Dia Mundial da Saúde Mental – 10/10: cuidar da mente faz parte do tratamento oncológico | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Saúde Mental – 10/10: cuidar da mente faz parte do tratamento oncológico

 
Publicado em:

Dia Mundial da Saúde Mental – 10/10: cuidar da mente faz parte do tratamento oncológico

Publicado em:

O corpo é importante, mas a saúde mental não pode ficar de lado

Mente sã, corpo são, já dizia a sabedoria popular. Por outro lado, quando pensamos em cuidar da saúde, a primeira ideia que pode vir à mente é ir ao médico, fazer exames, checar a pressão arterial etc., ou qualquer outra medida que tenha a ver com a saúde física.

Raramente lembramos de avaliar a nossa saúde mental, que é tão importante para o bem-estar como um todo de um indivíduo. No caso do paciente com câncer, olhar para o lado emocional é necessário e deve fazer parte do tratamento desde o início. 

“É um momento muito especial: enfrentar o diagnóstico de câncer leva a gente pensar em finitude, em ter medo de sofrer... É um momento de estresse, que traz um mundo novo, uma rotina nova, que a princípio é assustadora e preocupante”, comenta Maria Teresa Cruz Lourenço, head da Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center. 

De olho nisso, cuidar da saúde mental deve ser prioridade para que o paciente possa atravessar o período de tratamento de forma tranquila e confortável. “Precisamos falar cada vez mais sobre isso para não termos medo e sim, tratarmos e cuidarmos para que tudo fique bem e a pessoa possa viver da melhor forma possível”, complementa. 

Atenção aos sintomas de que algo não vai bem com a saúde mental 

Por estar mais fragilizado, o paciente com câncer está mais predisposto a desenvolver quadros de depressão e de ansiedade, além de um risco duas vezes maior para suicídio.  É importante ficar atento aos primeiros sintomas que do ponto de vista psíquico algo não vai bem: quanto mais cedo o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será para o paciente e seus familiares. 

“Os principais sintomas incluem desânimo, tristeza, sensação de vazio, pensamentos negativos, angústia, agonia, sensação de falta de ar, medo de passar mal, entre outros. Esses são os sinais de um quadro depressão ou ansiedade. Ao notar isso, é importante que o paciente ou seus familiares procurem ajuda”, destaca Maria Teresa. 
Aqueles pacientes que possuem algum transtorno mental prévio ao diagnóstico de câncer também precisam de cuidados desde o começo.

“Pacientes com transtorno bipolar, esquizofrenia ou outra doença mental precisam ser acompanhados para que se mantenham estáveis para que o transtorno psiquiátrico não comprometa o tratamento do câncer e vice-versa”, finaliza doutora Maria Teresa. 

Como é feito o tratamento

Após o diagnóstico, a equipe irá definir o tratamento que poderá incluir acompanhamento com o psiquiatra, com a psicóloga ou ambos. Além disso, há a possibilidade de participar de grupos de apoio com outros pacientes. 

“No A.C.Camargo temos alguns grupos de apoio para pacientes, como o Grupo da Mama, o grupo Espaço da Mulher, e o grupo Espaço do Homem e o Grupo de Apoio ao Tabagista.  É muito importante e encorajador que os pacientes possam compartilhar e expor seus sentimentos, experiências, dúvidas, discutir seus medos e trocar ideias de como enfrentar esse momento difícil”, explica a especialista. 

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

Dia Nacional dos Ostomizados
O Dia Nacional dos Ostomizados, em 16 de novembro, foi criado como forma de tentar acabar com o preconceito por meio da informação. A ostomia, também conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho...
Receitas saudáveis
Obs: Antes de preparar as receitas, certifique-se de que a dieta orientada por seu nutricionista permite o consumo dessas preparações Receita de Mousse proteico Ingredientes 1 pote de iogurte natural desnatado 3 colheres de sopa de leite desnatado 1 colher...
Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Câncer ginecológico: campanha Setembro em Flor reforça a importância dos exames para detecção precoce
O câncer ginecológico costuma atingir a população feminina independentemente de predisposição genética. Diante disso, a campanha Setembro em Flor foi criada com o objetivo da conscientização sobre os sintomas, formas de prevenção, descoberta precoce e meios de tratamento contra tumores...
Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...