Câncer de pele e vitamina D: entenda tudo e beneficie-se

Publicado em: 14/01/2022 - 14:01:04
Linha Fina

Tenha todos os cuidados necessários para prevenir um tumor cutâneo e aproveitar ao máximo os dias mais quentes – e aprenda a escapar das fake news

Câncer de pele e vitamina D: melanomas e tumores não melanoma são uma preocupação para aquelas pessoas que amam tomar sol, ainda mais em um país tropical como o Brasil.

Isso ajuda a explicar o fato de a “vitamina D” estar entre os termos mais comentados, sobretudo nesta época do ano, seja nas redes sociais ou mesmo no consultório.

Também pudera: o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil: corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. 

Alguns fatores aumentam o risco de um o câncer de pele, caso da exposição prolongada sem protetor solar, de queimaduras de sol na infância e do histórico familiar.

É por isso que o A.C.Camargo dispõe de um Centro de Referência em Tumores Cutâneos, que trata cada paciente com um olhar único.

E, para que você utiliza a vitamina D a seu favor e não corra riscos, confira a seguir dicas importantes para minimizar um câncer de pele.


Câncer de pele e vitamina D: a receita segura

A vitamina D é muito importante para a saúde. 

Quando o raio ultravioleta entra em contato com a nossa pele, existe uma reação fotoquímica que induz a produção de vitamina D, que, assim, faz o cálcio se fixar nos ossos.

No entanto, o mesmo raio ultravioleta que provoca essa reação do bem para os nossos ossos pode causar câncer de pele quando você se expõe ao sol em excesso, principalmente das 10 às 16 horas.

O segredo é a moderação: como estamos num país tropical, você não precisa ficar 15 minutos todos os dias neste sol de rachar que bate das 10 às 16 horas, e, assim, arriscar ter um câncer.

Tome sol fora desse horário e faça exames de sangue periódicos para dosar a vitamina D. Se estiver baixa, você irá repor em comprimidos ou gotas. 


Fake news sobre vitamina D

Como dito anteriormente, a vitamina D é fundamental para os nossos ossos, mas esse é o único benefício que ela nos dá.

Ao contrário do que dizem alguns boatos, a vitamina D não tem função antienvelhecimento e anticâncer, muito menos anticovid-19, isso não existe. 

Houve outras fake news que colocam que as pessoas deveriam abusar de vitamina D, mas isso é um perigo: pode causar até danos nos rins


Protetor solar atrapalha a produção de vitamina D?

Não. Inclusive saiu um estudo recentemente que afirma que o fato de a pessoa ter aplicado o protetor solar não impede a produção de vitamina D.

Portanto, não corra riscos e aplique diariamente, no mínimo, a cada quatro horas.

É melhor tomar um pouquinho de sol todos os dias do que tentar resolver toda a sua vitamina D num dia só de verão. 


Quem se curou de um câncer de pele pode tomar sol pela vitamina D?

Quem passou, por exemplo, por um carcinoma, que é o mais comum, tem 50% de chances de desenvolver outro câncer em cinco anos.

Então, não é recomendável que essa pessoa vá para o sol para produzir vitamina D.

Ela vai repor a vitamina D por comprimido ou gotas. Isso também é indicado para pessoas muito claras que estejam com baixa dosagem de vitamina D.

No entanto, apenas o oncologista pode dar uma recomendação mais precisa sobre um determinado indivíduo. 

Para conhecer os principais sinais e sintomas para um câncer de pele, clique aqui.


Fonte: Doutor Marco Antonio de Oliveira, dermatologista do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...