Estudo Fase Ib de Toripalimabe associado a Axitinibe em pacientes portadores de melanoma de mucosa avançado

Publicado em: 01/06/2020 - 11:06:56

Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O melanoma de mucosa pode se originar em diversas regiões, sendo as mais frequentes: cavidades nasal e oral e mucosa vulvovaginal e anorretal. 

É um subtipo raro de melanoma, sendo responsável por 1,3% de todos os melanomas nas populações caucasianas. Já nas populações de pacientes afro-descendentes, hispânicos e asiáticos, o subtipo mucoso é responsável por uma maior proporção, chegando a representar 9% dos melanomas entre os pacientes negros e hispânicos e até 25% entre os asiáticos. 

Apesar de uma proporção maior de melanomas da mucosa nessas populações, a incidência absoluta de melanoma da mucosa permanece maior entre os caucasianos. 


A pesquisa 

Em um estudo chinês de fase Ib publicado no Journal of Clinical Oncology, Sheng et al relataram a atividade do tratamento combinado de Toripalimabe e Axitinibe – um imunoterápico anti PD-1 e um inibidor da angiogênese, respectivamente – em pacientes asiáticos portadores de melanoma de mucosa avançado, a maioria virgem de tratamento.

Os dados foram apresentados no congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), em maio deste ano. 

Estudos prévios mostraram resultados modestos quando a imunoterapia anti PD-1 é realizada de forma isolada no tratamento da doença avançada, atingindo taxas de resposta da ordem de 19 a 23%. 

No estudo publicado por Sheng et al, 14 de 29 pacientes obtiveram reduções tumorais significativas, atingindo uma taxa de resposta de 48%. 

A duração da resposta não foi alcançada até a publicação e a taxa de controle da doença foi de 86%.


Toxicidade 

Nenhuma toxicidade limitante foi observada. Dentre os efeitos adversos mais importantes, destacaram-se diarreia, proteinúria, síndrome mão-pé, elevação de colesterol, hipertensão e neutropenia.

Os autores concluíram que “A combinação de Toripalimabe mais Axitinibe foi tolerável e mostrou atividade antitumoral promissora em pacientes com melanoma metastático da mucosa virgens de tratamento. Essa terapia combinada deve ser validada em um estudo randomizado de fase III, antes que possa se tornar um tratamento padrão.”

Daniel Garcia e o melanoma

Saiba mais:

- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...