Senhora branca de cabelo branco, curto e máscara

Laringectomizados totais: os cuidados em tempos de covid-19

Publicado em: 11/08/2021 - 09:08:10
Linha Fina

Saiba como esses pacientes devem se cuidar em meio ao Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo – e como eles podem solicitar equipamentos de proteção ao SUS

Pacientes laringectomizados totais devem redobrar os cuidados em tempos de covid-19

A maioria deles é composta por idosos que, muitas vezes, já têm múltiplas comorbidades, o que os torna mais suscetíveis durante a pandemia. 

Mas a atenção especial deve ser dada à traqueostomia definitiva, também conhecida como estoma, que é o orifício na região cervical.


Os cuidados dos pacientes laringectomizados

Segundo a Dra. Camila Barbosa Barcelos, fonoaudióloga do A.C.Camargo, além de usar máscara na região do nariz e da boca, pacientes laringectomizados devem proteger o estoma, que pode ser uma porta de entrada para bactérias e vírus.

“Existem alguns equipamentos que protegem esse estoma, caso de adesivos e filtros. Também há a chamada proteção mecânica, que é a utilização de camisetes feitas de tecido que protegem a entrada desse estoma”, explica a Dra. Camila.

Caso o paciente não consiga custear esses equipamentos de proteção, uma saída é utilizar as próprias máscaras de cirúrgicas amarradas na região cervical e, assim, proteger o estoma.

“Este orifício pode ser uma via de contaminação de covid-19 através de gotículas ou do toque. O estoma também poderia ser uma via de transmissão de covid-19 para outras pessoas, por isso é preciso redobrar os cuidados”, complementa a especialista.


O Atendimento Oncológico Protegido 

O A.C.Camargo tem um controle muito rígido para a segurança de pacientes e colaboradores em tempos de pandemia.

O protocolo também dá atenção especial aos pacientes laringectomizados totais.

“Já nas triagens, as enfermeiras protegem a via aérea tradicional deste paciente, que é boca e o nariz, e também disponibiliza uma máscara para o paciente proteger o estoma”, conta a Dra. Camila Barcelos. 

De resto, as orientações são as mesmas para a população em geral, ainda que o laringectomizado deva lavar as mãos com uma frequência ainda maior, pois, muitas vezes, ele manipula essa região do estoma.


Equipamentos via SUS

No caso dos pacientes laringectomizados que não conseguem pagar pelos equipamentos de proteção do estoma, uma hipótese é pedir esses filtros via SUS.

“Uma portaria do SUS estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde de pacientes ostomizados, que caberia também para os pacientes laringectomizados totais, já que eles têm um estoma na região cervical”, diz a Dra. Camila.

A portaria é a SAS/MS número 416 e alguns estados, como Santa Catarina, já têm fornecido todos os insumos para essa reabilitação pulmonar, que são esses filtros para os pacientes colocarem na região cervical.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...