A CAR-T Cell no tratamento do câncer – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Publicado em: 31/05/2021 - 15:05:59
Linha Fina

Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

CAR-T Cell: você já ouviu falar? A terapia com CAR (chimeric antigen receptor)-T cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 

CAR-T consiste em linfócitos T geneticamente modificados para reconhecer e eliminar células que expressam um antígeno-alvo específico.

Seu processo de fabricação consiste em 3 etapas principais:

  1. Células T autólogas são isoladas por meio de leucoaférese.
  2. DNA viral que codifica o CAR é incorporado a estas células, transformando-as em CAR-T Cell.
  3. Reinfusão das células T modificadas no paciente. 

A ligação do CAR aos antígenos alvo é independente do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), resultando em ativação vigorosa das células T e poderosas respostas antitumorais. 


+ Podcast Rádio Cancer Center - CAR-T Cells, a terapia que reprograma as células do paciente


O sucesso da terapia com células CAR-T anti-CD19 em doenças malignas de células B resultou em sua aprovação pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 2017. 

No entanto, podem existir algumas limitações para a terapia com células CAR-T, como toxicidades, eficácia limitada contra tumores sólidos, inibição e resistência, escape de antígeno, persistência limitada, infiltração tumoral pobre e o microambiente tumoral imunossupressor.

Aprofunde-se mais neste assunto durante o Next Frontiers to Cure Cancer 2021. No dia 25/6, sexta-feira, às 17 horas, será apresentada a aula Factors Governing Outcomes of CD19 CAR-T Cell Immunotherapy, pelo Doutor Cameron Turtle, do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Trata-se de mais uma Conferência Magna do evento.

Sobre o palestrante

Cameron Turtle, branco, cabelo raspado

O Doutor Cameron Turtle é professor associado do departamento de Medicina, divisão de Oncologia, da Universidade de Washington, Seattle, estado de Washington (WA).

Catédra Anderson para imunoterapia, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson em Seattle, com suporte do Core Center Support Grant, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson Universidade de Washington e Seattle Children’s Hospital, Seattle, WA.

Doutor Daniel Garcia, branco e de óculos, sorri de jaleco
"
A terapia CAR-T Cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 
Doutor Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }