Cuidado Centrado no Paciente: humanização e participação ativa de todos

 
Publicado em: 05/06/2019 - 14:06:56
Linha Fina

O tradicional acolhimento do A.C.Camargo vai além com a inciativa de envolvimento no processo de decisões

Combater o câncer, paciente a paciente. Esta é a missão do A.C.Camargo. Algo que se torna ainda mais personalizado com o Cuidado Centrado no Paciente e na Família.

Trata-se de uma proposta de cuidados na qual tanto o paciente quanto a família deixam o papel de expectadores para se tornarem agentes ativos, que participam das decisões – e são também responsáveis por elas.

Nesse modelo, que é incentivado pelas melhores certificações, não consideramos apenas as necessidades terapêuticas do paciente oncológico, mas também as questões individuais como crenças, valores e aspectos de sua vida social. E, quando possível, são realizadas adaptações para contemplar as individualidades.

Lembrando que essas decisões não se sobrepõem à segurança do paciente.

Hoje, os pacientes e suas famílias se mostram bem informados sobre os tratamentos e as possíveis alternativas.

Isso faz com que eles possam participar cada vez mais ativamente. Eles não estão à margem do cuidado, eles estão no centro, são a prioridade.


Equipe multidisciplinar

Esta equipe multidisciplinar conta com o envolvimento do time de médicos, enfermagem, psicologia, patologia, fisioterapia, entre outras áreas, conforme a necessidade do paciente.

Esta equipe interage entre si e com o paciente na hora de tomar decisões. Conta com o envolvimento do médico, da equipe da enfermagem e do time multidisciplinar, que identificarão as necessidades e verificarão, juntamente com as outras áreas da Instituição, as adaptações possíveis na rotina de cuidados.

Isso depende do momento do enfrentamento da doença, de seus valores. Todos temos de nos atentar aos detalhes, ter a sensibilidade de observar as necessidades individuais, as dificuldades e as barreiras, para dentro do possível nos adaptarmos.

Às vezes, isso é expresso verbalmente pelo paciente e pelo familiar. Em outras, a equipe constata o cenário pelo comportamento deles, por suas reações não verbais, entre outros sinais.


Cuidado Centrado no Paciente: adaptações

Se a internação prevê uma estada longa, a equipe fará o máximo para que, durante a permanência, o paciente mantenha seus hábitos e se sinta o mais confortável possível.

O Cuidado Centrado no Paciente e na Família nem sempre vai atender todas as vontades e desejos, mas a grande diferença está na comunicação transparente, está nas razões do que é ou não possível realizar, nos esforços de todos dentro das possibilidades para ofertar alternativas.

Isso faz a diferença. O paciente e a família se sentem respeitados como indivíduos únicos e especiais.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer
Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial...
A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e...
Covid-19: proteja sua família ao voltar das compras
Alguns cuidados são essenciais ao trazer compras para casa, seja do mercado ou da farmácia Para reduzir a disseminação da Covid-19, a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é ficar em casa. Mas, em algumas situações, a saída para o mercado ou a...