Novembro Azul: os caminhos para tratar o câncer de rim
Novembro Azul: os caminhos para tratar o câncer de rim
Assista ao vídeo e conheça as tendências terapêuticas para esse tipo de tumor
Novembro Azul não se resume à próstata. O câncer de rim, por exemplo, requer atenção.
Afinal, todos os anos, entre 6,5 e 7 mil pessoas são diagnosticadas com tumores renais no Brasil.
No entanto, os avanços no diagnóstico e no tratamento aumentaram as chances de cura da doença nos últimos anos.
Confira o vídeo a seguir, que contém explicações precisas do Dr. Walter Henriques da Costa, urologista do A.C.Camargo Cancer Center:
Novembro Azul como hábito
O que você pode (e deve) fazer para prevenir o câncer: adotar a alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, ir devagar com o álcool e com as calorias para não engordar demais.
Sim, são as clássicas recomendações. Além de evitar o câncer, elas deixam você cheio de disposição, bom humor e ótima aparência.
Jogar aquele futebol no fim de semana é ótimo, desde que você mantenha uma rotina de exercícios durante a semana. Se não der para ir à academia, caminhe, ande de bicicleta, suba escadas, corra no parque. Não deixe seu corpo parado no dia a dia para suar a camisa somente no domingo.
Prato colorido é prato equilibrado: legumes, verduras, proteínas, grãos, carboidratos, tudo o que você precisa. Uma dica saborosa é abusar do vermelho na mesa, comendo muita melancia, goiaba, tomate. Eles contêm licopeno, substância antioxidante que ajuda a inibir alterações no DNA das células que provocam o surgimento do câncer. O tomate, então, é campeão: cozido, melhor ainda.
Higiene é saúde: fique atento à limpeza correta do pênis. E use camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.