Celebrada em 25 de maio, data reforça a importância de se manter os exames em dia e prevenir doenças no órgão
Dia Internacional da Tireoide: para que cada órgão dentro do nosso corpo execute sua função básica, é preciso que cada um receba uma regulação hormonal para funcionar. Esse “comando” é enviado pela tireoide, responsável pela produção desses hormônios (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente). A glândula possui forma semelhante a uma borboleta, localizada na parte anterior do pescoço.
A tireoide atua diretamente no crescimento e desenvolvimento do corpo humano, assim como na regulação dos ciclos menstruais, concentração, humor e até fertilidade.
Tireoide x cisto x nódulo
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 13 mil novos casos de câncer de tireoide foram diagnosticados em 2020, ou seja, 7 casos para cada 100 mil brasileiros.
A tireoide pode apresentar alguns problemas, entre eles, cisto e nódulo. O cisto é uma condição em que há um acúmulo de líquido em uma cavidade. Já os nódulos são sólidos ou mistos. Na maioria das vezes, eles podem não apresentar sinais e sintomas, e são detectados através de ultrassons ou outros exames de imagem.
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referências em Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center.
No entanto, eles podem crescer e produzir sintomas importantes. Por isso, é importante manter o acompanhamento e ficar atento a qualquer sinal da doença, como dificuldade para engolir e rouquidão.
Tireoide desenvolve câncer?
O câncer na tireoide, por sua vez, exige atenção. A maioria hoje é diagnosticado da mesma forma que as doenças benignas, isto é, de pequeno volume, assintomáticos e por meio de exames de imagem. No entanto, alguns manifestam-se como nódulo no pescoço que cresce lentamente ou depressa, podendo causar dor na parte da frente do pescoço, dificuldade para engolir, rouquidão e tosse que não passa.
A atriz Carla Diaz, de 30 anos, revelou recentemente que havia sido diagnosticada com câncer de tireoide, o que chamou bastante atenção. Dr. Kowalski lembra que o tumor é uma doença que pode ocorrer em qualquer idade e que merece cuidados. “É uma doença que costuma ocorrer na faixa dos 30 a 50 anos e a incidência é três vezes maior em mulheres do que em homens. Muitas vezes, a evolução pode ser silenciosa. Vários estudos, no entanto, não mostram vantagem na realização de exames preventivos como os recomendados e muito importantes para câncer de mama ou de colo uterino”, explica.
Mas, fatores como exposição a radiação e algumas doenças hereditárias devem ser levadas em consideração na hora de indicar-se os exames de rotina.

O câncer não espera. Fique atento aos sinais e sintomas e, caso seja suspeito ou confirmado o diagnóstico de câncer de tireoide, marque sua consulta. Estamos à disposição para atender você com toda segurança e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.