Alguns sinais e sintomas pedem atenção e uma consulta com um dermatologista
Os tumores de pele do tipo melanoma têm sua origem nos melanócitos, que são as células produtoras de melanina - pigmento marrom que dá cor à pele para proteger suas camadas mais profundas contra os efeitos nocivos da radiação do sol. Apesar de serem mais comuns em pessoas de pele clara, os negros, os orientais e seus descendentes não estão livres da doença.
Nos estágios iniciais, normalmente o melanoma se manifesta em forma de pinta, que se diferencia das demais por algumas características que podem ser agrupadas em uma regra chamada “ABCDE”.
ABCDE do melanoma

Procure um dermatologista
Caso tenha algum dos sinais e sintomas listados acima para melanoma e não melanoma, procure um dermatologista. O médico poderá avaliar melhor se será necessário fazer biópsia ou exames complementares ou se não há necessidade de preocupação.
Você sabia?
O melanoma é um câncer de pele potencialmente grave pelo seu potencial de disseminação. Quando isso acontece, os linfonodos podem ser acometidos. Mesmo quando não há evidências de acometimento, esses pacientes podem evoluir com recidiva do melanoma.
Na tentativa de prever a probabilidade de uma recidiva, pesquisadores do A.C.Camargo criaram uma ferramenta matemática chamada nomograma. A partir do melanoma inicial, calcula-se a probabilidade de uma recidiva em até dez anos após a cirurgia. Assim, é possível criar um calendário personalizado de seguimento baseado nesse risco.