Médicos do A.C.Camargo Cancer Center participam em peso de congresso sobre uro-oncologia
Médicos do A.C.Camargo Cancer Center participam em peso de congresso sobre uro-oncologia
Oncologistas discutirão casos e abordarão os avanços dentro do segmento no maior congresso sobre uro-oncologia do mundo.
Oncologistas discutirão casos e abordarão os avanços dentro do segmento no maior congresso sobre uro-oncologia do mundo.
O intercâmbio de informações e conhecimento é um fator chave para o desenvolvimento da saúde oncológica para médicos e pacientes e a participação do corpo clínico em congressos e eventos científicos é uma das melhores ferramentas para que este compartilhamento de conhecimento seja parte de um ciclo virtuoso que orbita o paciente e seu tratamento.
Entre os dias 12 e 15 de abril, o A.C.Camargo Cancer Center, participará do XIV Congresso Internacional de Uro-Oncologia e do IX Simpósio Multiprofissional de Uro-Oncologia que ocorrerão simultaneamente em São Paulo. Ambos os eventos contarão com a participação de profissionais de toda a América-Latina, Caribe e América do Norte.
Representando o A.C.Camargo Cancer Center, o líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Stênio Zequi, defenderá, na plenária principal do evento, a necessidade da re-ressecção endoscópica de tumores de bexiga no painel “Paciente com CBNMI (câncer de bexiga não músculo invasivo) de alto risco: eu favoreço a re-ressecção.”
Este procedimento, proposto pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos EUA, desde 1997 é amplamente adotado pela comunidade médica. A prática defendida por Zequi, pode melhorar a relação custo-efetivo do tratamento uma vez que, em até 30% dos casos de ressecção de carcinoma urotelial de bexiga não músculo invasivo há indícios de resquícios do tumor, ou mesmo presença de tumor músculo invasivo.
O líder do CR de Tumores Urológicos também fará uma apresentação no dia 15/4 na liga acadêmica do congresso sobre a jornada do paciente com tumor de testículo. O bate-papo, voltado para estudantes de medicina, abordará temas como prevenção, diagnóstico precoce e a jornada do paciente a partir do diagnóstico.
A oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Milena Tariki, participará do simpósio satélite “Radiofármacos no tratamento de mCRPC: uma abordagem multidisciplinar”. No dia 15/4, a médica será uma das moderadoras do painel “Módulo Rim - Seção - doença metastática”.
A pesquisadora científica no Grupo de Genômica e Biologia Molecular do Centro Internacional de Pesquisa do A. C.Camargo Cancer Center e orientadora do Programa de Pós Graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente, Giovana Torrezan será uma das palestrantes do painel sobre oncogenética e medicina de precisão abordando o tema “Como interpretar e o que fazer com o resultado do teste genético (VUS, resultado positivo).”
Também no dia 14/4, o vice-líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos do Cancer Center, José Augusto Rinck Jr., subirá à plenária principal para participar de um debate e discutir casos clínicos sobre câncer de bexiga ao lado de outros especialistas nacionais e internacionais.
Ainda no mesmo dia, o oncologista clínico do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Dr. Aldo Lourenço Dettino, abordará o tema "terapia alvo: a comodidade e desafios na população idosa" e participará da discussão de casos clínicos durante o curso "uro-oncologia no paciente idoso: abraçando a complexidade do cuidado."
Além destes profissionais, também participarão do congresso os Drs. Jayme Quirino, Éder Silveira, Gabriel Constantino e o Dr. Thiago Borges.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.