Seis dicas para aliviar a mente e manter o paciente confortável durante a sessão de quimioterapia

Publicado em: 19/04/2016 - 21:04:00
Tratamento
Foco do paciente
Quimioterapia

quimioterapia é uma das mais importantes formas de tratamento do câncer, que utiliza medicamentos para destruir ou inibir o desenvolvimento de células tumorais. Pode ser aplicada por via oral ou de forma intravenosa, ou seja, diretamente na veia por meio de cateteres.

Como o tempo de aplicação da quimioterapia é personalizada e pode variar a cada paciente, preparamos um guia com dicas de itens e acessórios para mantê-lo ainda mais confortável durante as sessões.

Atenção: no caso de dúvidas, consulte sempre seu oncologista.
 

Roupas confortáveis

A sessão de quimioterapia pode durar algumas horas, então, é importante se manter confortável. Leve blusa, meia e outros acessórios para manter-se aquecido, pois clínicas, hospitais e centros de tratamento oncológico podem ter uma temperatura mais fria.
 

Água

Dores de cabeça podem ser comuns durante a quimioterapia e uma das possíveis causas é a desidratação. Leve sempre uma garrafinha com água e peça para seu acompanhante mantê-la sempre cheia. Beber bastante líquido também poderá ajudar a eliminar algumas reações desagradáveis causadas pelos medicamentos.
 

Música

Alguns pacientes costumam relaxar ao ouvir música. Prepare sua lista de canções favoritas e leve em seu celular, por exemplo. A música traz bem-estar. Não esqueça o fone de ouvidos.
 

Livros e Revistas

Ler também é um excelente passatempo. Aproveite para colocar a leitura em dia com seus livros favoritos ou traga revistas e jornais com notícias sobre qualquer assunto: atualidades, entretenimento ou esportes.
 

Notebooks e tablets

Para poupar a bateria do seu celular – é importante mantê-lo carregado para um contato de emergência –, leve notebooks e tablets para navegar na internet, assistir a filmes ou se divertir com jogos.
 

Seu acompanhante

Um acompanhante é muito importante em vários momentos do tratamento oncológico. Familiares, cônjuge ou amigos, além de contribuir em pequenas tarefas, também ajudam a distrair e passar o tempo e, principalmente, oferecem o apoio necessário durante essa etapa na vida.

Dr. Marcello Ferretti Fanelli - CRM 83777
Diretor do Departamento de Oncologia Clínica
Especialista em Cancerologia Clínica - RQE nº 23921-1

Fonte:
<https://www.mdanderson.org/publications/cancerwise/2015/08/what-i-pack-for-chemo.html>.

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Dica das nossas nutricionistas: suco multinutritivo
Receitas desenvolvidas pela equipe de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center Um importante caminho para a prevenção do câncer e outras doenças é ter hábitos de vida saudáveis. Por meio da união dos conceitos nutricionais e das técnicas gastronômicas, a equipe de Nutrição e Dietética do...
Recidiva, seguimento, cura e remissão em oncologia
Por Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Quando o tratamento termina, muitos pacientes escutam de seus médicos oncologistas que se inicia o seguimento ou quais medicamentos adicionais serão necessários para manter o tumor em remissão. Ou, felizmente, que o câncer desapareceu e...
Live: “Abordagem da Covid-19 em pacientes oncológicos dentro de um Cancer Center”
Dia 23/04, nossos médicos foram convidados pela Oncologia Brasil para discutirem sobre a “Abordagem da Covid-19 em pacientes oncológicos dentro de um Cancer Center” em um webinar que teve por principal objetivo compartilhar a experiência de um centro de referência e servir de modelo para...
Imunoterapia: saiba em quais casos o tratamento é eficaz para tumores colorretais
A imunoterapia é um tratamento inovador que funciona como agente do bem em nosso organismo: ele dá um comando para que o sistema imunológico reconheça e destrua as células tumorais. Para funcionar, a imunoterapia se liga a proteínas presentes em alguns tipos de tumores e...