Médicos do A.C.Camargo Cancer Center debatem tumores iniciais de pulmão na Semana Brasileira da Oncologia
Médicos do A.C.Camargo Cancer Center debatem tumores iniciais de pulmão na Semana Brasileira da Oncologia
A mesa teve o seguinte tema: Quando e como Abordar o Mediastino
Por Helano Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center
O Dr. Jefferson Gross, head do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, e o Dr. Felipe D'Almeida, da Anatomia Patológica, integraram, no módulo pulmão da Semana Brasileira da Oncologia, o painel de discussão sobre câncer de pulmão inicial.
A mesa contou com presença de cirurgiões, radioterapeutas e patologistas. Foram discutidos temas como o papel do rastreamento do câncer de pulmão e quando a radioterapia estereotática pode ser indicada no tratamento das lesões iniciais do órgão.
Além disso, foram abordadas as vantagens e desvantagens da realização de ressecções sublobares no tratamento do câncer de pulmão estádio I.
Ressecções menores (como a segmentar anatômica) podem propiciar a preservação de parênquima pulmonar, mas existem indicações precisas (lesões em vidro fosco ou com componente sólido <0,5cm) para que não haja aumento do risco de recidiva tumoral.
Por fim, foram debatidas as indicações para a abordagem dos linfonodos mediastinais no estadiamento e no tratamento cirúrgico do câncer de pulmão. Esse é um tema muito relevante, considerando que é comum a realização de cirurgias sem avaliação adequada do mediastino.
Discussões como essa no congresso da SBOC permitem a troca de experiências entre especialistas de diversas áreas do país, além da disseminação dos conceitos atuais e consensos de tratamento aos residentes e estudantes.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.