Médicos do A.C.Camargo Cancer Center participam em peso de congresso sobre uro-oncologia

 
Publicado em: 05/04/2023 - 14:04:35
Linha Fina

Oncologistas discutirão casos e abordarão os avanços dentro do segmento no maior congresso sobre uro-oncologia do mundo.

O intercâmbio de informações e conhecimento é um fator chave para o desenvolvimento da saúde oncológica para médicos e pacientes e a participação do corpo clínico em congressos e eventos científicos é uma das melhores ferramentas para que este compartilhamento de conhecimento seja parte de um ciclo virtuoso que orbita o paciente e seu tratamento.

Entre os dias 12 e 15 de abril, o A.C.Camargo Cancer Center, participará do XIV Congresso Internacional de Uro-Oncologia e do IX Simpósio Multiprofissional de Uro-Oncologia que ocorrerão simultaneamente em São Paulo. Ambos os eventos contarão com a participação de profissionais de toda a América-Latina, Caribe e América do Norte.

Representando o A.C.Camargo Cancer Center, o líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Stênio Zequi, defenderá, na plenária principal do evento, a necessidade da re-ressecção endoscópica de tumores de bexiga no painel “Paciente com CBNMI (câncer de bexiga não músculo invasivo) de alto risco: eu favoreço a re-ressecção.”

Este procedimento, proposto pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos EUA, desde 1997 é amplamente adotado pela comunidade médica. A prática defendida por Zequi, pode melhorar a relação custo-efetivo do tratamento uma vez que, em até 30% dos casos de ressecção de carcinoma urotelial de bexiga não músculo invasivo há indícios de resquícios do tumor, ou mesmo presença de tumor músculo invasivo.

O líder do CR de Tumores Urológicos também fará uma apresentação no dia 15/4 na liga acadêmica do congresso sobre a jornada do paciente com tumor de testículo. O bate-papo, voltado para estudantes de medicina, abordará temas como prevenção, diagnóstico precoce e a jornada do paciente a partir do diagnóstico. 

A oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Milena Tariki, participará do simpósio satélite “Radiofármacos no tratamento de mCRPC: uma abordagem multidisciplinar”. No dia 15/4, a médica será uma das moderadoras do painel “Módulo Rim - Seção - doença metastática”. 

A pesquisadora científica no Grupo de Genômica e Biologia Molecular do Centro Internacional de Pesquisa do A. C.Camargo Cancer Center e orientadora do Programa de Pós Graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente, Giovana Torrezan será uma das palestrantes do painel sobre oncogenética e medicina de precisão abordando o tema “Como interpretar e o que fazer com o resultado do teste genético (VUS, resultado positivo).”

Também no dia 14/4, o vice-líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos do Cancer Center, José Augusto Rinck Jr., subirá à plenária principal para participar de um debate e discutir casos clínicos sobre câncer de bexiga ao lado de outros especialistas nacionais e internacionais.

Ainda no mesmo dia, o oncologista clínico do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Dr. Aldo Lourenço Dettino, abordará o tema "terapia alvo: a comodidade e desafios na população idosa" e participará da discussão de casos clínicos durante o curso "uro-oncologia no paciente idoso: abraçando a complexidade do cuidado."

Além destes profissionais, também participarão do congresso os Drs. Jayme Quirino, Éder Silveira, Gabriel Constantino e o Dr. Thiago Borges

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Leucemia mieloide aguda: novo método calcula com precisão a sobrevida do paciente
Pioneiro no campo da onco-hematologia, ele foi desenvolvido em estudo multicêntrico internacional, que teve a liderança de médico do A.C.Camargo Cancer Center Quando um paciente é diagnosticado com leucemia mieloide aguda, os médicos usam uma variedade de métricas para determinar a gravidade da doença. As...
Pesquisa aponta aumento da incidência de câncer de orofaringe associado a infecção por vírus HPV
Neste Julho Verde, mês de conscientização sobre o combate aos tumores de cabeça e pescoço, conheça este estudo feito na cidade de São Paulo, que analisou mais de 15 mil casos de câncer de boca e orofaringe O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H, é encontrada apenas no Brasil...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência de câncer renal no...
Câncer de cabeça e pescoço: artigo científico traz recomendações para cirurgias oncológicas
Estudo internacional teve a contribuição do Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço Câncer de cabeça e pescoço e Covid-19. Em artigo divulgado pela revista científica The Lancet Oncology , especialistas representando mais de 30 sociedades médicas...