Dr. Eduardo Bertolli apresenta novo nomograma no congresso da European Association of Dermato Oncology
Dr. Eduardo Bertolli apresenta novo nomograma no congresso da European Association of Dermato Oncology
O modelo matemático prevê a probabilidade de linfonodo sentinela comprometido por melanoma
Em 26 de abril, o doutor Eduardo Bertolli, cirurgião oncológico do Centro de Referência de Tumores Cutâneos, apresentou no congresso da European Association of Dermato Oncology (EADO) um novo nomograma desenvolvido por ele em parceria com o departamento de Patologia e com o núcleo de Epidemiologia e Estatística da Instituição.
O modelo matemático, que se baseia em análises estatísticas, prevê a probabilidade de um paciente com melanoma apresentar um linfonodo sentinela positivo, ou seja, comprometido por melanoma. O trabalho foi o único do Brasil a ser selecionado como um dos 15 melhores pôsteres inscritos no congresso.
“Ainda que a técnica do linfonodo sentinela seja bem estabelecida e realizada há mais de 20 anos, sempre surgem casos onde há dúvida entre indicar a cirurgia ou não. Com um modelo matemático capaz de prever a probabilidade do resultado dessa cirurgia, temos um dado mais objetivo e que podemos compartilhar com o paciente, para que ele também participe do processo de tomada de decisão”, destaca doutor Eduardo.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.