Semana da Saúde: o que é autocuidado e como praticá-lo Pular para o conteúdo principal

Semana da Saúde: o que é autocuidado e como praticá-lo

 
Publicado em:

Semana da Saúde: o que é autocuidado e como praticá-lo

 

A busca por uma vida mais leve e saudável traz grandes benefícios para a saúde mental e física

 

Publicado em:

 

A busca por uma vida mais leve e saudável traz grandes benefícios para a saúde mental e física

 

 

A palavra "autocuidado" ganhou destaque nos últimos meses, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. Mais pessoas estão interessadas em uma vida mais leve, com menos estresse e mais saúde. Mas afinal, o que é autocuidado e como praticá-lo?

"Autocuidado são todas as medidas que nós tomamos para melhorar nossa saúde e qualidade de vida, como uma prática regular de atividade física e uma boa alimentação para a manutenção de um nível ótimo de saúde", explica o Dr. Bruno Gualano, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.

Ele explica que "autocuidar" é fazer escolhas que beneficiem seu organismo como um todo, por exemplo, na alimentação. "Uma dieta saudável, rica em alimentos in natura e com menos ultra processados, promove uma saúde melhor, não só a física como a mental também", diz.

Autocuidado: pratique!

Colocar seu bem-estar em primeiro lugar é autocuidado. Uma boa noite de sono ou um tempo do dia reservado para fazer nada também fazem parte da prática.

"A aderência a um estilo de vida mais saudável e leve faz toda a diferença, principalmente durante um tratamento oncológico. O paciente percebe que atitudes simples podem trazer um efeito intenso de bem-estar", explica o especialista.

Autocuidado é colocar você no centro da sua atenção. Por isso, separamos algumas dicas para começar a praticá-lo hoje mesmo, confira:

  • Alimente-se de forma saudável, priorizando alimentos naturais e fresco
  • Pratique atividade física, principalmente com os exercícios que você considerar mais divertidos
  • Mantenha o sono em dia; 6 a 8 horas por dia já são suficientes para recarregar as baterias
  • Busque um tempo na sua agenda exclusivamente para você e faça algo que dê prazer

Semana da Saúde e Prevenção

Para falar sobre esse assunto, o A.C.Camargo Cancer Center promove nesta sexta-feira (27) uma palestra virtual com o Dr. Bruno Gualano, às 19h. O bate-papo será mediado pela Dra. Maria Teresa Lourenço, head de Psico-Oncologia e pelo Dr. Thiago Chulam, head de Prevenção e Diagnóstico Precoce do A.C.Camargo.

Confira a programação da Semana:

Quinta-feira – 26/11

19h - Aula de treinamento funcional
Professor: Guilherme Ogres
Apoio: Studio 2 Academia

Sexta-feira – 27/11

19h - Palestra sobre estilo de vida, autocuidado e saúde mental
Dr. Bruno Gualano - [Ex-Professor Associado do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da USP (2010-2018); Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da US] | Estilo de vida
Dra. Maria Teresa Lourenço - Psico-oncologia | Saúde Mental
Dr. Thiago Chulam - Prevenção e Diagnóstico Precoce | Autocuidado para homens e mulheres

Sábado – 28/11
16h - Live “Cozinhando Juntos”
Realização: Equipe de Nutrição A.C.Camargo 

Nesta atividade, a equipe de nutrição do A.C.Camargo realizará o preparo de uma receita saudável e falará sobre a importância de uma alimentação balanceada e equilibrada durante o tratamento e a reabilitação do câncer. 
*Cronograma de atividades sujeito a alteração 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer
Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer)...
A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras...
Mulher branca deitada em uma cadeira doando sangue.
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando...
Covid-19: proteja sua família ao voltar das compras
Alguns cuidados são essenciais ao trazer compras para casa, seja do mercado ou da farmácia Para reduzir a disseminação da Covid-19, a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é ficar em casa. Mas, em algumas situações, a saída...