Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes
Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência de câncer renal no Brasil é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. Ainda assim, é possível reduzir os riscos de desenvolver a doença através da atividade física frequente.
A prática de se exercitar é o mote da campanha de conscientização contra o câncer de rim do International Kidney Cancer Coalition, o IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre). Uma campanha atrelada ao Dia Mundial do Câncer de Rim, neste dia 18 de junho.
Segundo estudo da organização, a atividade física moderada pode reduzir o risco de contrair câncer de rim em até 22%. E pode diminuir o avanço da doença em 15%, se diagnosticado.
Atividade física x câncer de rim
Os principais fatores de risco que aumentam a chance de se desenvolver um câncer de rim são obesidade, dieta rica em gordura e carnes vermelhas, sedentarismo, hipertensão arterial, cigarro e diabetes.
"A maior parte pode ser combatida com exercícios físicos regulares, que, além de ajudarem na perda de peso, promovem o controle da hipertensão arterial e melhoram os níveis de açúcar no sangue, assim como o desempenho do aparelho cardiovascular", diz o Dr. Stênio de Cássio Zequi, head do Departamento de Tumores Urológicos do A.C.Camargo Cancer Center.
Zequi, que é fundador e coordenador do Latin American Renal Cancer Group (LARCG), faz parte do Medical Advisory Board do IKCC e também é coordenador da campanha "Dia Mundial do Câncer de Rim” no Brasil, aponta ainda os benefícios psicológicos do esporte.
A atividade física regular também atua na redução da ansiedade e depressão. "A prática de atividade física libera substâncias que agem como antidepressivos naturais, melhoram o humor e podem afastar preocupações. Ainda estreita laços sociais e ajuda a formar novos vínculos de amizade", explica o especialista.
Comece devagar
Para iniciar o hábito de praticar atividade física, atente-se para sua capacidade física. "O exercício deve ser vigoroso, mas dentro do seu limite. Se não suporta 30 minutos de caminhada acelerada, por exemplo, reduza para 15 minutos a cada três vezes por semana", explica o doutor.
Atividades simples do dia a dia, como ir ao mercado, à padaria e até mesmo fazer faxina também podem ser ótimos exercícios físicos. "Faça atividades prazerosas, como dançar, por exemplo. Há quanto tempo você não dança? Ainda pode estimular quem você ama a praticar também", aconselha.
Em tempos de pandemia de Covid-19, as atividades físicas ao ar livre não são indicadas, mas é possível ficar em casa e espantar a preguiça com essas dicas.
Sinais e sintomas
Em sua fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sintomas, ainda que seja possível detectá-lo a partir de exames de rotina.
Entretanto, em sua fase avançada, pode apresentar dores lombares (parte lateral do abdome ou barriga), sangramento na urina, massa abdominal palpável e, algumas vezes, sintomas gerais como febre diária, sudorese frequente, cãibras, tremores, hipertensão arterial, alteração de coagulação, anemia, entre outros.
Pesquisa com excelência
Publicado no Journal of Cancer Research and Clinical Oncology, um artigo que tem entre os autores o Dr. Stênio Zequi e o Dr. Walter Henriques da Costa estabeleceu um guia de orientação internacional para o tratamento do câncer de rim em todos os seus estágios.
Saiba mais aqui.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.