Arte gráfica com fundo verde. Ao lado direito, um recorte arredondado de uma foto em que uma mulher coloca a mão no ventre.

Sangramento atípico fora da menstruação: posso estar com câncer?

 
Publicado em: 06/03/2021 - 06:03:00
Linha Fina

O corpo de cada mulher é diferente e nem sempre isso é sinal de um tumor. Contudo, o sangramento atípico pode ser um recado do seu organismo para outros pontos que pedem atenção

Sangramento atípico. Todo mês é a mesma coisa: menstruação acompanhada de cólicas e fluxo intenso, coletores ou absorventes sendo trocados a todo momento. Às vezes, esse episódio ocorre fora do período menstrual, causando ainda mais estresse e desconforto para a mulher. Afinal, isso é normal?

Para responder a essa pergunta, convidamos o médico cirurgião oncológico Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referências de Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center, para falar sobre sangramento atípico anormal e como as mulheres devem ficar sempre atentas a quaisquer sinais e sintomas do organismo.

Sangramento atípico fora da menstruação

"Todo sangramento fora da menstruação deve ser acompanhado por um médico ginecologista. Na maioria das vezes, pode não estar relacionado com alguma doença específica, mas não é um comportamento natural do organismo", explica Dr. Glauco.

Quantidades mínimas de sangue, chamadas de escape menstrual, podem ocorrer durante o período fértil e são consideradas normais. Contudo, fluxo intenso de sangue fora da menstruação deve ser analisado por um especialista.

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Menstruação x câncer

O sangramento atípico não é, necessariamente, sinal de câncer, mas deve ser observado com atenção pelo seu médico.

"Primeiro, precisamos saber o que causa o sangramento para daí podermos analisar melhor e talvez diagnosticar algum tumor. Mas cada caso é um caso", explica.

Não existem formas de prevenir o sangramento atípico durante a vida fértil da mulher (ou seja, antes da menopausa).

Confira nossa página especial sobre os sinais e sintomas do câncer, informe-se e compartilhe com suas amigas! Em caso de dúvidas, não deixe para depois! Marque uma consulta com algum de nossos especialistas. Quem tem câncer, tem pressa.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Tumores ginecológicos: uma seleção de conteúdos para você saber tudo sobre a saúde da mulher
Tumores ginecológicos: mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor, muitas vezes fica complicado perceber precocemente um câncer de colo de útero...
Tumores ginecológicos além do colo de útero: informe-se e cuide de você!
Os tumores ginecológicos envolvem muito mais do que o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente em mulheres. Estima-se que, em 2020, cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero foram diagnosticados no Brasil, assim como 6650 novos casos...
Podcast Rádio Cancer Center #39 - Sinais e sintomas de um câncer ginecológico: previna-se!
Câncer ginecológico, um problema que atinge mais de 30 mil mulheres a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). São tumores no colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são...
Endometriose pode virar câncer?
Endometriose, um mal que atinge cerca de 6 milhões de mulheres. A doença ocorre quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras partes do corpo. Geralmente, órgãos como ovários, trompas e peritônio são os mais afetados, causando cólicas muito...
Mioma no útero poderia ser um sinal de câncer?
Algumas mulheres podem detectar um mioma (fibromioma) no útero ao fazer exames de rotina como o ultrassom pélvico. Apesar do nome assustador, não há motivo para tensão: esse tipo de tumor é benigno, originário da proliferação da camada muscular do órgão, chamada de miométrio. Geralmente...