Mudanças de paradigma marcam Next Frontiers em Ginecologia
Mudanças de paradigma marcam Next Frontiers em Ginecologia
Novas perspectivas de tratamento de cânceres de útero, endométrio e ovário são alguns dos destaques deste ano
Mudanças de paradigma são os pontos de destaque na programação do Painel de Ginecologia Oncológica: um exemplo é a terapia alvo com inibidores de PARP usada no tratamento de câncer de ovário recidivado, que trouxe uma nova e importante alternativa para pacientes com mutações no gene BRCA, e pode ser combinada a outros tratamentos. É o tema da palestra: “Inibidores de PARP. Estamos vivendo uma mudança de paradigma?”. O câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de maior mortalidade – e os inibidores de PARP podem prolongar muito a sobrevida das pacientes com mutações de BRCA.
Mudaram também, para citar mais um exemplo, os padrões da classificação molecular do linfonodo sentinela no câncer de endométrio. O Dr. Glauco Baiocchi Neto, head da Ginecologia Oncológica, falará sobre isso na sua palestra “Linfonodo sentinela no câncer de endométrio. Mudança de paradigma?”. Já no caso dos sarcomas uterinos, o que mudou há muito pouco tempo foi a classificação molecular. Em todas essas novidades, o foco é a personalização. Diagnósticos e tratamentos são individualizados, porque cada paciente é único.
Outro destaque em Ginecologia será a tendência das cirurgias cada vez menos invasivas, como a laparoscopia no tratamento do câncer do colo do útero com destaque para um estudo conduzido pelo MD Anderson Cancer Center. A instituição também estará presente com Anil Sood, que ministrará quatro palestras sobre: mudanças adaptativas dos tumores às drogas antiangiogênicas; o papel das plaquetas e trombocitose no câncer de ovário e implicações terapêuticas; novas drogas e tratamentos do câncer de ovário e atualização do programa “Moonshot” do MD Anderson no câncer de ovário que inclui triagem para cirurgia primária ou quimioterapia neoadjuvante. Entre os convidados nacionais, teremos especialistas do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), INCA e Hospital Erasto Gaertner.
Para conferir a programação completa, acesse http://nextfrontiers.com.br/
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.