Seis dicas para aliviar a mente e manter o paciente confortável durante a sessão de quimioterapia

Publicado em: 19/04/2016 - 21:04:00

quimioterapia é uma das mais importantes formas de tratamento do câncer, que utiliza medicamentos para destruir ou inibir o desenvolvimento de células tumorais. Pode ser aplicada por via oral ou de forma intravenosa, ou seja, diretamente na veia por meio de cateteres.

Como o tempo de aplicação da quimioterapia é personalizada e pode variar a cada paciente, preparamos um guia com dicas de itens e acessórios para mantê-lo ainda mais confortável durante as sessões.

Atenção: no caso de dúvidas, consulte sempre seu oncologista.
 

Roupas confortáveis

A sessão de quimioterapia pode durar algumas horas, então, é importante se manter confortável. Leve blusa, meia e outros acessórios para manter-se aquecido, pois clínicas, hospitais e centros de tratamento oncológico podem ter uma temperatura mais fria.
 

Água

Dores de cabeça podem ser comuns durante a quimioterapia e uma das possíveis causas é a desidratação. Leve sempre uma garrafinha com água e peça para seu acompanhante mantê-la sempre cheia. Beber bastante líquido também poderá ajudar a eliminar algumas reações desagradáveis causadas pelos medicamentos.
 

Música

Alguns pacientes costumam relaxar ao ouvir música. Prepare sua lista de canções favoritas e leve em seu celular, por exemplo. A música traz bem-estar. Não esqueça o fone de ouvidos.
 

Livros e Revistas

Ler também é um excelente passatempo. Aproveite para colocar a leitura em dia com seus livros favoritos ou traga revistas e jornais com notícias sobre qualquer assunto: atualidades, entretenimento ou esportes.
 

Notebooks e tablets

Para poupar a bateria do seu celular – é importante mantê-lo carregado para um contato de emergência –, leve notebooks e tablets para navegar na internet, assistir a filmes ou se divertir com jogos.
 

Seu acompanhante

Um acompanhante é muito importante em vários momentos do tratamento oncológico. Familiares, cônjuge ou amigos, além de contribuir em pequenas tarefas, também ajudam a distrair e passar o tempo e, principalmente, oferecem o apoio necessário durante essa etapa na vida.

Dr. Marcello Ferretti Fanelli - CRM 83777
Diretor do Departamento de Oncologia Clínica
Especialista em Cancerologia Clínica - RQE nº 23921-1

Fonte:
<https://www.mdanderson.org/publications/cancerwise/2015/08/what-i-pack-for-chemo.html>.

 

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...
7 dúvidas sobre o câncer de pele e sua relação com o protetor solar e o bronzeador
O câncer de pele, em seu subtipo não melanoma, é o tumor mais comum no Brasil. Para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 93.160 novos casos para mulheres e 83.770 novos casos em homens. Alguns...