Arte gráfica com fundo verde. Ao lado direito, um recorte arredondado de três pessoas: dois pacientes e um médico conversando.

Um cisto no ovário pode estar relacionado a um câncer?

Publicado em: 12/03/2021 - 11:03:16
Prevenção
Tratamento
Sinais e Sintomas
Tumores Ginecológicos
Ovário
Linha Fina

Entenda o que é e como é possível tratar esta pequena lesão, muito comum nas mulheres durante o ciclo menstrual 

Cisto no ovário, uma preocupação que pode surgir entre algumas mulheres.

Os ovários são órgãos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e pelo armazenamento dos óvulos. São duas glândulas localizadas na cavidade pélvica da mulher, com formato parecido ao de uma amêndoa.

A partir de exames periódicos, caso do ultrassom, algumas mulheres podem perceber o surgimento de um cisto no ovário, ou seja, uma alteração na formação dos óvulos que não apresenta sintomas, a depender de seu tamanho.


Cisto no ovário: o que é?

Primeiramente, é preciso entender o que são essas alterações. Antes da ovulação, os ovários trabalham continuamente para desenvolver óvulos, necessários para gerar uma vida. Neste período, a pessoa produz mensalmente o cisto folicular, formado pelos óvulos em desenvolvimento, que acumulam líquidos para ficarem maiores no período de ovulação.

Caso não haja concepção, ou seja, se o óvulo não for fecundado, esse cisto vira um corpo lúteo, que se desintegra do ovário cerca de 14 dias após a ovulação. Os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e ocorre a menstruação.

“Contudo, algumas vezes, esses cistos viram bolsas cheias de líquido que se formam dentro do ovário, o que pode causar desconforto se a formação for volumosa ou se estiver relacionada com sangramento ou torção do ovário, por exemplo”, explica o Dr. Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center.

“A grande maioria desses casos não apresenta sintomas e surge durante a vida reprodutiva da mulher. Alguns cistos podem não ter relação com ovulação e estes podem crescer lentamente e não regredir”, acrescenta o médico.
Como os cistos são parte natural da fisiologia humana, não existe prevenção. Já a detecção é feita a partir de um diagnóstico clínico pós-ultrassom pélvico.


Cisto no ovário pode virar câncer?

“Não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente”, tranquiliza o Dr. Baiocchi.

Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso. 

Não há também correlação com a síndrome do ovário policístico (SOP) – quando não há ovulação e os ovários apresentam vários cistos pequenos.


Sobre os tumores ginecológicos

Em março, mês da mulher, publicamos diversos conteúdos informativos para prevenção e conscientização do câncer ginecológico.

Os tumores ginecológicos atingem, a cada ano, mais de 30 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor. 

No entanto, baseado no histórico da paciente, nos exames clínicos e na análise anatomopatológica, é possível antecipar o diagnóstico e obter um tratamento mais efetivo.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Mitos & verdades sobre câncer colorretal
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma. De acordo com as estimativas...
Quimioterapia em um cancer center
A cada ano, cresce mais o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Segundo estimativas do International Agency for Research on Cancer (IARC), em 2020, 19,3 milhões de pessoas no mundo tiveram câncer. Para 2040, a expectativa é que esse número cresça...
Baixe nosso e-book repleto de dicas práticas!
Como parte das nossas ações com os pacientes, elaboramos um material em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O dia 7 de abril é muito especial para nós. É uma ocasião para relembrar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde, proporcionando, assim...
O câncer de rim e sua relação com o hormônio renina
Conduzido pelo corpo clínico do A.C.Camargo Cancer Center, estudo abre uma outra perspectiva sobre a função endócrina renal: seus hormônios podem ser fatores prognósticos para câncer? O câncer de rim também orbita pelo universo de Novembro Azul. Há mais de 15 variações dele. Entre elas...
Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer
Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial...