“Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve”
“Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve”
Neste Novembro Azul, conheça a história do nosso paciente Adelso, escrivão de polícia aposentado que enfrentou um tumor de próstata e foi tratado no A.C.Camargo Cancer Center
Neste Novembro Azul, conheça a história do nosso paciente Adelso, escrivão de polícia aposentado que enfrentou um tumor de próstata e foi tratado no A.C.Camargo Cancer Center
“Minha vida é cheia de histórias e experiências. Sou um escrivão de polícia aposentado, com uma família linda e bem grande: sou casado com a querida Matilde, a mulher da minha vida! Com o casamento, vieram os filhos: Ricardo e Janeth, que nos presentaram com quatro netos, meus xodós.
Todo fim de semana que podemos, a gente dá uma escapada para a praia. E aí é só diversão! Sou um avô muito presente, curtindo os netos em casa ou viajando à praia.
Todo ano faço meus exames de rotina, pra conferir como anda minha saúde. Minha esposa fica sempre no meu pé, incentivando a cuidar do meu bem-estar e relembrando sempre dos meus compromissos com a saúde. E ela está certíssima!
Lá em 2003, o exame de próstata detectou algo diferente. O médico, na ocasião, até disse: "Não estou gostando do que vi!". Fiquei muito assustado, será que minha vida acabaria ali? Insatisfeito com o diagnóstico, fui atrás de outro profissional, indicado por um amigo.
O novo médico era o Doutor Stênio de Cássio Zequi, do A.C.Camargo. Pensa em um cara gente boa! Na consulta, prontamente ele identificou meu tumor, pediu mais exames e já começamos a pensar em uma possível cirurgia. O que mais gostei é que o Doutor – que eu chamo carinhosamente de ‘Papa da Urologia’ – foi muito legal comigo, tivemos uma conversa franca e sincera sobre meu problema.
Como meu tumor foi recém-descoberto, ele me passou as opções de tratamento – rádio, hormonioterapia ou cirurgia. Escolhi a última alternativa.
A cirurgia foi um sucesso, o Doutor retirou minha próstata e sigo saudável até hoje. A cada seis meses faço questão de visitar o Doutor Stênio, que virou meu grande amigo e colega na luta contra o câncer.
Aprendizado na jornada
No momento em que o câncer chega à nossa vida, a gente fica muito mexido. Mas meu tumor foi diagnosticado muito precocemente, o que ajudou no meu tratamento rápido e sem sequelas.
A partir disso, virei uma enciclopédia do câncer: pesquiso de tudo um pouco (sempre em fontes seguras, como o portal do A.C.Camargo) e tranquilizo meus colegas com as informações que busco.
Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve. Sei que muitos homens costumam adiar os exames de rotina, seja por falta de tempo, vergonha ou qualquer outro motivo. Se vale um conselho, diria que nossa saúde é muito preciosa e essas desculpas não são suficientes.
"Hoje tenho 74 anos bem vividos, e com muitos a vir. Quero estar com ainda mais saúde para curtir minha vida com minha esposa e netos, e aproveitar uma praia sempre que possível.”
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.