No Dia Mundial da Sepse, saiba mais sobre ela, seus sinais e sintomas
O Dia Mundial da Sepse, marcado para 13 de setembro, foi criado para aumentar a conscientização sobre a doença. Cerca de 430 mil brasileiros têm o problema todos os anos. Desses, apenas 200 mil sobrevivem.
Mas você sabe o que é sepse?
Conhecida também como infecção generalizada ou septicemia, é uma resposta exagerada do próprio organismo contra alguma infecção, seja bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou causada por protozoários.
Como consequência, essa reação exagerada pode levar ao mau funcionamento de alguns órgãos e, se não tratada rapidamente, pode levar o paciente à morte.
Sinais e sintomas
Os principais sinais e sintomas que podem indicar a doença são:
• Febre
• Dificuldade de respirar
• Pressão arterial baixa
• Ritmo cardíaco acelerado
• Confusão mental
Fique atento. Ao notar estes sinais e sintomas, busque imediatamente um serviço de saúde.
Controle da sepse no A.C.Camargo
No A.C.Camargo Cancer Center, nossas equipes são constantemente treinadas para reconhecer os sinais de sepse e agir rapidamente. Temos protocolos que seguem padrões internacionais para prevenção e tratamento da doença, de forma a garantir o melhor cuidado com qualidade e segurança para o paciente. A Instituição também iniciou projetos de inteligência artificial para dar suporte à equipe na identificação de indicadores iniciais do problema.
FONTE:
Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS) do A.C.Camargo Cancer Center / Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS)