Cuidados com a alimentação no período do carnaval

 
Publicado em: 16/02/2023 - 09:02:11
Linha Fina

Confira as dicas da nossa equipe de nutrição para aproveitar a festa sem descuidar da saúde

O carnaval é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros, movimentando o país com muita festa e animação. Nesse período, é importante se preparar não apenas para curtir, mas também para cuidar do corpo e da alimentação, desfrutando desse período com segurança. 

Pacientes em tratamento do câncer

Durante o tratamento, o paciente oncológico precisa de cuidados específicos com a saúde e com a alimentação. Nas comemorações de carnaval não é diferente.

O primeiro cuidado que se deve ter é evitar aglomerações. O ideal é aproveitar o momento em grupos menores, pois o novo coronavírus é mais um item que o paciente oncológico deve considerar em sua rotina de precauções, que já é muito criteriosa para quem trata o câncer.

O paciente oncológico sofre com o efeito imunossupressor de alguns tratamentos. Durante a quimioterapia ou a radioterapia, por exemplo, a imunidade fica mais baixa. Quando o paciente imunossuprimido desenvolve a Covid-19, pode ficar mais vulnerável. Para proteger nosso paciente do novo coronavírus, o A.C.Camargo desenvolveu diversos protocolos de segurança que foram implantados na instituição. A excelência do corpo clínico, inclusive, gerou contribuições significativas na definição de condutas oncológicas nacionais e internacionais na era da Covid-19.

Pacientes em vigência de tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia podem apresentar efeitos colaterais que necessitam atenção. Devido à queda da imunidade no período, é importante garantir que os alimentos ingeridos sejam seguros. Isso irá reduzir o risco de doenças de origem alimentar e outras infecções. 

Atenção redobrado com os alimentos vendidos nas ruas, pois muitos deles são expostos a temperaturas e conservação inadequadas, podendo contribuir para contaminação por bactérias.

Alimentação nos dias de carnaval

  • Mantenha sua rotina o mais normal possível e não fique muitas horas sem se alimentar. Nada de pular refeições!
  • Prefira alimentos preparados em casa ou em locais conhecidos. Assim, é possível controlar a qualidade dos alimentos. Lembre-se: frutas, verduras e legumes crus devem ser higienizados corretamente com o uso da solução desinfetante de hipoclorito de sódio.
  • Evite alimentos muito gordurosos, como frituras, salgadinhos, bolachas recheadas, entre outros.
  • Hidrate-se! A hidratação é fundamental. O consumo de água deve ser de aproximadamente dois litros por dia. Outros líquidos como sucos naturais, chás e água de coco também podem ajudar na hidratação, mas a água sempre deve ser a prioridade.
  • Bebidas alcoólicas não são recomendadas! Quando combinadas aos medicamentos, podem alterar seus efeitos e interferir no sucesso do seu tratamento. Converse sempre com seu médico.

Para pacientes pós-cirúrgicos

Cada cirurgia exige cuidados específicos. Siga rigorosamente as orientações da equipe de nutrição com relação à alimentação.

Seguindo as dicas acima é possível aproveitar o momento de festa de forma saudável e sem prejudicar o seu tratamento. 

Fonte: Maria Lidiane Vieira da Silva, nutricionista do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou desde o 5° ano da...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência de câncer renal no...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e...
Podcast Rádio Cancer Center #14 - O cigarro eletrônico
Ouça e compreenda melhor este hábito que tem alcançado muita gente, sobretudo os jovens Cigarro eletrônico faz mal? Ele surgiu para ajudar o fumante convencional a parar? O ato pode ser considerado tabagismo? Ele representa perigo? Fato é que, atualmente, os sabores variados e o...