Senhora branca de cabelo branco, curto e máscara

Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19

 
Publicado em: 11/08/2021 - 09:08:10
Linha Fina

Saiba como esses pacientes devem se cuidar em meio ao Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo – e como eles podem solicitar equipamentos de proteção ao SUS

Pacientes laringectomizados totais devem redobrar os cuidados em tempos de covid-19

A maioria deles é composta por idosos que, muitas vezes, já têm múltiplas comorbidades, o que os torna mais suscetíveis durante a pandemia. 

Mas a atenção especial deve ser dada à traqueostomia definitiva, também conhecida como estoma, que é o orifício na região cervical.


Os cuidados dos pacientes laringectomizados

Segundo a Dra. Camila Barbosa Barcelos, fonoaudióloga do A.C.Camargo, além de usar máscara na região do nariz e da boca, pacientes laringectomizados devem proteger o estoma, que pode ser uma porta de entrada para bactérias e vírus.

“Existem alguns equipamentos que protegem esse estoma, caso de adesivos e filtros. Também há a chamada proteção mecânica, que é a utilização de camisetes feitas de tecido que protegem a entrada desse estoma”, explica a Dra. Camila.

Caso o paciente não consiga custear esses equipamentos de proteção, uma saída é utilizar as próprias máscaras de cirúrgicas amarradas na região cervical e, assim, proteger o estoma.

“Este orifício pode ser uma via de contaminação de covid-19 através de gotículas ou do toque. O estoma também poderia ser uma via de transmissão de covid-19 para outras pessoas, por isso é preciso redobrar os cuidados”, complementa a especialista.


O Atendimento Oncológico Protegido 

O A.C.Camargo tem um controle muito rígido para a segurança de pacientes e colaboradores em tempos de pandemia.

O protocolo também dá atenção especial aos pacientes laringectomizados totais.

“Já nas triagens, as enfermeiras protegem a via aérea tradicional deste paciente, que é boca e o nariz, e também disponibiliza uma máscara para o paciente proteger o estoma”, conta a Dra. Camila Barcelos. 

De resto, as orientações são as mesmas para a população em geral, ainda que o laringectomizado deva lavar as mãos com uma frequência ainda maior, pois, muitas vezes, ele manipula essa região do estoma.


Equipamentos via SUS

No caso dos pacientes laringectomizados que não conseguem pagar pelos equipamentos de proteção do estoma, uma hipótese é pedir esses filtros via SUS.

“Uma portaria do SUS estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde de pacientes ostomizados, que caberia também para os pacientes laringectomizados totais, já que eles têm um estoma na região cervical”, diz a Dra. Camila.

A portaria é a SAS/MS número 416 e alguns estados, como Santa Catarina, já têm fornecido todos os insumos para essa reabilitação pulmonar, que são esses filtros para os pacientes colocarem na região cervical.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no esôfago, mama e intestino grosso...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios...
Equipe médica do A.C.Camargo participa de evento internacional sobre laringectomizados
Médicos do A.C.Camargo serão palestrantes no workshop on-line do Global Postlaryngectomy Rehabilitation, organizado pelo Instituto do Câncer da Holanda (Netherlands Cancer Institute), nos dias 6 e 7 de maio. O evento reúne médicos do mundo todo para debater técnicas e evidências clínicas mais recentes com...
Covid-19: pandemia pode causar até 20% a mais de mortes por câncer
Covid-19 e câncer: a pandemia mudou o estilo de vida de grande parte dos brasileiros. Sair de casa somente para o essencial e fazer o uso de medidas protetivas contra o vírus da Covid-19 viraram hábitos que já completam um ano. Por isso, muitas pessoas...
Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos...