Colo do útero | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Colo do útero

O colo do útero é a região mais baixa e estreita do útero. Esse tipo de câncer se desenvolve lentamente, com algumas células normais que se tornam pré-cancerosas e, mais tarde, cancerosas. A principal causa é a infecção pelo HPV, transmitido pelo contato sexual.

Ouça e aprenda como se prevenir e detectar um eventual tumor no aparelho reprodutor feminino 
Câncer ginecológico, um problema que atinge mais de 30 mil mulheres a cada ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). São tumores no colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou…
Preparamos um conteúdo especial sobre tumores ginecológicos para você saber como se manifestam no sistema reprodutor feminino 
Os tumores ginecológicos envolvem muito mais do que o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente em mulheres. Estima-se que, em 2020, cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero foram diagnosticados no Brasil, assim como 6650 novos casos para câncer de ovário e 6540 novos casos…
Tecnologia disponível no A.C.Camargo Cancer Center ajuda a combater esse efeito colateral 
A touca de resfriamento, como o nome diz, resfria o couro cabeludo e reduz a queda dos fios de cabelo durante a quimioterapia. É uma forma de ajudar a preservar a saúde psicológica e a privacidade do paciente. A touca diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e isso reduz muito a queda de…
Quase sempre sem sintomas, quadro pode atingir até 70% das mulheres em fase reprodutiva
Algumas mulheres podem detectar um mioma (fibromioma) no útero ao fazer exames de rotina como o ultrassom pélvico. Apesar do nome assustador, não há motivo para tensão: esse tipo de tumor é benigno, originário da proliferação da camada muscular do órgão, chamada de miométrio. Geralmente, um mioma…
Tumores uterinos podem estar situados no colo do útero ou no endométrio; entenda 
O útero é um dos órgãos do sistema reprodutor feminino.  Ele tem o formato de uma pera invertida e é dividido em duas partes: o corpo e o colo do útero.  O corpo do útero tem duas camadas, a interna, ou endométrio; e a externa, ou miométrio.  Quando um câncer acomete o útero, ele…
No Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, conheça os mecanismos de proteção – entre eles, a vacinação 
A infecção por HPV, o papilomavírus humano, tem relação importante com o câncer de colo do útero. O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil, descontando-se o tumor de pele não-melanoma. A estimativa é de que 16.590 novos casos, segundo o INCA,…
Confira seis mitos e verdades sobre oncologia na coluna “Fala, Doutor”, que traz as dúvidas mais frequentes entre os pacientes no consultório, por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C. Camargo Cancer Center
Há muitas informações sobre o câncer disponíveis na internet, mas algumas delas são enganosas ou erradas.  Assim, alguns mitos e verdades são tema de conversas no dia a dia de um oncologista clínico no consultório. A seguir, veja seis dos mitos mais comuns sobre o câncer. Mito - Pessoas…
Procedimento pode ser usado como opção terapêutica na abrasão de lesões de HPV induzidas, por exemplo, bem como lesões precursoras do câncer de vagina e vulva
Laserterapia: durante o tratamento contra o câncer na região ginecológica, algumas lesões originadas de HPV induzidas, assim como a síndrome urogenital, por exemplo, podem ser tratados com a laserterapia. O procedimento consiste em um aparelho transdutor, semelhante a um ultrassom transvaginal,…
Quatro de março é Dia Internacional de Conscientização sobre HPV e selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre o papilomavírus humano, sem tabus
O HPV ou papilomavírus humano é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção e infectar pele ou mucosas, como boca, vulva, vagina, colo do útero e pênis. É considerado uma infecção sexualmente transmissível (IST) e é a causa de mais de 70% dos casos de câncer de colo de…
No Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV (4/3), saiba como a imunização contra o papilomavírus humano pode evitar o desenvolvimento de tumores de colo do útero, vagina e pênis, entre outros – e como o desconhecimento e as fake news impedem que vidas sejam salvas
O HPV, também conhecido como papilomavírus humano, é uma doença sexualmente transmissível (DST). Esse vírus pode ser transmitido por relações sem proteção e infectar pele ou mucosas. A boa notícia é que há uma vacina para inibir o HPV, mas o problema é que existe muito desconhecimento e…