Entenda a relação entre poluição ambiental e câncer de pulmão | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Entenda a relação entre poluição ambiental e câncer de pulmão

 
Publicado em:

Entenda a relação entre poluição ambiental e câncer de pulmão

As micropartículas de poluição, presentes em ambientes internos e externos, são responsáveis por diversas doenças, inclusive o câncer de pulmão. Além de emergir como maior fator de risco global para a saúde, a poluição aumenta a mortalidade e morbidade de doenças cardiovasculares, respiratórias e de câncer de pulmão, diminuindo também a expectativa de vida.

Publicado em:

As micropartículas de poluição, presentes em ambientes internos e externos, são responsáveis por diversas doenças, inclusive o câncer de pulmão. Além de emergir como maior fator de risco global para a saúde, a poluição aumenta a mortalidade e morbidade de doenças cardiovasculares, respiratórias e de câncer de pulmão, diminuindo também a expectativa de vida.

No primeiro dia da edição 2023 do Next Frontiers to Cure Câncer, o Dr. Jefferson Gross, líder do Centro de Referência em Tumores de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, atuou como chair e fez abertura para a rodada de palestras do painel de prevenção primária.

A primeira palestrante do painel foi a Dra. Elnara Negri, pneumologista que atua no Hospital das Clínicas da FMUSP, com a palestra “Poluição ambiental e câncer de pulmão”.

Segundo a especialista, existem dois tipos de poluição ambiental: interna e externa.

A poluição interna é causada principalmente pelo tabagismo, que não atinge somente fumantes. As pessoas que não são fumantes estão expostas ao tabagismo passivo de segunda mão (quando inalam diretamente a fumaça produzida) e de terceira mão (quando entram em contato com as partículas resultantes do tabagismo que estão no ambiente e em objetos, mesmo depois que o cigarro é apagado). 

Além de afetarem pessoas, essas micropartículas também causam câncer em animais domésticos, como leucemia em gatos e tumores de traqueia em cães.

Na poluição externa, as partículas de poluição são formadas por resíduos de veículos, na produção de energia, queima de biomassa, atividade industrial e, dependendo da localização, do clima, da chuva, entre outros.

Segundo a especialista, a poluição emerge como o maior fator de risco global para a saúde. Existem amplos estudos científicos mostrando que a poluição do ar aumenta a mortalidade e morbidade de doenças cardiovasculares, respiratórias e de câncer de pulmão, diminuindo também a expectativa de vida.

Elnara acrescentou que os materiais particulados que causam a poluição externa também estão relacionados com a resistência a antibióticos e aumentam a probabilidade de metástase de câncer.

Um ponto de destaque foi o alto custo financeiro da poluição. Somente na China, custa US$ 300 bilhões anuais em cuidados com a saúde e causa mais de 500 mil mortes por ano no país, mostrando a necessidade de um novo modelo de urbanização.  

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H...
Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação
Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em...
Mulher branca deitada em uma cadeira doando sangue.
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o...