Eventos
Biofarmacêutica global participa pela 1ª vez do evento esportivo C2C4C em apoio ao A.C.Camargo Cancer Center
Evento ciclístico que ocorre no Chile, entre 2 e 13 de dezembro, tem como objetivo arrecadar fundos para pesquisa do câncer
Biofarmacêutica global participa pela 1ª vez do evento esportivo C2C4C em apoio ao A.C.Camargo Cancer Center
Evento ciclístico que ocorre no Chile, entre 2 e 13 de dezembro, tem como objetivo arrecadar fundos para pesquisa do câncer
De 2 a 13 de dezembro, colaboradores da Bristol Myers Squibb (BMS) de diversos países participarão do desafio ciclístico Continent 2 Continent 4 Cancer (C2C4C) e pedalarão entre Pucón e Puerto Varas, no Chile, totalizando quase 1.500 quilômetros de percurso, com o objetivo de apoiar pesquisas e arrecadar fundos para organizações latino-americanas que atendem pacientes com câncer membros da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
Ao longo dos últimos 10 anos, a força de trabalho global da Bristol Myers Squibb tem se unido para demonstrar seu compromisso de longa data com a pesquisa sobre o câncer, por meio de passeios ciclísticos pelo mundo. A tradição teve início em 2014, quando um grupo de funcionários da área de oncologia nos Estados Unidos sentiu que devia fazer mais pelas pessoas afetadas pelo câncer. A iniciativa se expandiu para a Europa em 2016, Japão em 2021 e América Latina em 2022.
A motivação dos funcionários para participar e promover pesquisas sobre o câncer tem sido pessoal. Alguns pedalam em homenagem àqueles que perderam a vida por causa da doença. “Pessoalmente, perdi um amigo para o câncer. E atualmente é difícil imaginar alguém que não tenha sido afetado direta ou indiretamente pela doença e esse é um motivo fundamental que me mobiliza a participar do C2C4C. Meus colegas da Bristol Myers Squibb e eu iremos arrecadar doações para pesquisas sobre o câncer tendo como prioridade os pacientes”, comenta Aldemir Cruz, Diretor da Unidade de Negócios e Capitão do Time Brasil C2C4C 2023.
O A.C.Camargo faz parte desta história
Este ano será a primeira vez que o Brasil participa do desafio, e a instituição escolhida para ser beneficiada é o A.C.Camargo Cancer Center. A Bristol Myers Squibb (BMS) irá doar um real para cada real doado por outras pessoas e instituições, isso dobrará a arrecadação e contribuirá ainda mais com os objetivos do Cancer center.
A campanha pode ser divulgada e apoiada por todos, e como forma de incentivar isso, o A.C.Camargo está realizando a ação “Por quem você pedala?”, e colocou algumas bicicletas na instituição para que pacientes e colaboradores possam pedalar e fotografar para suas redes sociais usando a hashtag #C2C4C23. Os colaboradores que participarem concorrerão a uma bicicleta.
Se você quiser participar deste movimento em prol do avanço da oncologia no Brasil, acesso o link do projeto e saiba mais.
Médicos do corpo clínico do A.C.Camargo participam do 1º APESP&SBP Breast Board
Médicos do corpo clínico do A.C.Camargo participam do 1º APESP&SBP Breast Board
A Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP) e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) irão promover, pela primeira vez, o APESP&SBP Breast Board, um evento dinâmico e multidisciplinar com foco na patologia mamária e no diagnóstico, tratamento, manejo e pesquisa do câncer de mama.
O foco central será a apresentação de casos clínicos de câncer de mama ou de lesões mamárias desafiadoras e controversas, seguida por discussão entre vários especialistas e palestras teóricas relacionadas ao tópico principal de cada caso.

