosso propósito é facilitar o acesso a quem tem vista cansada, dificuldade de leitura ou deficiência visual (segundo o censo do IBGE mais recente, esse último grupo é representado por cerca de 18% da população).

Com a novidade, é possível ouvir conteúdos especializados de onde quiser: no seu celular, no carro, indo para o trabalho ou caminhando. Do jeito que for melhor para você.