Práticas integrativas realizadas no A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Práticas integrativas realizadas no A.C.Camargo Cancer Center

 
Publicado em:

Práticas integrativas realizadas no A.C.Camargo Cancer Center

Pacientes em tratamento na instituição contam com yoga, reiki, arteterapia e meditação dentro do programa de práticas integrativas. Essas terapias são reconhecidas pela OMS e Ministério da Saúde.
 

Publicado em:

Pacientes em tratamento na instituição contam com yoga, reiki, arteterapia e meditação dentro do programa de práticas integrativas. Essas terapias são reconhecidas pela OMS e Ministério da Saúde.
 

Práticas integrativas em saúde são abordagens complementares aos cuidados de saúde utilizadas em conjunto com tratamentos oncológicos convencionais. Essas terapias visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviar sintomas e efeitos colaterais do tratamento, bem como fornecer suporte emocional e psicológico durante todo o processo terapêutico.

É importante destacar que esta prática complementar é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e regulamentada no Brasil pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 849, de março de 2017. Denominada tecnicamente como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), elas estão disponíveis tanto em instituições privadas de saúde quanto no Sistema Único de Saúde (SUS) em 29 diferentes procedimentos.

“É importante destacar que a oncologia integrativa não substitui o tratamento convencional do câncer, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia”, acrescenta o responsável pelo programa de práticas integrativas do A.C.Camargo Cancer Center, Ricardo Monezi. Ele acrescenta ainda que ela atua em conjunto com essas condutas terapêuticas visando proporcionar um cuidado mais completo e individualizado ao paciente.

As práticas Integrativas baseiam-se em conhecimentos tradicionais, culturais e complementares, integrando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do paciente. Elas não substituem os tratamentos médicos convencionais, como quimioterapia, radioterapia cirurgias e demais procedimentos, mas atuam como um complemento valioso para promover o bem-estar global do paciente.
 

Ricardo Monezi
"
É importante destacar que a oncologia integrativa não substitui o tratamento convencional do câncer
Dr. Ricardo Monezi

Conheça as práticas integrativas realizadas no A.C.Camargo Cancer Center

No A.C.Camargo todas as terapias integrativas são realizadas por equipes especializadas, certificadas e com experiência em oncologia. Elas são destinadas aos pacientes em tratamento na instituição.
 

O reiki é uma terapia que tem por objetivo ativar, canalizar e aplicar a energia vital universal em qualquer ser vivo a fim de equilibrar a energia dele, que pode estar em desequilíbrio.
 

Yoga é um conjunto de exercícios que combinam posturas corporais, técnicas de respiração e meditação auxiliando no alívio de dores, melhora da flexibilidade e redução do estresse.
 

Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada nas áreas das artes e da psicologia. Essa prática pode ser aplicada de maneira individual ou coletiva. Por meio dela é possível amenizar os impactos provocados por traumas e a tensão do dia a dia.
 

Meditação é uma prática milenar que integra mente e corpo baseada na consciência do momento presente. Ela envolve técnicas de relaxamento mental que ajudam os pacientes a reduzir o estresse, a ansiedade e a promover uma sensação de calma interior.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo contribui para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço em países subdesenvolvidos
Como um cancer center, inovação e pesquisa fazem parte da nossa jornada diária. Além de ser um ato de grande orgulho para nós. Nosso corpo clínico é formado por grandes mentes pensantes que, junto a atuação em assistência, também lideram...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
Conheça os sinais e sintomas de cada um destes tipos de câncer hematológicos O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta...
Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Tumores cerebrais e do sistema nervoso central: tudo sobre esses tipos de câncer
Tumores cerebrais são pouco comuns: as estatísticas mundiais apontam que, do total de tipos de câncer que existem, menos de 2% se localizam no cérebro. Mais frequentes, porém, são as metástases cerebrais de outros tumores mais incidentes, como mama ou...
Tumores digestivos: uma seleção de conteúdos para você saber tudo e se proteger
Tumores digestivos são aqueles que atingem estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares. No A.C.Camargo Cancer Center, eles são tratados por uma equipe multidisciplinar no Centro de Referência em Tumores do...