A CAR-T Cell no tratamento do câncer – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Publicado em: 31/05/2021 - 15:05:59
Institucional
Tratamento
Eventos
Next Frontiers
Linha Fina

Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

CAR-T Cell: você já ouviu falar? A terapia com CAR (chimeric antigen receptor)-T cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 

CAR-T consiste em linfócitos T geneticamente modificados para reconhecer e eliminar células que expressam um antígeno-alvo específico.

Seu processo de fabricação consiste em 3 etapas principais:

  1. Células T autólogas são isoladas por meio de leucoaférese.
  2. DNA viral que codifica o CAR é incorporado a estas células, transformando-as em CAR-T Cell.
  3. Reinfusão das células T modificadas no paciente. 

A ligação do CAR aos antígenos alvo é independente do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), resultando em ativação vigorosa das células T e poderosas respostas antitumorais. 


+ Podcast Rádio Cancer Center - CAR-T Cells, a terapia que reprograma as células do paciente


O sucesso da terapia com células CAR-T anti-CD19 em doenças malignas de células B resultou em sua aprovação pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 2017. 

No entanto, podem existir algumas limitações para a terapia com células CAR-T, como toxicidades, eficácia limitada contra tumores sólidos, inibição e resistência, escape de antígeno, persistência limitada, infiltração tumoral pobre e o microambiente tumoral imunossupressor.

Aprofunde-se mais neste assunto durante o Next Frontiers to Cure Cancer 2021. No dia 25/6, sexta-feira, às 17 horas, será apresentada a aula Factors Governing Outcomes of CD19 CAR-T Cell Immunotherapy, pelo Doutor Cameron Turtle, do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Trata-se de mais uma Conferência Magna do evento.

Sobre o palestrante

Cameron Turtle, branco, cabelo raspado

O Doutor Cameron Turtle é professor associado do departamento de Medicina, divisão de Oncologia, da Universidade de Washington, Seattle, estado de Washington (WA).

Catédra Anderson para imunoterapia, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson em Seattle, com suporte do Core Center Support Grant, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson Universidade de Washington e Seattle Children’s Hospital, Seattle, WA.

Doutor Daniel Garcia, branco e de óculos, sorri de jaleco
"
A terapia CAR-T Cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 
Doutor Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Chegou o #Desafio21 do A.C.Camargo Cancer Center
21 dias Este é o tempo necessário para transformar uma atitude em um hábito. Pensando nisso, desafiamos você a adotar um novo hábito que ajude na prevenção ao câncer. Pode ser um exercício físico, uma dieta mais saudável ou mesmo a redução do consumo de...
Covid-19 e imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento
Conheça os cuidados que essas pessoas devem manter para garantir a proteção contra o vírus Covid-19 e imunoterapia. As pessoas que fazem tratamento contra o câncer a partir desse tipo de terapia devem ter os mesmos cuidados da população em geral. A imunoterapia, que estimula...
O modelo Cancer Center do A.C.Camargo faz diferença no seu tratamento
A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação...
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
Equipe do A.C.Camargo Cancer Center participa do San Antonio Breast Cancer Symposium
Médicas e cientista estiveram presentes para discussões sobre câncer de mama Uma equipe de médicas e pesquisadoras do A.C.Camargo Cancer Center participou da 42ª edição do San Antonio Breast Cancer Symposium, no Texas (EUA). Estiveram presentes Dra. Fabiana Makdissi (head do Centro de Referência de...