Arte gráfica em fundo verde escuro com uma foto cortada de uma criança branca loira segurando um urso. Uma mulher está ao fundo desfocada.

Dia Internacional do Câncer Infantil: pais devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença

Publicado em: 15/02/2021 - 10:02:31
Linha Fina

Data é lembrada pela conscientização sobre o surgimento de tumores em pacientes pediátricos e consequente diagnóstico precoce

Dia 15 de fevereiro é Dia Internacional do Câncer Infantil. A data foi instituída pela Childhood Cancer International (CCI) e reforça a importância de pais e responsáveis estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer em crianças.

O câncer em crianças e adolescentes costuma ter um comportamento diferente daqueles vistos em adultos. O tumor tende a crescer mais rapidamente, entretanto, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar em 80%.

Os tipos de tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central (SNC), linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.


Câncer infantil: atenção aos sintomas

Em crianças, na maior parte dos casos, o câncer não está ligado à exposição a fatores que podem desencadear em doenças oncológicas, como tabagismo, álcool e até mesmo envelhecimento, por exemplo.

Ou seja, a doença não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre no câncer em adultos. Por isso, é importante estar atento(a) aos sinais e sintomas em seu pequeno e não hesite em consultar seu médico pediatra de confiança.

Conheça alguns sinais e sintomas para câncer infantil:

  • Perda de peso contínua e inexplicável
  • Dores de cabeça com vômito especialmente de manhã
  • Inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
  • Desenvolvimento de uma mancha esbranquiçada em um ou ambos os olhos
  • Febres recorrentes
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado


Você sabia?

O A.C.Camargo Cancer Center criou o primeiro serviço de Oncologia Pediátrica do Brasil, em 1964. Somos a única Instituição de saúde do país a operar jovens pacientes com cirurgia robótica, um procedimento menos invasivo e com melhor recuperação para os pequenos. Temos uma UTI pediátrica com ampla experiência no controle e tratamento das intercorrências do câncer e seu tratamento. 

Além disso, as crianças internadas no A.C.Camargo não perdem o ano letivo. A Escola Especializada Schwester Heine (EESH) foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do Brasil, e professores desenvolvem um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

Após o término do tratamento, os pacientes são monitorados no GEPETTO, grupo com abordagem multidisciplinar que atua para identificação e tratamento precoce de efeitos tardios relacionados ao tratamento.

Infográfico com informações sobre câncer infantil

 

Clique aqui para saber mais sobre sinais e sintomas.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...