Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

Publicado em: 27/11/2020 - 18:11:05
Foco do paciente
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Urológicos
Linha Fina

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

 

Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália.

Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo essa rotina há anos, e em 2017, os resultados que sempre diziam a mesma coisa, agora indicavam uma leve alteração no meu PSA, exame que detecta alteração na próstata.

Prontamente avisei meu médico, que pediu novos testes para assegurar o diagnóstico. Fiz outro PSA, uma biópsia, até a confirmação: câncer.

Fiquei com muito medo, claro, mas confiei na medicina. Aqui onde moro, em Porto Velho/RO, não existem opções de instituições que fossem referência no tratamento e diagnóstico do câncer no Brasil e que realizassem cirurgia robótica minimamente invasiva.

Até que minha filha, que é médica, indicou o A.C.Camargo Cancer Center e fomos a São Paulo passar uma temporada para meu tratamento.

Fui muito bem atendido pela equipe do Dr. Walter Henriques da Costa, médico urologista que cuidou de mim desde o começo. Ele sempre me passou muita segurança e tive certeza de que estava em boas mãos. Fiz a prostatectomia radical robótica da próstata, e felizmente, por conta do meu diagnóstico precoce, não tive mais intercorrências.

Desde então, visito o Dr. Walter frequentemente para acompanhar meu caso. Em 2020, por conta da pandemia, não fui a São Paulo para vê-lo, mas me consultei virtualmente, através da telemedicina do A.C.Camargo.

Claro que a notícia do câncer não é algo fácil, eu mesmo tive medo muitas vezes. Mas o apoio integral da minha família, somado à minha vontade de viver e de crer na medicina, me ajudou a seguir em frente.

E para quem pedir conselhos, posso afirmar: a vida da gente é muito importante. Nós, homens, ficamos com vergonha de cuidar da nossa saúde, mas mal sabemos que não podemos nos descuidar de maneira alguma!

Estou cheio de vontade de viver e com planos para curtir minha vida – pleno e saudável!

Amália 
Esposa de Carlos Levy

“Estou casada com o Carlos há mais de 40 anos, somos uma dupla muito apaixonada. Receber a notícia tão impactante como o câncer foi difícil, mas a gente pode perceber a força que temos quando um apoia o outro. Nossa família é grande e mesmo cada um estando em um lugar diferente do país, conseguimos concentrar nossa forças e orações pela saúde dele. Amo muito meu esposo e demonstro não só em carinho em afeto, mas me preocupando com a saúde dele”.

 Foto de Carlos e sua esposa sentados em um muro em uma paisagem montanhosa

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Câncer de mama também atinge homens
Eles representam apenas 1% dos casos; apesar de raro é importante ficar de olho Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, o câncer de mama não atinge somente mulheres: os homens também podem desenvolvê-lo. Isso se deve ao fato de que eles...
Câncer de pele: diagnóstico e tratamento da doença
No mês de conscientização sobre o câncer de pele, conversamos com um dos nossos especialistas do Departamento de Oncologia Cutânea, Dr. Eduard René Brechtbühl, para tirar dúvidas e entender mais sobre o diagnóstico e tratamento da doença. Como reconhecer um câncer de pele? Quais os...
“Depois de 18 anos curado de um câncer, quero viver uma vida mais leve”
“Minha vida é cheia de histórias e experiências. Sou um escrivão de polícia aposentado, com uma família linda e bem grande: sou casado com a querida Matilde, a mulher da minha vida! Com o casamento, vieram os filhos: Ricardo e Janeth, que nos presentaram com...
Um cisto no ovário pode estar relacionado a um câncer?
Cisto no ovário, uma preocupação que pode surgir entre algumas mulheres. Os ovários são órgãos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e pelo armazenamento dos óvulos. São duas glândulas localizadas na cavidade pélvica da mulher, com formato parecido ao de uma amêndoa. A partir...
Dia Internacional do Câncer Infantil
Quinze de fevereiro é marcado para conscientizar sobre a doença em pacientes pediátricos Em 2002, 15 de fevereiro foi instituído como o Dia Internacional do Câncer Infantil pela Childhood Cancer International (CCI). O câncer em crianças é diferente dos tumores em adultos, pois não existem...