Cuidados com a alimentação no período do carnaval Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a alimentação no período do carnaval

 
Publicado em:

Cuidados com a alimentação no período do carnaval

Confira as dicas da nossa equipe de nutrição para aproveitar a festa sem descuidar da saúde

Publicado em:

Confira as dicas da nossa equipe de nutrição para aproveitar a festa sem descuidar da saúde

O carnaval é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros, movimentando o país com muita festa e animação. Nesse período, é importante se preparar não apenas para curtir, mas também para cuidar do corpo e da alimentação, desfrutando desse período com segurança. 

Pacientes em tratamento do câncer

Durante o tratamento, o paciente oncológico precisa de cuidados específicos com a saúde e com a alimentação. Nas comemorações de carnaval não é diferente.

O primeiro cuidado que se deve ter é evitar aglomerações. O ideal é aproveitar o momento em grupos menores, pois o novo coronavírus é mais um item que o paciente oncológico deve considerar em sua rotina de precauções, que já é muito criteriosa para quem trata o câncer.

O paciente oncológico sofre com o efeito imunossupressor de alguns tratamentos. Durante a quimioterapia ou a radioterapia, por exemplo, a imunidade fica mais baixa. Quando o paciente imunossuprimido desenvolve a Covid-19, pode ficar mais vulnerável. Para proteger nosso paciente do novo coronavírus, o A.C.Camargo desenvolveu diversos protocolos de segurança que foram implantados na instituição. A excelência do corpo clínico, inclusive, gerou contribuições significativas na definição de condutas oncológicas nacionais e internacionais na era da Covid-19.

Pacientes em vigência de tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia podem apresentar efeitos colaterais que necessitam atenção. Devido à queda da imunidade no período, é importante garantir que os alimentos ingeridos sejam seguros. Isso irá reduzir o risco de doenças de origem alimentar e outras infecções. 

Atenção redobrado com os alimentos vendidos nas ruas, pois muitos deles são expostos a temperaturas e conservação inadequadas, podendo contribuir para contaminação por bactérias.

Alimentação nos dias de carnaval

  • Mantenha sua rotina o mais normal possível e não fique muitas horas sem se alimentar. Nada de pular refeições!
  • Prefira alimentos preparados em casa ou em locais conhecidos. Assim, é possível controlar a qualidade dos alimentos. Lembre-se: frutas, verduras e legumes crus devem ser higienizados corretamente com o uso da solução desinfetante de hipoclorito de sódio.
  • Evite alimentos muito gordurosos, como frituras, salgadinhos, bolachas recheadas, entre outros.
  • Hidrate-se! A hidratação é fundamental. O consumo de água deve ser de aproximadamente dois litros por dia. Outros líquidos como sucos naturais, chás e água de coco também podem ajudar na hidratação, mas a água sempre deve ser a prioridade.
  • Bebidas alcoólicas não são recomendadas! Quando combinadas aos medicamentos, podem alterar seus efeitos e interferir no sucesso do seu tratamento. Converse sempre com seu médico.

Para pacientes pós-cirúrgicos

Cada cirurgia exige cuidados específicos. Siga rigorosamente as orientações da equipe de nutrição com relação à alimentação.

Seguindo as dicas acima é possível aproveitar o momento de festa de forma saudável e sem prejudicar o seu tratamento. 

Fonte: Maria Lidiane Vieira da Silva, nutricionista do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo contribui para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço em países subdesenvolvidos
Como um cancer center, inovação e pesquisa fazem parte da nossa jornada diária. Além de ser um ato de grande orgulho para nós. Nosso corpo clínico é formado por grandes mentes pensantes que, junto a atuação em assistência, também lideram...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
Conheça os sinais e sintomas de cada um destes tipos de câncer hematológicos O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta...
Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Dia Mundial da Higiene das Mãos: pequenos lembretes criam grandes hábitos
Se tem uma coisa que devemos fazer todos os dias é lavar as mãos. Mas, será que temos feito da forma certa? Ou com a frequência certa? O poder do hábito pode vir de pequenos lembretes que carregam grandes aprendizados...
Tumores cerebrais e do sistema nervoso central: tudo sobre esses tipos de câncer
Tumores cerebrais são pouco comuns: as estatísticas mundiais apontam que, do total de tipos de câncer que existem, menos de 2% se localizam no cérebro. Mais frequentes, porém, são as metástases cerebrais de outros tumores mais incidentes, como mama ou...