Arte gráfica em fundo verde escuro com uma foto cortada de uma criança branca loira segurando um urso. Uma mulher está ao fundo desfocada.

Dia Internacional do Câncer Infantil: pais devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença

Publicado em: 15/02/2021 - 10:02:31
Prevenção
Tratamento
Efemérides
Tumores Pediátricos
Câncer Infantil
Linha Fina

Data é lembrada pela conscientização sobre o surgimento de tumores em pacientes pediátricos e consequente diagnóstico precoce

Dia 15 de fevereiro é Dia Internacional do Câncer Infantil. A data foi instituída pela Childhood Cancer International (CCI) e reforça a importância de pais e responsáveis estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer em crianças.

O câncer em crianças e adolescentes costuma ter um comportamento diferente daqueles vistos em adultos. O tumor tende a crescer mais rapidamente, entretanto, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar em 80%.

Os tipos de tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central (SNC), linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.


Câncer infantil: atenção aos sintomas

Em crianças, na maior parte dos casos, o câncer não está ligado à exposição a fatores que podem desencadear em doenças oncológicas, como tabagismo, álcool e até mesmo envelhecimento, por exemplo.

Ou seja, a doença não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre no câncer em adultos. Por isso, é importante estar atento(a) aos sinais e sintomas em seu pequeno e não hesite em consultar seu médico pediatra de confiança.

Conheça alguns sinais e sintomas para câncer infantil:

  • Perda de peso contínua e inexplicável
  • Dores de cabeça com vômito especialmente de manhã
  • Inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
  • Desenvolvimento de uma mancha esbranquiçada em um ou ambos os olhos
  • Febres recorrentes
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado


Você sabia?

O A.C.Camargo Cancer Center criou o primeiro serviço de Oncologia Pediátrica do Brasil, em 1964. Somos a única Instituição de saúde do país a operar jovens pacientes com cirurgia robótica, um procedimento menos invasivo e com melhor recuperação para os pequenos. Temos uma UTI pediátrica com ampla experiência no controle e tratamento das intercorrências do câncer e seu tratamento. 

Além disso, as crianças internadas no A.C.Camargo não perdem o ano letivo. A Escola Especializada Schwester Heine (EESH) foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do Brasil, e professores desenvolvem um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

Após o término do tratamento, os pacientes são monitorados no GEPETTO, grupo com abordagem multidisciplinar que atua para identificação e tratamento precoce de efeitos tardios relacionados ao tratamento.

Infográfico com informações sobre câncer infantil

 

Clique aqui para saber mais sobre sinais e sintomas.

Veja também

Mitos & verdades: câncer de pâncreas, fígado e vesícula
Geralmente assintomáticos no início, os tumores no fígado e no pâncreas podem ser diagnosticados tardiamente, em fase mais avançada e agressiva. Confira alguns mitos e verdades sobre câncer de pâncreas, fígado e vesícula biliar. O diabetes pode se desenvolver em câncer? Mito. O diabetes não...
Como é realizado o Transplante de Medula Óssea?
No quarto e último texto da série sobre TMO, saiba mais sobre o procedimento e as medidas de prevenção de infecções Por Daniel Garcia, oncologista clínico, e Jayr Schmidt, head de Hematologia Quando a quimioterapia e/ou a radioterapia estiverem completas, será administrada uma infusão da...
Você conhece os sinais e sintomas da leucemia?
Alguns sinais, como sangramentos e manchas roxas pelo corpo, podem passar despercebidos A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem...
Mudanças de paradigma marcam Next Frontiers em Ginecologia
Novas perspectivas de tratamento de cânceres de útero, endométrio e ovário são alguns dos destaques deste ano Mudanças de paradigma são os pontos de destaque na programação do Painel de Ginecologia Oncológica: um exemplo é a terapia alvo com inibidores de PARP usada no tratamento...
Fisiodança ajuda na reabilitação de pacientes com câncer de mama
Desde 2016, projeto contribui para o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres em tratamento no A.C.Camargo Cancer Center Quem dança, seus males espanta. No A.C.Camargo, a prática vai além com o projeto Fisiodança, oferecido pelo Serviço de Fisioterapia para pacientes com câncer de...