- Dra. Camila Guatelli, médica radiologista titular do Departamento de Imagem
- Dra. Cynthia Bueno Toledo de Osório, médica patologista titular do Departamento de Anatomia Patológica e coordenadora do Biobanco do A.C.Camargo
- Dra. Fabiana Baroni Makdissi, médica líder do Centro de Referência em Tumores de Mama e head do Departamento de Mastologia
- Dra. Luciana Graziano, médica radiologista titular do Departamento de Imagem
- Dra. Luciana Moura Leite, médica oncologista clínica titular do Departamento de Oncologia Clínica
- Dra. Solange Sanches, vice-líder do Centro de Referências em Tumores de Mama e médica oncologista clínica titular
- Dr. Vladmir Cordeiro de Lima, médico oncologista clínico titular
1º APESP&SBP Breast Board
Data: 1 e 2 de dezembro de 2023
Público-alvo: médicos patologistas e residentes de patologia, oncologistas clínicos, mastologistas, radiologistas, entre outros especialistas.
Local: Auditório Senador José Ermírio de Moraes do A.C.Camargo Cancer Center
Endereço: Rua Tamandaré, 764, São Paulo/SP – 01525-001
Inscrições: https://www.sbp.org.br/eventos/apesp-sbp-breast-board/
Médicos do A.C.Camargo não pagam. Basta entrar em contato pelo [email protected].
A.C.Camargo marca presença em um dos mais importantes congressos de nefrologia do mundo na Filadélfia
Durante a Kidney Week da American Society of Nephrology nossa especialista Dra. Germana Brito apresentou trabalho realizado sobre toxicidade do tratamento oncológico
A.C.Camargo marca presença em um dos mais importantes congressos de nefrologia do mundo na Filadélfia
Durante a Kidney Week da American Society of Nephrology nossa especialista Dra. Germana Brito apresentou trabalho realizado sobre toxicidade do tratamento oncológico
Uma vez ao ano, a Sociedade Americana de Nefrologia (ASN) promove a Kidney Week, dedicada ao debate e troca de conhecimento sobre temas ligados a doenças renais. Na agenda, além da submissão e apresentação de pesquisas feitas por profissionais da área, que podem ser levadas ao público de forma oral, por meio de poster ou suplementar, também acontece o Congresso Americano de Nefrologia, um dos mais importantes para atuantes da área.
E, marcando não só presença, mas também a participação nas inscrições e apresentações de trabalhos científicos, a Dra. Germana Brito, nefrologista atuante em Onconefrologia e integrante do corpo clínico do A.C.Camargo, esteve por lá e contou um pouco mais aos visitantes do que se tratou a sua pesquisa “FGFR inhibitors in cholangiocarcinoma and urothelial bladder cancer resulting in hyperphosphatemia, low parathormone and high calcitriol: the side effects of FGF23 blockage", assim como publicou nos suplementos do congresso o tema do seu doutorado "Single and combination immunotherapy with chemotherapy and the risk of AKI in patients with solid cancer".

“A lesão renal aguda tem se tornado uma toxicidade importante entre pacientes com câncer que são tratados com inibidores de checkpoint imune e, por isso, este estudo vem com o objetivo de descrever a incidência, os fatores de risco e a mortalidade oriunda desta lesão nas pessoas que receberam os inibidores de forma isolada ou em combinação com outra imunoterapia ou quimioterapia”, explica a Dra. Germana sobre o segundo trabalho citado acima.
A participação e contribuição de membros da medicina oncológica em momentos de troca de conhecimento, não só no Brasil, mas também no mundo, é de ganho extremo para todo o universo do tratamento do câncer, inclusive para os pacientes, já que abre horizontes para inovações, avanços em tratamentos, descobertas e também a possibilidade de elevar a forma como atuamos por aqui para o mundo.
Outras grandes contribuições para a classe oncológica
Recentemente, a Dra. Germana Brito foi convidada para coordenar o comitê de onconefrologia da Sociedade Brasileira de Nefrologia e levar a sua experiência, incluindo aquela adquirida na atuação junto ao A.C.Camargo Cancer Center, para o público-alvo da sociedade, bem como ampliar o alcance da sua contribuição à classe oncológica através de oportunidades geradas a partir da sua nova função.
