Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19 Pular para o conteúdo principal

Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19

 
Publicado em:

Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19

Saiba como esses pacientes devem se cuidar em meio ao Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo – e como eles podem solicitar equipamentos de proteção ao SUS

Publicado em:

Senhora branca de cabelo branco, curto e máscara

Senhora branca de cabelo branco, curto e máscara

Saiba como esses pacientes devem se cuidar em meio ao Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo – e como eles podem solicitar equipamentos de proteção ao SUS

Pacientes laringectomizados totais devem redobrar os cuidados em tempos de covid-19

A maioria deles é composta por idosos que, muitas vezes, já têm múltiplas comorbidades, o que os torna mais suscetíveis durante a pandemia. 

Mas a atenção especial deve ser dada à traqueostomia definitiva, também conhecida como estoma, que é o orifício na região cervical.


Os cuidados dos pacientes laringectomizados

Segundo a Dra. Camila Barbosa Barcelos, fonoaudióloga do A.C.Camargo, além de usar máscara na região do nariz e da boca, pacientes laringectomizados devem proteger o estoma, que pode ser uma porta de entrada para bactérias e vírus.

“Existem alguns equipamentos que protegem esse estoma, caso de adesivos e filtros. Também há a chamada proteção mecânica, que é a utilização de camisetes feitas de tecido que protegem a entrada desse estoma”, explica a Dra. Camila.

Caso o paciente não consiga custear esses equipamentos de proteção, uma saída é utilizar as próprias máscaras de cirúrgicas amarradas na região cervical e, assim, proteger o estoma.

“Este orifício pode ser uma via de contaminação de covid-19 através de gotículas ou do toque. O estoma também poderia ser uma via de transmissão de covid-19 para outras pessoas, por isso é preciso redobrar os cuidados”, complementa a especialista.


O Atendimento Oncológico Protegido 

O A.C.Camargo tem um controle muito rígido para a segurança de pacientes e colaboradores em tempos de pandemia.

O protocolo também dá atenção especial aos pacientes laringectomizados totais.

“Já nas triagens, as enfermeiras protegem a via aérea tradicional deste paciente, que é boca e o nariz, e também disponibiliza uma máscara para o paciente proteger o estoma”, conta a Dra. Camila Barcelos. 

De resto, as orientações são as mesmas para a população em geral, ainda que o laringectomizado deva lavar as mãos com uma frequência ainda maior, pois, muitas vezes, ele manipula essa região do estoma.


Equipamentos via SUS

No caso dos pacientes laringectomizados que não conseguem pagar pelos equipamentos de proteção do estoma, uma hipótese é pedir esses filtros via SUS.

“Uma portaria do SUS estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde de pacientes ostomizados, que caberia também para os pacientes laringectomizados totais, já que eles têm um estoma na região cervical”, diz a Dra. Camila.

A portaria é a SAS/MS número 416 e alguns estados, como Santa Catarina, já têm fornecido todos os insumos para essa reabilitação pulmonar, que são esses filtros para os pacientes colocarem na região cervical.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

Dia Nacional dos Ostomizados
O Dia Nacional dos Ostomizados, em 16 de novembro, foi criado como forma de tentar acabar com o preconceito por meio da informação. A ostomia, também conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho...
Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
Cuidados paliativos: 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves
O Instituto Ana Michelle Soares e o A.C.Camargo Cancer Center convidam para debater cuidados paliativos no 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves. O fórum contará com uma série de rodadas de conversas com pacientes, familiares e...