Você conhece os sinais e sintomas da leucemia?

Publicado em: 22/06/2020 - 16:06:22
Diagnóstico
Tratamento
Epidemiologia
Neoplasias Hematológicas

Alguns sinais, como sangramentos e manchas roxas pelo corpo, podem passar despercebidos

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

Para entender melhor os sinais e sintomas da leucemia, Dr. Jayr Schmidt Filho, head do Núcleo de Onco-hematologia do A.C.Camargo Cancer Center, explica o que é a doença e como ela se manifesta no corpo.

O que é leucemia

A medula óssea é o tecido que fica no interior dos nossos ossos. Todas as células do sangue têm sua origem ali como células-tronco, que vão amadurecendo e se especializando. Quando necessário, o corpo emite sinais químicos para que as células-tronco amadureçam e se tornem glóbulos vermelhos, brancos ou plaquetas.

“Quando o paciente tem leucemia aguda, a medula passa a produzir uma quantidade muito grande de blastos – células imaturas e anormais que tomam o lugar das outras células sanguíneas na medula, no sangue e no sistema linfático”, explica Dr. Jayr Schmidt Filho, head do Núcleo de Onco-hematologia do A.C.Camargo Cancer Center.

A leucemia se divide em subtipos de acordo com a origem da célula (mieloides ou linfoides) e com a intensidade de proliferação (aguda, quando progride de forma rápida, ou crônica, de forma lenta). É mais comum em adultos maiores de 55 anos e crianças menores de 15 anos.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 no Brasil são esperados 5.920 casos de leucemia em homens e 4.890 em mulheres.

Sinais e sintomas

Além de dificilmente apresentar sintomas nos estágios iniciais, os sinais variam de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de leucemia. Eles podem incluir:

  • Febre inexplicável
  • Sensação de fraqueza e fadiga persistente
  • Perda de apetite
  • Perda de peso inexplicável
  • Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais
  • Dificuldade para respirar
  • Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos
  • Anemia
  • Suores noturnos
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Dor nos ossos ou nas juntas
  • Infecções recorrentes

Dr. Jayr também explica que manifestações hemorrágicas como manchas roxas e sangramentos nasais podem ser sinais de alerta quanto estão associados a outros sintomas da leucemia.

O diagnóstico é feito com base em exames de sangue e da medula, incluindo punção e biópsia. Para tratamento, os últimos anos trouxeram avanços significativos, como drogas focadas em combater a célula doente (terapia-alvo) e outras específicas que preparam o sistema imune para combater a doença (imunoterapia).

Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

​​​​​​​- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Tabagismo: um manual sobre o que o cigarro faz com seu corpo
Quando detectados no início, nove entre dez casos de câncer têm chances de cura; assim, veja este guia com dicas para quem quer largar o vício O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros...
Tecnologia adquirida pelo A.C.Camargo permite reduzir tempo da radioterapia intraoperatória em pacientes com câncer de mama
Em 2016, o A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa em câncer, passa a contar com um novo aliado para o tratamento radioterápico intraoperatório de pacientes com câncer de mama. Com este equipamento, uma dose única de radiação é aplicada...
Diagnóstico tardio do câncer pode causar insuficiência cardíaca
Publicado no Journal of Clinical Medicine, estudo avalia que cardiopatia carcinoide demonstra relação com tumores neuroendócrinos Para a literatura médica em geral, não é comum colocar a cardiopatia carcinoide como consequência de tumores neuroendócrinos. Isso até a realização de um estudo desenvolvido pelo corpo clínico...
Entenda o tipos de leucemia neste vídeo
Leucemia é o câncer que tem origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. Muita gente diz que a leucemia é o câncer dos glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo, mas a doença pode atingir outros tipos de...
Podcast Rádio Cancer Center #22 - Câncer de cabeça e pescoço: tratamentos inovadores
Ouça e conheça as principais evoluções nas técnicas terapêuticas Câncer de cabeça e pescoço: o tratamento do câncer, de forma geral, evoluiu muito nos últimos anos. E, com uma equipe multidisciplinar envolvida, o paciente pode contar com a melhor abordagem. Entre os avanços em termos...