Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

Publicado em: 27/11/2020 - 18:11:05
Linha Fina

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

 

Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália.

Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo essa rotina há anos, e em 2017, os resultados que sempre diziam a mesma coisa, agora indicavam uma leve alteração no meu PSA, exame que detecta alteração na próstata.

Prontamente avisei meu médico, que pediu novos testes para assegurar o diagnóstico. Fiz outro PSA, uma biópsia, até a confirmação: câncer.

Fiquei com muito medo, claro, mas confiei na medicina. Aqui onde moro, em Porto Velho/RO, não existem opções de instituições que fossem referência no tratamento e diagnóstico do câncer no Brasil e que realizassem cirurgia robótica minimamente invasiva.

Até que minha filha, que é médica, indicou o A.C.Camargo Cancer Center e fomos a São Paulo passar uma temporada para meu tratamento.

Fui muito bem atendido pela equipe do Dr. Walter Henriques da Costa, médico urologista que cuidou de mim desde o começo. Ele sempre me passou muita segurança e tive certeza de que estava em boas mãos. Fiz a prostatectomia radical robótica da próstata, e felizmente, por conta do meu diagnóstico precoce, não tive mais intercorrências.

Desde então, visito o Dr. Walter frequentemente para acompanhar meu caso. Em 2020, por conta da pandemia, não fui a São Paulo para vê-lo, mas me consultei virtualmente, através da telemedicina do A.C.Camargo.

Claro que a notícia do câncer não é algo fácil, eu mesmo tive medo muitas vezes. Mas o apoio integral da minha família, somado à minha vontade de viver e de crer na medicina, me ajudou a seguir em frente.

E para quem pedir conselhos, posso afirmar: a vida da gente é muito importante. Nós, homens, ficamos com vergonha de cuidar da nossa saúde, mas mal sabemos que não podemos nos descuidar de maneira alguma!

Estou cheio de vontade de viver e com planos para curtir minha vida – pleno e saudável!

Amália 
Esposa de Carlos Levy

“Estou casada com o Carlos há mais de 40 anos, somos uma dupla muito apaixonada. Receber a notícia tão impactante como o câncer foi difícil, mas a gente pode perceber a força que temos quando um apoia o outro. Nossa família é grande e mesmo cada um estando em um lugar diferente do país, conseguimos concentrar nossa forças e orações pela saúde dele. Amo muito meu esposo e demonstro não só em carinho em afeto, mas me preocupando com a saúde dele”.

 Foto de Carlos e sua esposa sentados em um muro em uma paisagem montanhosa

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no esôfago, mama e intestino grosso...
Pesquisa aponta aumento da incidência de câncer de orofaringe associado a infecção por vírus HPV
Neste Julho Verde, mês de conscientização sobre o combate aos tumores de cabeça e pescoço, conheça este estudo feito na cidade de São Paulo, que analisou mais de 15 mil casos de câncer de boca e orofaringe O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que...
Podcast Rádio Cancer Center #18 - Julho Verde: sinais e sintomas do câncer de tireoide
Julho Verde: você já ouviu falar dessa campanha? Ela é a bandeira do mês de conscientização mundial sobre o combate aos tumores de cabeça e pescoço. O câncer de tireoide é um dos mais comuns: as projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que...
Podcast Rádio Cancer Center #17 - Câncer de pele: atenção aos sinais e sintomas
Uma conversa para aprender a reconhecer os alertas que pedem uma consulta médica Câncer de pele: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) classifica o tumor cutâneo não melanoma como o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os cânceres malignos registrados...
Podcast Rádio Cancer Center #16 - Os sinais e sintomas do câncer de mama
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Assim, é vital que as pessoas se atentem a sinais e sintomas e, ao notá-los, procurem ajuda médica. Com a palavra, o Doutor Renato Cagnacci Neto...