Inovações em diagnóstico abre a grade do 7º Next Frontiers Pular para o conteúdo principal

"Inovações no diagnóstico por imagem" abre a grade de conteúdo no 7º Next Frontiers

 
Publicado em:

"Inovações no diagnóstico por imagem" abre a grade de conteúdo no 7º Next Frontiers

Aplicação de inteligência artificial e os avanços em mamografias e outros equipamentos foram o destaque de um dos primeiros painéis da 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer.
 

Publicado em:

Aplicação de inteligência artificial e os avanços em mamografias e outros equipamentos foram o destaque de um dos primeiros painéis da 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer.
 

Compartilhar conhecimento e abordar o que há de mais moderno em diagnóstico por imagem para tumores de mama é um dos temas dos painéis da 7ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer, maior evento sobre oncologia da América Latina, que ocorre nos dias 15 e 16 de setembro no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, e é promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center.

Abrindo a grade de programação, junto com outros palestrantes, o médico radiologista do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Almir Bitencourt, abordou o tema “Inovações em imagem da mama na prática clínica: mamografia com contraste e inteligência artificial”.

Contando com a abertura do conteúdo feita pela líder do centro de referência, Dra. Fabiana Makdissi, o radiologista apresentou a evolução da medicina diagnóstica voltada para a mama envolvendo diferentes tecnologias, principalmente mamografias, ultrassons, ressonâncias e tomografias. 

Além disso, Bitencourt, falou sobre a adoção da inteligência artificial no cotidiano dos radiologistas. “Muitos pensavam que a inteligência artificial iria substituir o radiologista produzindo laudos, mas vemos aqui que essa é uma realidade muito distante”. 

Ainda de acordo com o palestrante, a IA é uma aliada no suporte ao diagnóstico.. “A inteligência artificial pode auxiliar o radiologista a identificar e caracterizar lesões, por exemplo, em um exame de mamografia, economizando tempo e recursos”, conclui. 
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço ( leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...