Biobanco, a ciência que faz diferença

Publicado em: 12/11/2019 - 17:11:16
Pesquisa
Tratamento
Biologia celular
Tumores Colorretais

 

Assista ao vídeo e entenda melhor como ele contribui para o combate ao câncer

Um Biobanco é mantido no A.C.Camargo Cancer Center desde 1997, afinal, a pesquisa em oncologia depende da identificação das características e dos perfis dos tumores, informações essas obtidas por meio da análise de materiais biológicos.

Considerado uma referência nacional, esse Biobanco armazena amostras de tecidos e centraliza a purificação de macromoléculas de todas as amostras humanas coletadas – com o consentimento informado dos pacientes.

Assim, pesquisadores do A.C.Camargo e de associações parceiras, que tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, podem solicitar ao Biobanco amostras e serviços. 

Isso inclui a coleta de tecido congelado (tumoral, normal e metástase) e de sangue no momento na cirurgia (vale repetir, sempre com o consentimento informado do paciente); o processamento de biofluidos (plasma, soro, urina, saliva, escarro, citologia etc.) coletados para projetos prospectivos; a extração de DNA/RNA; e a entrega das amostras com relatório de qualidade. 

Com esses materiais, é possível realizar estudos avançados sobre as características moleculares e genéticas dos pacientes e de seus tumores, além de propor novas abordagens em busca do que há de melhor em diagnóstico, tratamento e acompanhamento para cada ser humano. 

Veja este vídeo da série Ciência que faz Diferença e entenda melhor como funciona o Biobanco do A.C.Camargo Cancer Center:

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Vídeo: diferenças entre tumores de reto e ânus
Você sabia que existe diferença entre os tumores localizados no reto e no ânus? Elas são essenciais tanto na prevenção das doenças nessa região quanto no tratamento. Assista ao vídeo e saiba mais com a Dra. Rachel Riechelmann, head da Oncologia Clínica do A.C.Camargo Cancer...
Câncer de próstata: sinais, sintomas e um manual completo de informações sobre cirurgia
O câncer de próstata deverá acometer 65.840 brasileiros e causar quase 15.576 mortes em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É o segundo tumor mais comum entre os homens no país, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Na maioria das vezes...
Exercícios durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer
Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama Houve um estudo holandês, que foi apresentado como pôster, que falava sobre o exercício físico durante ou após a quimioterapia em pacientes com câncer. A gente sabe que os exercícios...
Vídeo: A.C.Camargo é destaque no programa CNN Sinais Vitais
Câncer colorretal: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 40mil novos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em 2020. A doença pode ter diversas casusas, desde má alimentação até fatores genéticos.
Estudo clínico consolida benefício da terapia hormonal combinada no câncer de próstata metastático sensível à castração
Apresentada na ASCO, a análise envolveu 1125 pacientes divididos em dois grupos Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Novidade da ASCO 2019, o estudo ENZAMET analisou 1125 portadores de câncer de próstata metastático sensível à castração. Esses pacientes foram randomizados em dois...