Arte gráfica com fundo verde escuro. Ao lado direito, uma mulher branca está com touca médica e máscara de proteção manipulando um soro fisiológico.

Imunoterapia: saiba em quais casos o tratamento é eficaz para tumores colorretais

Publicado em: 19/02/2021 - 14:02:19
Tratamento
Diagnóstico
Imunoterapia
Tumores Colorretais
Cólon
Linha Fina

Diferentemente da quimioterapia, que atua diretamente na célula tumoral, a imunoterapia ativa o nosso sistema imunológico para combater o câncer 

A imunoterapia é um tratamento inovador que funciona como agente do bem em nosso organismo: ele dá um comando para que o sistema imunológico reconheça e destrua as células tumorais. Para funcionar, a imunoterapia se liga a proteínas presentes em alguns tipos de tumores e nas células do sistema imunológico.

Com isso, os efeitos colaterais costumam ser menores do que aqueles sentidos durante o tratamento por quimioterapia convencional.

Hoje estão disponíveis dois tipos de imunoterapia: os anticorpos monoclonais anti-PD1/PD-L1 e os anticorpos anti-CTLA4. Ambos são de administração intravenosa.


Imunoterapia x câncer de cólon

Contudo, o tratamento não funciona para todos os tipos de tumores. "Sabe-se que apenas que uma parcela muito pequena dos pacientes com tumores colorretais se beneficia de tratamento com imunoterápico", explica o Dr. Celso Abdon, líder do Centro de Referência em Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center. "São pacientes que apresentam metástases e cujo tumor mostra alteração nos genes de reparo do DNA. Isso ocorre em aproximadamente 5% dos tumores colorretais".

Uma das vantagens da imunoterapia é não provocar efeitos colaterais na produção de glóbulos brancos e, consequentemente, os pacientes não apresentam queda dos níveis de leucócitos, que são as células que fazem a defesa contra bactérias, por exemplo. Desta forma, o risco de infecção e internação é reduzido.


Imunoterapia: efeitos

A imunoterapia é bem tolerada de forma geral, mas nem por isso deixa de ter efeitos colaterais. Os mais frequentes são falta de ar, coceira na pele e diarreia.

"No geral, os efeitos da imunoterapia são fáceis de serem tratados. Em tratamentos específicos, podem ser mais frequentes e severos, mas são casos raros", diz.

Clique aqui e conheça os sinais e sintomas do câncer de cólon. Para saber mais sobre nosso Atendimento Oncológico Protegido e outras notícias sobre câncer, clique aqui.

Celso Abdon Lopes de Mello

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação
Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar...
Outubro Rosa em vídeo: a doença metastática no câncer de mama
Assista e conheça mais sobre o tema Câncer de mama: muito se fala sobre prevenção e diagnóstico precoce, sobretudo durante o Outubro Rosa, e isso é extremamente importante. Muitas mulheres, porém têm a doença avançada, também chamada de metastática, e convivem com ela. Entenda melhor...
Tumores gastrointestinais: resultados promissores para o adenocarcinoma esofagogástrico
Por Victor Hugo Fonseca de Jesus, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Foi apresentado o DESTINY-Gastric01, um estudo randomizado, de fase II, envolvendo 187 pacientes com adenocarcinoma esofagogástrico avançado HER2 positivo. Ele comparou o Trastuzumabe Deruxtecan com a quimioterapia de escolha do investigador. O estudo...
Exame de investigação do HPV para diagnóstico de câncer de colo do útero faz parte da nossa rotina de cuidados
Sabendo da direta relação entre o HPV e o câncer de colo do útero, o A.C.Camargo adotou como rotina a investigação do vírus no mesmo momento da realização do papanicolau. Para isso, a Instituição se baseia em dados do Pathology Outlines (http://www.pathologyoutlines.com/topic/cervixSCC.html), que mostram que...
Câncer de pele: uma live que discute os cuidados no verão
Câncer de pele: Dezembro Laranja é o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce para os tumores cutâneos. Em termos de tratamentos do câncer de pele, tanto para melanoma quanto para os tumores não melanoma, os recursos avançaram muito nos últimos anos...