Contextualizando com alguns exemplos, ela aplicou uma aula sobre o tema no Congresso Sul-Brasileiro de Nefrologia, levou trabalhos da instituição para o XXII Congresso Paulista de Nefrologia, como também ministrou uma aula em plenária sobre o seu trabalho de doutorado e, mesmo antes desta Kidney Week, já havia enviado outros projetos para avaliação conseguindo este espaço, tanto para ampliar seus próprios conhecimentos, quanto para compartilhá-los e dar alcance mundial ao que realizamos aqui no A.C.Camargo.
Médico urologista do A.C.Camargo é premiado no 39º Congresso Brasileiro de Urologia da SBU
Médico urologista do A.C.Camargo é premiado no 39º Congresso Brasileiro de Urologia da SBU
Entre os dias 18 e 21 de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologia realizou o 39º Congresso Brasileiro de Urologia no Centro de Convenções de Salvador na Bahia, um dos mais importantes da especialidade no mundo e, nesta mesma oportunidade, também aconteceu a entrega do Prêmio Sérgio Aguinaga.
A solenidade acontece em homenagem ao médico e professor, Dr. Sérgio Aguinaga, que deixou sua marca na história da urologia brasileira, com atuações como presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Academia Nacional de Medicina (ANM), além de marcos como o início do Programa de Transplantes Renais e o Programa de Residência Médica para formação de especialistas em urologia na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Pensando em ampliar conhecimentos e também promover na troca e compartilhamento de informações entre profissionais, parte do nosso corpo clínico que se dedica à especialidade esteve presente e também participou ativamente da premiação.
Entre os trabalhos submetidos ao prêmio, foram aceitos três formatos diferentes: apresentação oral, pôster eletrônico e vídeo e quanto as áreas técnicas, foram contemplados temas como uro-oncologia, urologia pediátrica, infertilidade, disfunção sexual, transplante renal entre outros. E a avaliação foi baseada em originalidade, metodologia científica, análise dos resultados e impacto dos achados.
Estudo com participação do nosso corpo clínico é o vencedor do prêmio!
Com seu estudo de doutorado intitulado “Ensaio clínico randomizado comparativo entre embolização de artérias prostáticas e prostatectomia aberta em próstatas de grande volume (>80 ml): análise clínica e urodinâmica”, o Dr. Bruno Rodrigues Lebani, médico urologista do A.C.Camargo Cancer Center, junto a um grupo de profissionais da área, levaram o primeiro lugar da premiação e foram recebidos no palco para a oficialização.
Movimentações e conquistas como essas evoluem e impulsionam, não apenas os profissionais envolvidos, mas a classe oncológica como um todo, promovendo descobertas, aperfeiçoamentos e aprendizados que, no final de tudo, contribui para que todo o universo que envolve a urologia oncológica também ganhe com isso, incluindo os pacientes.
A.C.Camargo participa do XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica
Congresso contará com mais de 30 aulas ministradas pelos oncologistas do A.C.Camargo.
A.C.Camargo participa do XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica
Congresso contará com mais de 30 aulas ministradas pelos oncologistas do A.C.Camargo.
A cooperação para o compartilhamento de informações e atualização científica para médicos é uma das melhores ferramentas para a expansão do conhecimento e desenvolvimento da saúde oncológica. Essa é uma das características que torna o A.C.Camargo Cancer Center referência em oncologia no Brasil e no mundo, tanto em tratamento e produção científica, quanto em educação. Por isso, entre os dias 15 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro, a instituição participará do XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, realizado pela SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica), que é presidida pelo cirurgião oncológico do Cetro de Referência (CR) de Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo, Dr. Héber Ribeiro.
Contando com apoio de coordenação do diretor de ensino e residência médica da SBCO e cirurgião oncológico do Centro de Referência de Tumores Colorretais do A.C.Camargo, Dr. Paulo Stevanato, o congresso é a uma das principais iniciativas dentro do segmento oncológico no Brasil e contará com a presença de alguns dos principais oncologistas do A.C.Camargo como a líder do Centro de Referência em Tumores de Mama, Dra. Fabiana Makdissi, que participará como facilitadora da conversa “Papo de Cirurgiã - Sessão Athenas - Mulheres Cirurgiãs Oncológicas” e “Principais atualizações cirúrgicas”. Além disso, na mesa “Como a imunoterapia redefine o tratamento do câncer de mama triplo negativo de alto risco em estágio inicial” ela será a palestrante”. Nas apresentações sobre “Awareness, Survivorship e Intermediação” e “Awareness: O que os médicos não sabem sobre o tratamento do câncer”, sua contribuição será como presidente das mesas.
O líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais, Dr. Samuel Aguiar, abrirá uma das discussões do primeiro dia de congresso apresentando palestra na seção "meet the professor - linha de cuidado em câncer colorretal: onde estamos?". Além deste tema, o líder do centro de referência participará de outros painéis. Ainda no CR de Tumores Colorretais, o vice-líder, Dr. Celso de Mello apresenta a palestra "Qual o melhor tratamento paliativo para carcinomatose de origem colorretal?".
No módulo sobre ginecologia, o líder do CR de tumores Ginecológicos do A.C.Camargo, Dr. Glauco Baiochi, participa do painel "Câncer de colo de útero localmente avançado" com a palestra "Até onde vai a indicação cirúrgica (IB2? IB3?)?".
Congresso da SBCO destaca residente do A.C.Camargo
Além da grande participação de alguns dos principais oncologistas do A.C.Camargo, o congresso contou também com a presença massiva dos residentes do programa R4 da instituição, os alunos, Alex Barbosa, Flavio Teixeira, Jacqueline Menezes, Rebeca Nahime, Lívia Felippe e Elisa Fachin, que foi reconhecida por alcançar a maior nota da história da SBCO na prova de título de especialista em cirurgia oncológica.
Neste link, você consegue conferir a programação completo para não perder as oportunidades.
Conheça os vencedores do 2º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida
Pelo segundo ano consecutivo, impulsionamos grandes ideias que podem mudar os rumos da Oncologia no Brasil.

Conheça os vencedores do 2º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida

Pelo segundo ano consecutivo, impulsionamos grandes ideias que podem mudar os rumos da Oncologia no Brasil.
É com muito orgulho que o A.C.Camargo Cancer Center e a família José Ermírio de Moraes Neto anunciaram na noite de ontem (14/11) os vencedores do 2º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida.
Categoria "Iniciativas/Soluções Digitais de Saúde para Oncologia (Digital Health)"
O vencedor foi Stephani Caser Ruschi Tápias, com o projeto "Estratégia de Autocoleta na Saúde Íntima e Preventiva".
Categoria “Iniciativas Científicas de Potencial Empreendedor para Oncologia (Deep Techs)”
Dois vencedores empatados em primeiro lugar: Carolini Kaid, com o projeto "Terapia Oncolítica para Tratamento de Tumores Malignos", e Marcos Santos, com o projeto "mir-THYpe full".
Cada um dos vencedores recebeu uma premiação de até R$ 100 mil para investir em suas iniciativas, além de estarem inseridos em um espaço de grande visibilidade com lideranças da área.
Durante o evento, os finalistas de cada categoria apresentaram os projetos para uma banca avaliadora. As iniciativas foram analisadas conforme adesão a três critérios: relevância, maturidade e potencial de negócio e impacto no segmento de saúde.
A segunda edição do prêmio contou com 53 projetos submetidos, criados por empreendedores de todas as regiões do Brasil, membros da Rede Alumni e residentes do A.C.Camargo, além de pesquisadores, professores e estudantes externos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras.
Quem foi José Eduardo Ermírio de Moraes
Quando o prêmio foi idealizado, a família pensou em fazer uma aliança entre a personalidade de Duda e o que ele sempre defendeu e buscou na vida pessoal para servir de inspiração àqueles que tenham em si o desejo de fazer a diferença.
Em sua vida, ele tinha três pilares: ética, conhecimento e meritocracia, que se desdobraram em algumas características marcantes, como a ambição, ousadia, dedicação e a resiliência, além da vontade de realizar-se profissionalmente com seu próprio mérito, empenho e esforço.
