Dia Internacional do Câncer Infantil: pais devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença
Dia Internacional do Câncer Infantil: pais devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença
Data é lembrada pela conscientização sobre o surgimento de tumores em pacientes pediátricos e consequente diagnóstico precoce
Data é lembrada pela conscientização sobre o surgimento de tumores em pacientes pediátricos e consequente diagnóstico precoce
Dia 15 de fevereiro é Dia Internacional do Câncer Infantil. A data foi instituída pela Childhood Cancer International (CCI) e reforça a importância de pais e responsáveis estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer em crianças.
O câncer em crianças e adolescentes costuma ter um comportamento diferente daqueles vistos em adultos. O tumor tende a crescer mais rapidamente, entretanto, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar em 80%.
Os tipos de tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central (SNC), linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.
Câncer infantil: atenção aos sintomas
Em crianças, na maior parte dos casos, o câncer não está ligado à exposição a fatores que podem desencadear em doenças oncológicas, como tabagismo, álcool e até mesmo envelhecimento, por exemplo.
Ou seja, a doença não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre no câncer em adultos. Por isso, é importante estar atento(a) aos sinais e sintomas em seu pequeno e não hesite em consultar seu médico pediatra de confiança.
Conheça alguns sinais e sintomas para câncer infantil:
- Perda de peso contínua e inexplicável
- Dores de cabeça com vômito especialmente de manhã
- Inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
- Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
- Desenvolvimento de uma mancha esbranquiçada em um ou ambos os olhos
- Febres recorrentes
- Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
- Palidez perceptível ou cansaço prolongado
Você sabia?
O A.C.Camargo Cancer Center criou o primeiro serviço de Oncologia Pediátrica do Brasil, em 1964. Somos a única Instituição de saúde do país a operar jovens pacientes com cirurgia robótica, um procedimento menos invasivo e com melhor recuperação para os pequenos. Temos uma UTI pediátrica com ampla experiência no controle e tratamento das intercorrências do câncer e seu tratamento.
Além disso, as crianças internadas no A.C.Camargo não perdem o ano letivo. A Escola Especializada Schwester Heine (EESH) foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do Brasil, e professores desenvolvem um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.
Após o término do tratamento, os pacientes são monitorados no GEPETTO, grupo com abordagem multidisciplinar que atua para identificação e tratamento precoce de efeitos tardios relacionados ao tratamento.
Clique aqui para saber mais sobre sinais e sintomas.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.