Pacientes em tratamento na instituição contam com yoga, reiki, arteterapia e meditação dentro do programa de práticas integrativas. Essas terapias são reconhecidas pela OMS e Ministério da Saúde.
Práticas integrativas em saúde são abordagens complementares aos cuidados de saúde utilizadas em conjunto com tratamentos oncológicos convencionais. Essas terapias visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviar sintomas e efeitos colaterais do tratamento, bem como fornecer suporte emocional e psicológico durante todo o processo terapêutico.
É importante destacar que esta prática complementar é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e regulamentada no Brasil pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 849, de março de 2017. Denominada tecnicamente como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), elas estão disponíveis tanto em instituições privadas de saúde quanto no Sistema Único de Saúde (SUS) em 29 diferentes procedimentos.
“É importante destacar que a oncologia integrativa não substitui o tratamento convencional do câncer, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia”, acrescenta o responsável pelo programa de práticas integrativas do A.C.Camargo Cancer Center, Ricardo Monezi. Ele acrescenta ainda que ela atua em conjunto com essas condutas terapêuticas visando proporcionar um cuidado mais completo e individualizado ao paciente.
As práticas Integrativas baseiam-se em conhecimentos tradicionais, culturais e complementares, integrando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do paciente. Elas não substituem os tratamentos médicos convencionais, como quimioterapia, radioterapia cirurgias e demais procedimentos, mas atuam como um complemento valioso para promover o bem-estar global do paciente.

Conheça as práticas integrativas realizadas no A.C.Camargo Cancer Center
No A.C.Camargo todas as terapias integrativas são realizadas por equipes especializadas, certificadas e com experiência em oncologia. Elas são destinadas aos pacientes em tratamento na instituição.
O reiki é uma terapia que tem por objetivo ativar, canalizar e aplicar a energia vital universal em qualquer ser vivo a fim de equilibrar a energia dele, que pode estar em desequilíbrio.
Yoga é um conjunto de exercícios que combinam posturas corporais, técnicas de respiração e meditação auxiliando no alívio de dores, melhora da flexibilidade e redução do estresse.
Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada nas áreas das artes e da psicologia. Essa prática pode ser aplicada de maneira individual ou coletiva. Por meio dela é possível amenizar os impactos provocados por traumas e a tensão do dia a dia.
Meditação é uma prática milenar que integra mente e corpo baseada na consciência do momento presente. Ela envolve técnicas de relaxamento mental que ajudam os pacientes a reduzir o estresse, a ansiedade e a promover uma sensação de calma interior.