ASCO 2019: estudo em parceria com o A.C.Camargo aponta avanços no tratamento do câncer de próstata metastático sensível à castração
ASCO 2019: estudo em parceria com o A.C.Camargo aponta avanços no tratamento do câncer de próstata metastático sensível à castração
Trabalho contou com a participação do oncologista clínico Aldo Lourenço Dettino
Em parceria com o A.C.Camargo, o estudo The Targeted Investigational Treatment Analysis of Novel Anti-androgen (TITAN)/A análise de novo Tratamento investigacional direcionado anti-andrógeno publicado em uma das principais revistas científicas do mundo, a The New England Journal of Medicine, foi um dos destaques neste final de semana no annual meeting da ASCO (American society of Clinical Oncology), em Chicago, nos Estados Unidos.
O estudo, que contou com a participação do oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, Aldo Lourenço Dettino, mostrou avanços no tratamento de câncer de próstata metastático sensível à castração – quando é realizada a supressão de hormônios masculinos como forma de inibir a ação tumoral.
O TITAN contou com a participação de 1052 pacientes e avaliou a ação da apalutamida como medicação antiandrogênica, auxiliando na castração hormonal e, desta forma, tendo função antitumoral. Os resultados apontam que a apalutamida melhorou a sobrevida livre de progressão radiográfica (câncer estável, sem evolução), com uma redução de 52% do risco deste desfecho.
Além disso, também melhorou a sobrevida global – período durante o qual um paciente permanece vivo após o diagnóstico da doença ou início do tratamento - com uma redução de 33% no risco de morte. Quanto à toxidade, as taxas de eventos adversos de grau 3/4 foram similares, registrando 42% no grupo apalutamida e 41% no grupo placebo. A descontinuação do tratamento devido a eventos adversos também foi baixa: 8% no grupo apalutamida e 5% no grupo placebo.
Os autores concluem que a melhora significativa de sobrevida livre de progressão e sobrevida global, tanto em pacientes com baixo volume quanto com alto volume de doença, inclusive dentre os que foram previamente tratados com docetaxel, é um evidência que suporta a adição da medicação como tratamento de primeira linha para pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.