Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação

Publicado em: 18/06/2020 - 21:06:00
Diagnóstico
Institucional
Epidemiologia

Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center

A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar atenção em todos os sinais e sintomas e, ao detectá-los, buscar orientação médica. 

Pois, no câncer, a chance de sobrevida pode até dobrar se o diagnóstico for realizado precocemente.

O líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, o Dr. Luiz Paulo Kowalski, afirma que a Covid-19 é grave e as orientações médicas devem ser respeitadas. Mas lembra que o câncer também é grave e é silencioso. 

“Enquanto a Covid-19 é uma nova inimiga, o câncer é um inimigo da humanidade há muitas décadas. Então, é preciso, sim, que nos isolemos durante a pandemia, porém sem deixar de estar alerta a sinais e sintomas de um eventual tumor”, diz o médico.

Ciente disso, o A.C.Camargo Cancer Center tem um Atendimento Oncológico Protegido para receber seus pacientes, algo pensado não apenas para quem está em tratamento, mas também para aquela pessoa que apresenta um sintoma e necessita de um diagnóstico.

Assim, não adie sua consulta, mesmo durante a pandemia. “É muito importante procurar auxílio médico em caso de alguns sintomas persistentes”, afirma o Dr. Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo.

Líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos da Instituição, o Dr. João Pedreira Duprat Neto reafirma a importância de vir ao Cancer Center ao sinal de pintas que estão com alterações, em crescimento, apresentem mais de uma cor ou bordas irregulares. 

“O tratamento de um melanoma inicial pode ser extremamente simples e facilmente curável. Já um melanoma espesso, não”, explica o Dr. Duprat.

Outra possibilidade é agendar uma consulta no A.C.Camargo via Telemedicina, que é realizada por uma plataforma online, algo simples e seguro.

“Estamos diante de duas batalhas que a humanidade precisa enfrentar. Batalhas duras, sim, mas potencialmente contornáveis com atitudes corretas e tratamento adequado”, completa o Dr. Kowalski.


Sinais comuns

Um câncer pode apresentar sintomas diversos (veja a seguir), mas há alguns sinais importantes. “Por exemplo, feridas que não cicatrizam, aparecimento ou crescimento de nódulos, perda de peso sem justificativa, surgimento de sangramento vaginal ou por via intestinal e dor persistente”, elenca o Dr. Glauco Baiocchi.

Conheça aqui os sinais e sintomas que merecem ser investigados por um médico, divididos por algumas das principais especialidades – vale lembrar que eles não significam que você tem câncer.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

HPV x Papanicolau
A investigação do vírus HPV não substitui a realização do papanicolau. Ambos são feitos por meio do mesmo material. Por sua vez, a análise do HPV tem se mostrado mais sensível. “Ao investigarmos a infecção pelo vírus, quando o resultado dá negativo nós podemos afirmar...
Podcast #50 - A diferença entre um hospital geral e um Cancer Center
A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação...
Células tumorais circulantes e câncer de mama: estudo é reconhecido em congresso da SBOC-AACR
Células tumorais circulantes e câncer de mama. Estas duas temáticas nortearam um estudo conduzido pela Dra. Solange Sanches, oncologista clínica do A.C.Camargo, que contou com a orientação da Dra. Ludmilla Chinen, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisas (CIPE) da Instituição. Esse trabalho foi premiado no...
Leucemia, linfoma e mieloma: atenção aos sinais e sintomas
Leucemia, linfoma e mieloma são tumores hematológicos que merecem total atenção. Sim, a pandemia de Covid-19 permanece em curso, mas o câncer não espera. Por isso, o A.C.Camargo Cancer Center conta com um Atendimento Oncológico Protegido, para que seus pacientes possam vir à Instituição para...
Nomograma preditor de comprometimento adicional de linfonodos em pacientes com sentinela positivo
O nomograma prevê por cálculos matemáticos e estatísticos a possibilidade de outros linfonodos sentinelas comprometidos pelo melanoma também. Isso ajuda a identificar, de forma mais precisa, quais pacientes deveriam ser submetidos a uma nova cirurgia, e em quais pacientes a observação é uma opção segura...