Lembrado todos os anos em dia 25 de maio, o dia internacional da Tireoide alerta para os sintomas e prevenção do câncer de tireoide
Projeções feitas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, em 2023, são estimados cerca de 16.6 mil novos casos de câncer de tireoide no Brasil, volume aproximadamente 20% maior que o registrado no ano anterior. Deste total, estima-se que 2,5 mil incidam sobre homens e 14,1 mil em mulheres.
É comum pacientes e médicos conseguirem sentir nódulos na região da tireoide possibilitando, com um simples toque, a detecção de anomalias. A boa notícia é que, entre 90% e 95% desses nódulos são benignos e não oferecem riscos aos pacientes. Além disso, os cânceres de tireoide podem ser detectados precocemente e a taxa de sucesso no tratamento pode chegar a 97% dependendo do diagnóstico.
Além dos nódulos, outros sintomas também precisam de atenção, mas é importante ressaltar que, outros tipos de doenças podem apresentar os mesmos sinais, por isso, procurar um especialista é fundamental.
Dia Internacional da Tireoide: sinais e sintomas
Várias doenças benignas e outros cânceres de pescoço podem ter os mesmos sintomas que o câncer de tireoide. Por isso, é preciso consultar um médico se você tiver:
- Nódulo no pescoço, que às vezes cresce muito depressa
- Dor na parte da frente do pescoço, que pode irradiar para os ouvidos
- Rouquidão ou mudança no timbre de voz que não passa com o tempo
- Dificuldade para engolir
- Dificuldade para respirar, como se você estivesse respirando por um canudinho
- Tosse que não passa, que não seja causada por gripe
Fatores de risco:
Vale lembrar que fatores de risco aumentam o seu risco de desenvolver câncer de tireoide, mas isso não quer dizer que você vá ter câncer de tireoide.
Idade: pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na faixa dos 30 aos 50 anos.
Sexo: a incidência em mulheres é três vezes maior que a incidência em homens.
Exposição à radiação: crianças que fizeram tratamento com radiação na região da cabeça e do pescoço ou radioterapia para câncer, como linfoma de Hodgkin, também correm maior risco de ter câncer de tireoide mais tarde.
Doenças hereditárias: Algumas doenças como síndrome de Gardner e polipose familial aumentam o risco de câncer em vários órgãos, inclusive tireoide. A doença de Cowden, que é rara, também aumenta o risco de câncer de tireoide. Algumas famílias, que representam 5% dos casos, apresentam incidência incomum de carcinoma papilífero.