Ele era uma pessoa ambiciosa, que buscava referências não só no Brasil, mas também em outros países. Era um cidadão do mundo, e como transitava entre pessoas de todas as idades e classes sociais, e se comunicava com elas com facilidade, conquistou grandes mentores, com quem teve a oportunidade de se aconselhar em momentos de decisões importantes de sua vida profissional. Era uma pessoa extremamente racional, mas nunca deixou de dar ouvidos a seu coração.
Com o tempo, a família descobriu que ele custeava faculdades e cursos no exterior para filhos de amigos e pessoas que buscavam uma formação de ponta. Como acreditava na meritocracia, não só custeava os estudos, mas também acompanhava seus resultados, como uma forma de incentivo ao crescimento daqueles que ajudava.
Entre muitos sonhos que possuía, um deles era ver o Brasil ser respeitado e admirado globalmente nos segmentos de finanças e economia, como a potência que tem condições de ser. Com este prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho e estendê-lo para as áreas de saúde, tecnologia e inovação, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.
Duda estaria extremamente empolgado em conhecer os candidatos que concorreram ao prêmio, bem como por encontrar pessoas que já estejam fazendo a diferença!
Sobre o Prêmio JEEM
Fazer mais pela vida, ir além dos limites e realizar o impossível, são características comuns ao A.C.Camargo e a família José Ermírio de Moraes Neto que, ao longo de 70 anos, trabalham juntos investindo em ensino, pesquisa e projetos voltados à área de saúde que melhorem o acesso à saúde em nosso país.
Esse esforço conjunto, inspirado pela memória e trajetória empreendedora de José Eduardo Ermírio de Moraes, resultou no prêmio que leva o nome de um dos maiores filantropos que o Brasil já teve, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações pela Vida.
Essa parceria, que traz muito orgulho ao A.C.Camargo Cancer Center e vem contribuindo de maneira significativa para o avanço da ciência e da medicina no tratamento oncológico, acaba de ganhar novos reforços. Em sua primeira edição, o prêmio contou com mais de 60 projetos inscritos em suas duas categorias superando qualquer expectativa.
A.C.Camargo no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) da ABHH 2023
A.C.Camargo no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) da ABHH 2023
Já ouviu falar em células CAR-T para o tratamento do câncer? Esta é uma grande novidade para o tratamento de cânceres hematológicos, entre eles, leucemias e linfomas, que agem em alvos específicos usando células de defesa do organismo do próprio paciente.
Elas são extraídas, modificadas em laboratório e depois infundidas de volta neste paciente. Ou seja, são reprogramadas as próprias células de defesa do paciente contra a doença.
Podemos dizer que a célula CAR-T é o maior avanço no tratamento do câncer dos últimos anos e pode se estabelecer como um dos pilares do combate à doença ao lado de quimioterapia, cirurgia e radioterapia
No Brasil, ainda são poucas as instituições autorizadas a fazer este tipo de tratamento e nós, aqui no A.C.Camargo Cancer Center, somos referência internacional no assunto e vamos compartilhar nossa expertise e conhecimento no *Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) da ABHH 2023, o maior da área realizado no Hemisfério Sul.
No próximo dia 25/10, nossos profissionais hiperespecializados apresentarão o painel “CAR-T na vida real brasileira: a experiência multiprofissional de um Cancer Center privado”, das 13h30 às 14h30. Produzir e compartilhar informações de qualidade representam um propósito para nós, onde contribuímos com os avanços na saúde oncológica.
Esperamos você lá!
*De 25 a 28 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Estamos unidos para gerar avanços na oncologia
Confira como será o nosso painel no congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Estamos unidos para gerar avanços na oncologia
Confira como será o nosso painel no congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Referência no saber oncológico, estaremos mais uma vez no congresso Todos Juntos Contra o Câncer. Com a presença das nossas lideranças, abordaremos importantes estratégias para avançarmos no tratamento de tumores.
No dia 28/09, das 14h40 às 16h10, apresentaremos o painel “Como obter sustentabilidade no Mercado de Oncologia? Desafios do futuro”.
O evento acontecerá em São Paulo no formato híbrido e contará com encontros presenciais no WTC Events Center (além de transmissão online ao vivo).
