Mulher de cabelo branco sorri com seu batom vermelho e uma caneca na mão

Menopausa: um sangramento poderia ser sinal de câncer?

Publicado em: 19/03/2021 - 11:03:54
Diagnóstico
Prevenção
Sinais e Sintomas
Tumores Ginecológicos
Endométrio
Linha Fina

Entenda a relação entre o período e os tumores ginecológicos 

Na menopausa, qualquer tipo de sangramento, por menor que seja, pode ser considerado anormal.

Assim, é prudente que a mulher, ao observar uma ocorrência de sangramento durante a menopausa, consulte um médico com urgência. 

É que existe a possiblidade de haver um câncer de endométrio, que aparece principalmente em mulheres na menopausa, após os 50 anos de idade.

O câncer de endométrio é o mais frequente entre os tumores de corpo de útero, que ocupam o oitavo lugar no ranking entre os cânceres mais incidentes para mulheres, com 6.540 novos casos em 2020, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Quando diagnosticado precocemente, porém, o câncer de endométrio é curável em 95% dos casos.


Obesidade eleva o risco

“Mulheres com obesidade também são mais propensas a desenvolver um carcinoma endometrial”, afirma o Dr. Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center. 

Uma explicação é que, devido à produção hormonal acontecer no tecido gorduroso, elas apresentam elevados níveis de estrogênio endógeno.


Sobre os tumores ginecológicos

Em março, mês da mulher, publicamos diversos conteúdos informativos para a prevenção e a conscientização do câncer ginecológico.

Os tumores ginecológicos atingem, a cada ano, mais de 30 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor.

No entanto, baseado no histórico da paciente, nos exames clínicos e na análise anatomopatológica, é possível antecipar o diagnóstico e obter um tratamento mais efetivo. 

Doutor Glauco Baiocchi, cabelos e barba negros, de jaleco, homem branco, fala da menopausa

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Covid-19: como manter sua saúde mental em tempos de coronavírus
O momento traz incertezas, medos e inseguranças. Mas, além de seguir as recomendações que estão sendo passadas para prevenir o contágio, é importante manter a saúde mental. Confira o vídeo abaixo e veja algumas dicas para este período: .video-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; padding-top...
Sangue nas fezes: devo me preocupar?
Sangue nas fezes. Pode ser assustador ver sangue no toalete ou no papel higiênico após evacuar. Felizmente, a maioria das causas de sangramento retal não são fatais – as mais comuns são as hemorroidas e as fissuras anais. Quando procurar ajuda A maioria das pessoas...
Dia Mundial da Higiene das Mãos: 7 passos para a lavagem perfeita
Data de conscientização ocorre em 5 de maio e serve para reafirmar a importância essencial desse ato Higiene das mãos, algo vital. Tanto que há um dia de conscientização (5/5), instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que nasceu bem antes da pandemia. Assim, nunca...
Julho Verde: tudo sobre os tipos de câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização...
Mitos & verdades sobre Quimioterapia
A quimioterapia, uma das principais condutas terapêuticas para o tratamento do câncer, utiliza medicamentos potentes que tem como objetivo destruir as células doentes. Dr. José Augusto Rinck Jr, titular do Departamento de Oncologia Clínica do A.C.Camargo, responde algumas das dúvidas mais comuns sobre esse tratamento...