Segurança do Paciente: as 6 metas internacionais

Publicado em: 11/09/2019 - 10:09:02

Colaboradores do A.C.Camargo contam como cumprem tais medidas preventivas

 

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis metas internacionais de segurança do paciente. Tamanha a importância, há até um Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro  daí a programação intensa de palestras durante esta semana para os colaboradores do A.C.Camargo Cancer Center.

Essa metas de segurança têm como objetivo promover melhorias específicas e constantes na assistência. 

Abaixo, funcionários da Instituição explicam quais medidas precisam ser adotadas para que o atendimento prestado aos pacientes seja o mais adequado e seguro.

 

Giselda

1. Identificar corretamente o paciente. É o primeiro passo para uma assistência segura. No A.C.Camargo Cancer Center, utilizamos dois identificadores: nome completo do paciente e data de nascimento.

"A identificação correta salva vidas. Devemos sempre confirmar a data de nascimento e o nome do paciente"

 

Daiane

2. Melhorar a comunicação. Para uma assistência segura é necessário que a comunicação seja eficiente entre os profissionais da saúde e setores, garantindo que essas informações sejam transmitidas de forma completa e clara para dar continuidade no cuidado do paciente.

"A comunicação é a chave para uma assistência segura"

 

Ivone

3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Falhas no processo de medicação são situações frequentes que ocorrem no mundo todo. Uma das principais causas envolve a administração equivocada relacionada à dose, à via de administração e ao tipo de droga. É necessário ter atenção no manuseio, na prescrição e na administração dos medicamentos para garantir que esses erros não ocorram.

"As informações técnicas sobre medicamentos ofertados pela Farmácia Clínica contribuem diretamente para a segurança dos nossos pacientes"

 

Samantha

4. Assegurar cirurgia em locais corretos. Antes do início de qualquer procedimento invasivo, verifique a identificação precisa do paciente, a marcação do local cirúrgico (quando for indicada) e a adequação dos equipamentos e recursos necessários. Confirme o procedimento a ser realizado e a obtenção do consentimento informado.

"Por em prática os protocolos propicia um ambiente confiável e a garantia de que a segurança dos pacientes está sempre em primeiro lugar"

 

wal

5. Higienizar as mãos para evitar infecções. Adote a higienização das mãos de forma adequada e constante. Para isso utilize o passo a passo dos 5 momentos para uma higiene adequada:
- Antes do contato com o paciente;
- Antes da realização de procedimento asséptico;
- Após risco de exposição a fluidos corporais;
- Após o contato com o paciente;
- Após o contato com áreas próximas ao paciente.

"Lavar as mãos é essencial para a proteção de nossos pacientes"

 

Isabel

6. Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão. Avaliar individualmente todos os pacientes e identificar aqueles que apresentam uma propensão maior a sofrerem quedas e lesões por pressão, em função das condições clínicas atuais ou de fatores predisponentes. Diante do risco identificado, os profissionais adotam medidas preventivas e orientam pacientes e acompanhantes.

"Quando faço a higiene do chão, sinalizo com a placa 'Piso Molhado'. Assim, evito que alguém sofra uma queda"

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...