Os principais especialistas do segmento estarão presentes para discutir os desafios e as conquistas voltadas à Oncologia, como a política nacional de prevenção e controle da doença.
Confira a programação completa e faça a sua inscrição

As possibilidades da aplicação da inteligência artificial na medicina foi tema de uma das palestras de destaque durante o segundo dia de evento
As possibilidades da aplicação da inteligência artificial na medicina foi tema de uma das palestras de destaque durante o segundo dia de evento
A 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer trouxe como um dos destaques do segundo dia a palestra “Perspectivas de aplicações de inteligência artificial em medicina”, ministrada pelo Dr. Ricardo Ruggeri, diretor técnico da oncologia do Leben Salud, hospital localizado na região da Patagônia argentina.
Em sua apresentação, Dr. Ricardo explicou como a inteligência artificial (IA) pode ajudar a desenhar e corrigir estratégias para o tratamento do paciente e que pode ser utilizada nas seguintes áreas:
• Diagnóstico e detecção de doenças
• Assistência na tomada de decisão clínica
• Personalização do tratamento
• Monitoramento de pacientes
• Cirurgia assistida por robótica
• Pesquisa e desenvolvimento de drogas
• Previsão de surto de doença
• Telemedicina
• Análise de textos médicos
• Automação de atividades administrativas
Na Leben Salud, Dr. Ricardo comenta que, por meio da inteligência artificial foi possível estruturar fluxos de trabalhos diferentes associados com as necessidades individuais de cada paciente, conseguindo chegar a uma solução personalizada.
Há muitas perspectivas de aplicação da IA na medicina, principalmente para ajudar os profissionais da saúde com melhores diagnósticos e tratamentos para diferentes doenças em áreas distintas.
Mas, a IA não pode guiar o paciente através dos diferentes diagnósticos e tratamentos. Seu principal poder é trabalhar como uma grande diretora do fluxo do paciente, melhorando a acessibilidade às soluções de saúde para toda a população.
Inovações para treinamento e ensino em cirurgia robótica
Inteligência artificial e machine learning foram algumas das tecnologias abordadas por Stephen Thompson, no campo da cirurgia robótica
Inovações para treinamento e ensino em cirurgia robótica
Inteligência artificial e machine learning foram algumas das tecnologias abordadas por Stephen Thompson, no campo da cirurgia robótica
Cumprindo sua proposta de compartilhar conhecimento e apoiar a educação e desenvolvimento dos profissionais em oncologia, a 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer apresentou aos participantes os “Avanços em Cirurgia Robótica Otimizando Treinamento, Ensino, Pesquisa e Cuidado Agora e no Futuro”, ministrada por Stephen Thompson, vice-presidente de distribuição e operações comerciais para a Asia, da Intuitive, fabricante da plataforma de cirurgia robótica Da Vinci.
Apresentada pelo líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos, Dr. Stênio Zéqui, os congressistas puderam acompanhar o que está por vir no campo da cirurgia robótica. “O cirurgião poderá contar, pro exemplo, com suporte da inteligência artificial para melhorar sua performance durante os procedimentos”, acrescentou Thompson.
Além dos projetos em andamento envolvendo inteligência artificial, o machine learning foi outro ponto muito abordado quando o palestrante trouxe o tema desempenho e educação médica. Atualmente, as cirurgias já podem ser gravadas e e sistemas já monitoram os movimentos do cirurgião durante a operação, por exemplo. Esse conjunto de informações pode ser utilizado para acompanhar o desenvolvimento do profissional e até ensinar profissionais em início de carreira.
O Brasil já conta com cerca de 110 plataformas de cirurgia robótica e o A.C.Camargo é o primeiro centro brasileiro a capacitar cirurgiões para operar essas plataformas. “O mais interessante abordado durante a apresentação foi a criação de um aplicativo capaz de acompanhar a evolução das técnicas usadas pelos cirurgiões”, concluiu Dr. Zequi
O Brasil já conta com cerca de 110 plataformas de cirurgia robótica e o A.C.Camargo é o primeiro centro brasileiro a capacitar cirurgiões (fellows) para operar essas plataformas