"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!" Pular para o conteúdo principal

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

 
Publicado em:

"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

Publicado em:

Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

Arte gráfica com o laço azul do Novembro Azul com a foto de Carlos e sua esposa

 

Confira a história de Carlos Levy, paciente do A.C.Camargo Cancer Center que enfrentou um câncer de próstata em 2018

 

 

Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália.

Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo essa rotina há anos, e em 2017, os resultados que sempre diziam a mesma coisa, agora indicavam uma leve alteração no meu PSA, exame que detecta alteração na próstata.

Prontamente avisei meu médico, que pediu novos testes para assegurar o diagnóstico. Fiz outro PSA, uma biópsia, até a confirmação: câncer.

Fiquei com muito medo, claro, mas confiei na medicina. Aqui onde moro, em Porto Velho/RO, não existem opções de instituições que fossem referência no tratamento e diagnóstico do câncer no Brasil e que realizassem cirurgia robótica minimamente invasiva.

Até que minha filha, que é médica, indicou o A.C.Camargo Cancer Center e fomos a São Paulo passar uma temporada para meu tratamento.

Fui muito bem atendido pela equipe do Dr. Walter Henriques da Costa, médico urologista que cuidou de mim desde o começo. Ele sempre me passou muita segurança e tive certeza de que estava em boas mãos. Fiz a prostatectomia radical robótica da próstata, e felizmente, por conta do meu diagnóstico precoce, não tive mais intercorrências.

Desde então, visito o Dr. Walter frequentemente para acompanhar meu caso. Em 2020, por conta da pandemia, não fui a São Paulo para vê-lo, mas me consultei virtualmente, através da telemedicina do A.C.Camargo.

Claro que a notícia do câncer não é algo fácil, eu mesmo tive medo muitas vezes. Mas o apoio integral da minha família, somado à minha vontade de viver e de crer na medicina, me ajudou a seguir em frente.

E para quem pedir conselhos, posso afirmar: a vida da gente é muito importante. Nós, homens, ficamos com vergonha de cuidar da nossa saúde, mas mal sabemos que não podemos nos descuidar de maneira alguma!

Estou cheio de vontade de viver e com planos para curtir minha vida – pleno e saudável!

Amália 
Esposa de Carlos Levy

“Estou casada com o Carlos há mais de 40 anos, somos uma dupla muito apaixonada. Receber a notícia tão impactante como o câncer foi difícil, mas a gente pode perceber a força que temos quando um apoia o outro. Nossa família é grande e mesmo cada um estando em um lugar diferente do país, conseguimos concentrar nossa forças e orações pela saúde dele. Amo muito meu esposo e demonstro não só em carinho em afeto, mas me preocupando com a saúde dele”.

 Foto de Carlos e sua esposa sentados em um muro em uma paisagem montanhosa
Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

Cuidados paliativos: 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves
O Instituto Ana Michelle Soares e o A.C.Camargo Cancer Center convidam para debater cuidados paliativos no 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves. O fórum contará com uma série de rodadas de conversas com pacientes, familiares e...
Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...
Pesquisa de Linfonodo Sentinela: método que contribui para o tratamento mais eficaz do câncer de vulva
Existem centenas de linfonodos no organismo humano. Também chamados de gânglios linfáticos, servem como mecanismo de defesa contra agentes nocivos, como bactérias e toxinas. Portanto, caso haja um tumor em algum órgão, células cancerígenas poderão atingir um grupo de gânglios...
Por que o câncer pode voltar, mesmo após um tratamento bem sucedido?
Recidiva tumoral O retorno do câncer após um tratamento bem sucedido é chamado pelos médicos de recidiva ou recorrência tumoral. Isso pode acontecer semanas, meses ou mesmo anos depois do momento em que o câncer primário ou original foi tratado...