Dez anos sem o Doutor Ricardo Brentani

Publicado em: 29/11/2021 - 15:11:39

"Na minha incessante investigação dos mistérios do câncer, sonho com o dia em que as células revelem aquilo que insistem em esconder de mim” - Doutor Ricardo Brentani. 

No dia 21 de julho de 1937, na cidade de Trieste, Itália, nascia Ricardo Renzo Brentani, mais conhecido por Ricardo Brentani ou simplesmente Brentani. Era o segundo filho do industrial Segismundo e da artista plástica Gerda Brentani.

Chegou ao Brasil em 1938, com apenas um ano de idade. Casou-se com a também cientista Maria Mitzi Brentani, e tiveram quatro filhos: Hugo, Helena, Alexandra e Barbara.

Em 1957 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutorado fez do recém-formado médico um jovem pesquisador, e sua tese foi publicada na Revista Nature. Publicou mais de 300 trabalhos em importantes periódicos de impacto. 

Brentani dedicou-se a três linhas de pesquisas:

1. Papel do nucléolo no processamento de mRNA
2. Caracterização de mRNAs de colágenos
3. Adesão celular e metástase

Entre 1990 e 2000, liderou as pesquisas do Projeto Genoma do Câncer, que trouxe novos rumos ao estudo dos tumores. Foi considerado um dos mais importantes pesquisadores brasileiros de sua época e um dos mais premiados na área do câncer.

Ao longo de sua trajetória, dirigiu o Instituto Ludwig de Pesquisa do Brasil, foi diretor da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), membro titular da Academia Nacional de Medicina, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e diretor-presidente da Fundação Antônio Prudente.

Transformou a nossa Instituição em referência na pesquisa genética do câncer, ajudou a criar o atual Centro Internacional de Pesquisa e Ensino (CIPE), desenvolveu nosso Biobanco e projetou o nome do A.C.Camargo internacionalmente por meio da ciência. Sempre acreditou que a força dos hospitais vem de seus institutos de pesquisa. Idealizou e implementou o primeiro curso de pós-graduação em um hospital privado brasileiro.

De personalidade forte, sabedoria, produtividade e abrangência de sua produção científica, além de seu grande senso de humor e bom coração, não mediu esforços para ajudar na construção da instituição oncológica pioneira no país, o A.C.Camargo Cancer Center.

Brentani deixou um legado imensurável, formou inúmeros cientistas e médicos que mudaram a história do câncer no Brasil.  

Ao Doutor Brentani, nosso eterno respeito e gratidão!

Ricardo Brentani, branco, grisalho, 70 anos, terno cinza, sorri, imagem da cintura pra cima

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }