Tumores ginecológicos: um infográfico que conscientiza para a prevenção
Tumores ginecológicos: um infográfico que conscientiza para a prevenção
Entenda mais sobre os cânceres que atingem mais de 30 mil brasileiras
Entenda mais sobre os cânceres que atingem mais de 30 mil brasileiras
Os tumores ginecológicos atingem, a cada ano, mais de 30 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A alta incidência decorre da descoberta tardia, uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor. No entanto, baseado no histórico da paciente, nos exames clínicos e na análise anatomopatológica, é possível antecipar o diagnóstico e obter um tratamento mais efetivo.
“Os cânceres ginecológicos são passíveis de prevenção e de curabilidade, por isso é preciso investir na disseminação do tema”, orienta a Dra. Andréa Gadêlha, oncologista clínica do A.C.Camargo Cancer Center.
Para a médica, a importância da vacinação começa na infância e na adolescência, antes mesmo do início da atividade sexual, assim como a orientação sobre o uso do preservativo para o sexo seguro e a recomendação dos testes Papanicolau e de HPV de alto risco.
Assim, no mês dedicado à mulher, confira um infográfico que dá um panorama sobre os cinco principais cânceres do sistema reprodutor feminino: colo do útero, corpo do útero (endométrio e sarcoma uterino), ovário, vagina e vulva.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.