Endométrio | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Endométrio

O câncer de útero mais comum é o carcinoma de endométrio. O mais comum é o adenocarcinoma de origem endometrioide, que surge em células glandulares muito parecidas com as células do endométrio. Há vários subtipos desse câncer, mas a maioria tem baixa malignidade e está associada ao excesso de estrogênio.

Ouça e aprenda como se prevenir e detectar um eventual tumor no aparelho reprodutor feminino 
Câncer ginecológico, um problema que atinge mais de 30 mil mulheres a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). São tumores no colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou…
O corpo de cada mulher é diferente e nem sempre isso é sinal de um tumor. Contudo, o sangramento atípico pode ser um recado do seu organismo para outros pontos que pedem atenção
Sangramento atípico. Todo mês é a mesma coisa: menstruação acompanhada de cólicas e fluxo intenso, coletores ou absorventes sendo trocados a todo momento. Às vezes, esse episódio ocorre fora do período menstrual, causando ainda mais estresse e desconforto para a mulher. Afinal, isso é normal? Para…
Preparamos um conteúdo especial sobre tumores ginecológicos para você saber como se manifestam no sistema reprodutor feminino 
Os tumores ginecológicos envolvem muito mais do que o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente em mulheres. Estima-se que, em 2020, cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero foram diagnosticados no Brasil, assim como 6650 novos casos para câncer de ovário e 6540 novos casos…
Descubra mais sobre uma doença que afeta cerca de 10% das brasileiras
Endometriose, um mal que atinge cerca de 6 milhões de mulheres.  A doença ocorre quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras partes do corpo. Geralmente, órgãos como ovários, trompas e peritônio são os mais afetados, causando cólicas muito fortes,…
Tecnologia disponível no A.C.Camargo Cancer Center ajuda a combater esse efeito colateral 
A touca de resfriamento, como o nome diz, resfria o couro cabeludo e reduz a queda dos fios de cabelo durante a quimioterapia. É uma forma de ajudar a preservar a saúde psicológica e a privacidade do paciente. A touca diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e isso reduz muito a queda de…
Ouça e saiba como foi a inspiradora trajetória da Barbara até conseguir seu grande objetivo, ser mãe
O câncer de endométrio é o oitavo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, com previsão de 6.540 novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Uma preocupação fundamental entre as pacientes de um tumor ginecológico é em relação à fertilidade. Sim, é possível tratar um…
Entenda a relação entre o período e os tumores ginecológicos 
Na menopausa, qualquer tipo de sangramento, por menor que seja, pode ser considerado anormal. Assim, é prudente que a mulher, ao observar uma ocorrência de sangramento durante a menopausa, consulte um médico com urgência.  É que existe a possiblidade de haver um câncer de endométrio, que…
Quase sempre sem sintomas, quadro pode atingir até 70% das mulheres em fase reprodutiva
Algumas mulheres podem detectar um mioma (fibromioma) no útero ao fazer exames de rotina como o ultrassom pélvico. Apesar do nome assustador, não há motivo para tensão: esse tipo de tumor é benigno, originário da proliferação da camada muscular do órgão, chamada de miométrio. Geralmente, um mioma…
Compreenda os sinais que podem ou não indicar o diagnóstico da SOP nas mulheres
A síndrome de ovários policísticos (SOP) acontece quando há um aumento no volume ovariano devido à presença de pequenos e múltiplos cistos ao redor do ovário. Isso ocorre quando é detectada, via ultrassom, uma elevação de hormônios masculinos no corpo da mulher. Outro sinal que ajuda no…
Procedimento pode ser usado como opção terapêutica na abrasão de lesões de HPV induzidas, por exemplo, bem como lesões precursoras do câncer de vagina e vulva
Laserterapia: durante o tratamento contra o câncer na região ginecológica, algumas lesões originadas de HPV induzidas, assim como a síndrome urogenital, por exemplo, podem ser tratados com a laserterapia. O procedimento consiste em um aparelho transdutor, semelhante a um ultrassom transvaginal,…